Educar

006c – Tema : A Parentela Corporal e A Parentela Espiritual - conclusão

CVDEE – Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br – Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à Família e à Educação no Lar
06c A PARENTELA CORPORAL E A PARENTELA ESPIRITUAL
conclusão

Ois, Lindinhos e Lindinhas, esperamos que tudo esteja azul azul com e pra vcs. : ))

Somos Espíritos. Estamos em movimento constante: vivemos e convivemos com outros Espíritos, aos quais podemos estar unidos pela simpatia, pela antipatia, pelos reajustes, pelos resgates...

Nesse movimento incessante , a vida, na terra, se traduz por um estágio de aprendizado e trabalho; formando um ciclo evolutivo, ao qual chegamos através da reencarnação que - além da aparência corporal, física, material - reveste-se do Espírito que está retornando às tarefas humanas para resgatar, reajustar, reconciliar, aprender, corrigir, crescer e aperfeiçoar.

Assim, chegamos com laços afetivos alguns já formados, outros em busca de reajustes, outros a serem formados.

Nesse aspecto teremos a família, que se apresentarão de duas formas:
uma, verdadeira , durável, eterna, simpática, unidas, que se atraem e se buscam, que independem de se ter o mesmo sangue, o mesmo nome de família, uma semelhança corporal

outra, revestida de tal fragilidade, que o tempo pode fazer se extinguir numa mesma encarnação.

A primeira formada pelos laços espirituais, podem vir dentro de uma mesma consanguinidade ou não. A segunda, apenas formada pela própria expressão material.

Tanto uma quanto outra, no entanto, fazem parte da vida, do livro da vida; livro este que somos nós próprios quem escrevemos e ao mesmo tempo somos seus leitores de forma infinita e onde deveremos aprender e ensinar. Em cujas páginas deveremos aprender a grafar que entre o filho/pai/irmão de hoje pode estar o amigo/o desafeto de ontem e que , em uma existência futura, nova composição se fará pelo corpo amterial, mas que o laço espiritual permanecerá aquele que criamos hoje; uma vez que a vida não é apenas este curto espaço de tempo terreno que viemos.

A vida é contínua e repete-se incessantemente pela terra, em várias passagens, a fim de que possamos corrigir nossas deformações, corrigir nosso comportamento, refazer aquilo que destruimos, arrumar aquilo que bagunçamos.

Para isto não podemos simplesmente voltar ao passado e mudá-lo. Teremos que trabalhar com o futuro e para tanto temos, forçosamente, que trabalhar com o hoje e com o agora para nos reconstruir e reconstruir o universo em que vivemos.

E esta reconstrução do nosso universo inicia-se, necessariamente, com os laços afetivos que criamos , que se encontram ao nosso redor e que são os Espíritos que estão mais próximos a nós, aqueles com quem convivemos seja sob o mesmo nome, sob o mesmo sangue, sob a mesma semelhança corporal, sob o mesmo ambiente de trabalho, sob a vizinhança, etc..

E, para tanto necessário se faz o exercício prático e frequente da compreensão, da tolerância, da indulgência, do respeito, da compaixão, do perdão, da solidariedade, da caridade, do amor; os quais são passos importantes para aprendermos e conseguirmos chegar ao entendimento e vivência do amar todos uns aos outros como irmãos que somos, irmãos estes em Deus e independentes do corpo material mas dependentes do laço espiritual.


Abraços com carinho no coração
Equipe Educar CVDEE



Conclusão