Evolução em Dois Mundos

030 – 2ª pte - X - Disciplina afetiva

X

Disciplina afetiva

_ Em que bases se verifica a disciplina afetiva nas sociedades espirituais das Esferas Superiores?

_ Enganam-se lamentavelmente quantos possam admitir a incontinência sexual como regra de conduta nos planos superiores da Espiritualidade. Médiuns que tenham observado as regiões de licenciosidade, ou desencarnados que a respeito delas venham a traçar essa ou aquela notícia, reportam-se apenas a lugares naturalmente inferiores, extremamente afins com a poligamia embrutecente, por mais brilhantes se lhes externem as conceituações filosóficas.

Nos planos enobrecidos, realiza-se também o casamento das almas, conjugadas no amor puro, verdadeira união esponsalícia

de caráter santificante, gerando obras admiráveis de progresso e beleza, na edificação coletiva, e quando semelhante enlace

deva ser adiado, por circunstâncias inamovíveis, os Espíritos de comportamento superior aceitam, na Terra, a luta pela sublimação das forças genésicas, aplicando-as em trabalho digno, com abstenção do comércio poligâmico, tanto mais intensamente quanto mais ativo se lhes revele o esforço no acrisolamento próprio.

Aliás, cabe considerar que na renúncia construtiva a que se entregam, na expectativa, às vezes longa, do amor que os integrará na complementação desejada, encontram, no serviço aos semelhantes, preciosas oportunidades de burilamento e progresso, acentuando em si mesmos os altos valores da cultura e da emoção, que lhes propiciam gozos íntimos dos mais alevantados

e mais puros.

Pedro Leopoldo, 25/5/58.



Nota da Editora: Para mais clara compreensão do delicado assunto que André Luiz ora focaliza, pedimos ao leitor reler

com atenção, no livro "Missionários da Luz", recebido mediünicamente por Francisco Cândido Xavier, as elucidações

compreendidas entre as páginas 198 e 203.



QUESTÕES PARA ESTUDO


1) Como se comportam os espíritos, no campo da atividade sexual?

2) Qual deve ser o comportamento do espírito quando a união comjugal com aquele com o qual tem afinidade torna-se inviável?

Conclusão

(Conclusão)


QUESTÕES PROPOSTAS PARA ESTUDO

1) Como se comportam os espíritos, no campo da atividade sexual?

R - O comportamento dos espíritos no campo da sexualidade dá-se conforme o plano evolutivo em que se situam. Nas regiões inferiores, predominam a licenciosidade e a poligamia embrutecente, ou seja, os espíritos adotam como norma de conduta a utilização das energias sexuais de modo desregrado e sem equilíbrio. Já nos planos mais elevados, onde se situam espíritos que já alcançaram um nível de evolução mais adiantado, o uso das energias sexuais é norteado pelo casamento de almas que sustentam o amor puro, entregando-se a obras que objetivam o progresso coletivo.

2) Qual deve ser o comportamento do espírito quando a união conjugal com aquele com o qual tem afinidade
torna-se inviável?

R - Nas regiões mais elevadas, algumas vezes, a união de dois espíritos que se amam com sinceridade torna-se inviável, por um certo tempo, devido à reencarnação de um deles. Quando isto ocorre, o espírito que vem à Terra, por sua evolução, busca sublimar o uso das energias sexuais, direcionando-as para um trabalho digno que o eleve. Renunciando ao uso dessas energias, enquanto aguarda o momento em que se reintegrará na união afetiva temporariamente interrompida, desfruta de valiosas oportunidades de aperfeiçoamento e progresso espiritual, através da aquisição de valores culturais e morais.