Mecanismos da Mediunidade

04_ – Matéria mental (I)

Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo - CVDEE
Sala de Estudos André Luiz

Livro em estudo: Mecanismos da Mediunidade (Editora FEB)
Autor: Espírito André Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier
e Waldo Vieira

4
Matéria mental
(I)

PENSAMENTO DO CRIADOR _ Identifican­do o Fluido Elementar ou Hálito Divino por base mantenedora de todas as associações da forma nos domínios inumeráveis do Cosmo, do qual conhece­mos o elétron como sendo um dos corpúsculos-
-base, nas organizações e oscilações da matéria, interpre­taremos o Universo como um todo de forças dinâ­micas, expressando o Pensamento do Criador. E superpondo-se-lhe à grandeza indevassável, encon­traremos a matéria mental que nos é própria, em agitação constante, plasmando as criações tempo­rárias, adstritas à nossa necessidade de progresso.
No macrocosmo e no microcosmo, tateamos as manifestações da Eterna Sabedoria que mobiliza agentes incontáveis para a estruturação de siste­mas e formas, em variedade infinita de graus e fases, e entre o infinitamente pequeno e o infini­tamente grande surge a inteligencia humana, do­tada igualmente da faculdade de mentalizar e co-criar, empalmando, para isso, os recursos intrínsecos à vida ambiente.
Nos fundamentos da Criação vibra o pensa­mento imensurável do Criador e sobre esse plasma divino vibra o pensamento mensurável da criatura, a constituir-se no vasto oceano de força mental em que os poderes do Espírito se manifestam.

PENSAMENTO DAS CRIATURAS _ Do Prin­cípio Elementar, fluindo incessantemente no campo cósmico, auscultamos, de modo imperfeito, as ener­gias profundas que produzem eletricidade e magne­tismo, sem conseguir enqüadrá-las em exatas definições terrestres, e, da matéria mental dos seres criados, estudamos o pensamento ou fluxo ener­gético do campo espiritual de cada um deles, a se graduarem nos mais diversos tipos de onda, desde os raios super-ultra-curtos, em que se exprimem as legiões angélicas, através de processos ainda inacessíveis à nossa observação, passando pelas os­cilações curtas, médias e longas em que se exte­rioriza a mente humana, até às ondas fragmentá­rias dos animais, cuja vida psíquica, ainda em germe, somente arroja de si determinados pensa­mentos ou raios descontínuos.
Os Espíritos aperfeiçoados, que conhecemos sob a designação de potências angélicas do Amor Di­vino, operam no micro e no macrocosmo, em nome da Sabedoria Excelsa, formando condições adequa­das e multiformes à expansão, sustentação e projeção da vida, nas variadas esferas da Natureza, no encalço de aquisições celestiais que, por enquan­to, estamos longe de perceber. A mente dos ho­mens, indiretamente controlada pelo comando su­perior, interfere no acervo de recursos do Planeta, em particular, aprimorando-lhe os recursos na di­reção do plano angélico, e a mente embrionária dos animais, influenciada pela direção humana, hierarquiza-se em serviço nas regiões inferiores, da Terra, no rumo das conquistas da Humanidade.

CORPÚSCULOS MENTAIS _ Como alicerce vivo de todas as realizações nos planos físico e extrafísico, encontramos o pensamento por agente essencial. Entretanto, ele ainda é matéria, _ a matéria mental, em que as leis de formação das cargas magnéticas ou dos sistemas atômicos pre­valecem sob novo sentido, compondo o maravilhoso mar de energia sutil em que todos nos achamos submersos e no qual surpreendemos elementos que transcendem o sistema periódico dos elementos quí­micos conhecidos no mundo.
Temos, ainda aqui, as formações corpuscula­res, com bases nos sistemas atômicos em diferentes condições vibratórias, considerando os átomos, tan­to no plano físico, quanto no plano mental, como associações de cargas positivas e negativas.
Isso nos compele naturalmente a denominar tais princípios de «núcleos, prótons, nêutrons, posítrons, elétrons ou fótons mentais», em vista da ausência de terminologia analógica para estrutu­ração mais segura de nossos apontamentos.
Assim é que o halo vital ou aura de cada cria­tura permanece tecido de correntes atômicas sutis dos pensamentos que lhe são próprios ou habituais, dentro de normas que correspondem à lei dos «quan­ta de energia» e aos princípios da mecânica ondu­latória, que lhes imprimem frequência e cor pecu­liares.
Essas forças, em constantes movimentos sin­crônicos ou estado de agitação pelos impulsos da vontade, estabelecem para cada pessoa uma onda mental própria.

QUESTÕES PARA ESTUDO

1) Como André Luiz demonstra a atuação do pensamento do Criador na criação universal?

2) E quanto ao pensamento das criaturas?

3) De que modo o pensamento forma as ondas mentais que nos cercam?

Muita paz a todos e bom estudo
Equipe CVDEE
Sala André Luiz
Coordenação: http://www.cvdee.org.br/contato.asp

Conclusão

Tema - 4 - Matéria mental (I) - Conclusão


QUESTÕES PROPOSTAS PARA ESTUDO

1) Como André Luiz demonstra a atuação do pensamento do Criador na criação universal?

R - Toda a criação, ou seja, o Universo, com os seus elementos constitutivos, é resultado da atuação do pensamento do Criador. No tocante ao que conhecemos como matéria, é o fluido universal, acionado pelo pensamento do Criador, que funciona como o componente elementar e mantenedor de toda a sua estrutura, mantendo a ligação dos átomos que vão lhe dar a forma. É assim que encontramos no macro e no microcosmo a manifestação dessa Sabedoria, atuando sobre os agentes que irão estruturar as formas, em variados graus e fases.

2) E quanto ao pensamento das criaturas?

R - O pensamento das criaturas atua através do campo espiritual de cada uma, em ondas mentais que variam em graduações e tipos. Os espíritos mais adiantados expressam-se por meio de raios super-ultra-curtos, em mecanismos que ainda nos são inacessíveis, como intermediários do pensamento do Criador, criando condições para a sustentação da vida nas variadas esferas da Natureza. Os espíritos que se encontram num nível de progresso menos adiantados, compondo a humanidade de mundos que ainda não atingiram o topo da evolução, como a Terra, manifestam-se por meio de ondas que oscilam entre curtas, médias e longas, sempre sob a direção de uma força superior. Atuam sobre os recursos da Natureza, exercendo o seu papel na caminhada rumo ao plano angelical. E nesse contexto harmonioso e hierárquico, até os animais, através do pensamento descontínuo que possuem, atuam em ondas fragmentárias, sob a direção do homem, a caminho da humanização.

3) De que modo o pensamento forma as ondas mentais que nos cercam?

R - O pensamento é o agente essencial que serve como ponto de partida de todas as realizações nos planos físico e extrafísico.
É matéria mental que, pela atuação de leis apropriadas, forma a atmosfera de energia sutil em que estamos mergulhados, isto é, as ondas mentais que predominam em torno de nós. Cada criatura, através da aura que se forma atendendo aos pensamentos que pratica, estabelecerá sua própria onda mental em que se situa.

Muita paz a todos

Equipe CVDEE
Sala André Luiz
Coordenação: http://www.cvdee.org.br/contato.asp