Mecanismos da Mediunidade

01a – Ondas e percepções (II)

Centro Virtual de Divulgação
e Estudo do Espiritismo - CVDEE

Sala de Estudos André Luiz

Livro em estudo: Mecanismos da Mediunidade (Editora FEB)
Autor: Espírito André Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier
e Waldo Vieira

I

Ondas e percepções

(cont.)



HOMEM E ONDAS _ Simplificando conceitos em torno da escala das ondas, recordemos que, oscilando de maneira integral,
sacudidos simplesmente nos elétrons de suas órbitas ou excitados apenas em seus núcleos, os átomos lançam de si ondas
que produzem calor e som, luz e raios gama, através de inumeráveis combinações.


Assim é que entre as ondas da corrente alter­nada para objetivos industriais, as ondas do rádio, as da luz e dos raios 10º, tanto quanto as que de­finem os raios cósmicos e as que se superpõem além deles, não existe qualquer diferença de natu­reza, mas sim de frequência, considerado o modo em que se exprimem.


E o homem, colocado nas faixas desse imenso domínio, em que a matéria quanto mais estudada mais se revela qual feixe de forças em temporária associação, somente assinala as ondas que se lhe afinam com o modo de ser.


Temo-lo, dessa maneira, por viajante do Cos­mo, respirando num vastíssimo império de ondas que se comportam como massa ou vice-versa, con­dicionado, nas suas percepções, à escala do pro­gresso que já alcançou, progresso esse que se mostra sempre acrescentado pelo patrimônio de ex­periência em que se gradua, no campo mental que lhe é característico, em cujas dimensões revela o que a vida já lhe deu, ou tempo de evolução, e aquilo que ele próprio já deu à vida, ou tempo de esforço pessoal na construção do destino. Para a valorização e enriquecimento do caminho que lhe compete percorrer, recebe dessa mesma vida, que o acalenta e a que deve servir, o tesouro do cére­bro, por intermédio do qual exterioriza as ondas que lhe marcam a individualidade, no concerto das forças universais, e absorve aquelas com as quais pode entrar em sintonia, ampliando, os recursos do seu cabedal de conhecimento, e das quais se deve aproveitar, no aprimoramento intensivo de si mesmo, no trabalho da própria sublimação.

CONTINENTE DO _INFRA-SOM_ _ Ajus­tam-se ouvidos e olhos humanos a balizas naturais de percepção, circunscritos aos implementos da própria estrutura.


Abaixo de 35 a 40 vibrações por segundo, a criatura encarnada, ou que ainda se mostre fora do corpo físico em condições análogas, movimenta-se no império dos _infra-sons_ (14),

(14) Outros Autores admitem que estes Infra-sons começam abaixo de 18 vibrações por segundo. _ (Nota do Autor espiritual.)

porquanto os sons continuam existindo, sem que disponha de recursos para assinalá-los.


A ponte pressionada por grande veículo ou a locomotiva que avança sobre trilhos agita a porta de residência não distante, porta essa cuja inquie­tação se comunica a outras portas mais afastadas, em regime de transmissão _infra-som_.


Nesse domínio das correntes imperceptíveis, identificaremos as ondas eletromagnéticas de Hertz a se exteriorizarem da antena alimentada pela ener­gia elétrica e que, apresentando frequência aumen­tada, com o emprego dos chamados _circuitos osci­lantes_, constituídos com o auxílio de condensado­res, produzem as ondas da telegrafia sem fio e do rádio comum, começando pelas ondas longas, até aproximadamente mil metros, na medida equi­valente à frequência de 300.000 vibrações por se­gundo ou 300 quilocíclos, e avançando pelas ondas curtas, além das quais se localizam as ondas mé­tricas ou decímétricas, disciplinadas em serviço do radar e da televisão.


Em semelhantes faixas da vida, que a ciência terrestre assinala como o continente do "infra-som", circulam forças complexas; contudo, para o Espí­rito encarnado ou ainda condicionado às sensações do Plano Físico, não existe nessas províncias da Natureza senão silêncio.

(continua)


QUESTÕES PARA ESTUDO



1) Há diferença entre ondas quanto à sua natureza e freqüência?



2) De que modo a evolução do espírito influencia na percepção das ondas?



3) Como podemos definir o "infra-som"?



Muita paz a todos e bom estudo


Equipe CVDEE
Sala André Luiz
Coordenação: http://www.cvdee.org.br/contato.asp

Conclusão

Centro Virtual de Divulgação
e Estudo do Espiritismo - CVDEE

Sala de Estudos André Luiz

Livro em estudo: Mecanismos da Mediunidade (Editora FEB)
Autor: Espírito André Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier
e Waldo Vieira

Tema: I - Ondas e percepções (continuação)





QUESTÕES PROPOSTAS PARA ESTUDO



1) Há diferença entre ondas quanto à sua natureza e freqüência?



R - André Luiz explica que os átomos emitem ondas que produzem calor, som, luz e raios, através de inúmeras combinações, agitados nos elétrons de suas órbitas ou em seus núcleos. De acordo com o seu entendimento, não há qualquer diferença quanto à natureza dessas ondas emitidas. Quanto à freqüência, sim, diferem-se segundo o modo em que se exprimem.



2) De que modo a evolução do espírito influencia na percepção das ondas?



R - Variando em freqüência, as ondas são percebidas pelo espírito encarnado ou desencarnado conforme o progresso que

tenha realizado em sua evolução e a experiência adquirida no campo mental. Através do cérebro, exterioriza ondas com as características de sua individualidade, assim como absorve outras com as quais pode se sintonizar. Essa troca de ondas provoca um campo magnético que vai lhe permitir a aquisição dos recursos de conhecimento necessários aos seu aprimoramento rumo

à perfeição possível.



3) Como podemos definir o "infra-som"?



R - A ciência terrena denomina "infra-som" o som provocado por ondas que se situam numa faixa imperceptível aos ouvidos do homem ou mesmo dos espíritos desencarnados que se situem no mesmo grau de evolução. É o som provocado por ondas de menos 35 a 40 vibrações por segundo ou acima de 15.000. O som provocado continua existindo, porém sem que o homem disponha de recursos para assimilá-lo.



Muita paz a todos



Equipe CVDEE
Sala André Luiz
Coordenação: http://www.cvdee.org.br/contato.asp