Evolução em Dois Mundos

027 – 2ª pte - VII - Vida social dos desencarnados

VII
Vida social dos desencarnados
_ Como se apresenta a vida social dos Espíritos desencarnados?



_ No Plano Espiritual imediato à experiência física, as sociedades humanas desencarnadas, em quase dois terços, permanecem naturalmente jungidas, de alguma sorte, aos interesses terrenos.



Egressas do próprio mundo em que se lhes tramam os elos da retaguarda, quando não se desvairam nas faixas infernais, igualmente imanizadas ao Planeta de que se originam, trabalham com ardor, não só pelo próprio adiantamento, como também no auxílio aos que ficaram.



Naturalmente as almas que constituem a percentagem a que nos referimos, distanciadas ainda do aprimoramento ideal, procuram aperfeiçoar em si mesmas as qualidades nobres menos desenvolvidas, buscando clima adequado que lhes favoreça o trabalho.



Convictas de que tornarão à Terra para a solução dos problemas que lhes enevoam ou afligem o campo íntimo, situam-se em tarefas obscuras, junto aos semelhantes, encarnados ou desencarnados, quando se reconhecem vitimadas pela vaidade ou pelo orgulho que ainda lhes medram no seio, e localizam-se em aprendizados valiosos da inteligência, em se vendo inábeis para os serviços especializados do pensamento, não obstante os talentos sentimentais que já entesourem consigo.



Quase todas, no entanto, obedecem aos ditames do amor ou do ideal que lhes inspiram a consciência.



Aglutinam-se em verdadeiras cidades e vilarejos, com estilos variados, como acontece aos burgos terrestres, característicos da metrópole ou do campo, edificando largos empreendimentos de educação e progresso, em favor de si mesmas e a benefício dos outros.



As regiões purgativas ou simplesmente infernais são por elas amparadas, quanto possível, organizando-se aí, sob o seu patrocínio, extensa obra assistencial.



No plano físico, a equipe doméstica atende à consangüinidade em que o vínculo é obrigatório, mas, no plano extrafísico, o grupo familiar obedece à afinidade em que o liame é espontâneo.



Por isso mesmo, na esfera seguinte à condição humana, temos o espaço das nações, com as suas comunidades, idiomas, experiências e inclinações, inclusive organizações religiosas típicas, junto das quais funcionam missionários de libertação mental, operando com caridade e discrição para que as idéias renovadoras se expandam sem dilaceração e sem choque.



Com esses dois terços de criaturas ainda ligadas, desse ou daquele modo, aos núcleos terrenos, encontramos um terço de Espíritos relativamente enobrecidos que se transformam em condutores da marcha ascensional dos companheiros, pelos méritos com que se fazem segura instrumentação das Esferas Superiores.

Uberaba, 14/5/58.


QUESTÕES PARA ESTUDO

1) Ao regressarem ao plano espiritual, os espíritos abandonam as questões que foram objeto de seus interesses terrenos?

2) A que atividades se dedicam os espíritos?

3) De que forma os espíritos se organizam em sociedade, durante a vida no mundo espiritual?


Conclusão

Conclusão

QUESTÕES PROPOSTAS PARA ESTUDO
1) Ao regressarem ao plano espiritual, os espíritos abandonam as questões que foram objeto de seus interesses terrenos?

R - Nos primeiros momentos do regresso ao plano espiritual, a grande maioria dos espíritos - quase dois terços, segundo a estimativa de André Luiz - continua ligada às questões que eram objeto de seus interesses, durante a vida corpórea. Assim, direcionam suas preocupações para os entes queridos que aqui ficaram, para os bens materiais deixados, para as atividades que desenvolviam, enfim, para as questões que faziam parte do seu cotidiano. De modo diverso, cerca de um terço, já tendo avançado um pouco mais no caminho do progresso, dedicam-se ao auxílio àqueles que se encontram mais atrasados, tornando-
-se executores das orientações que recebem das Esferas Superiores.

2) A que atividades se dedicam os espíritos?

R - Ao ingressar no mundo espiritual, os espíritos dedicam-se a atividades ditadas pelo amor ou pelo ideal que trazem consigo. Muitos são atraídos às regiões inferiores, ainda fortemente ligadas ao plano terreno. Outros vão se dedicar ao trabalho pelo próprio adiantamento e ao auxílio dos que ficaram na Terra. Distanciados da depuração a que se destinam, dedicam-se ao aperfeiçoamento dos talentos ainda pouco desenvolvidos, buscando um ambiente propício ao trabalho que pretendem realizar. Quando conscientes da vaidade ou do orgulho que ainda trazem em seu íntimo e cientes de que terão que retornar ao mundo terreno para deles se despojarem, dedicam-se, discretamente, a tarefas de auxílio aos semelhantes que se encontram no plano espiritual ou no mundo físico. Sabendo-se sem condições de executarem tarefas que requeiram um maior desenvolvimento no campo do intelecto e trazendo valores sentimentais já conquistados, procuram o aprendizado das questões que exijam a inteligência.

3) De que forma os espíritos organizam-se em sociedade, durante a vida no mundo espiritual?

R - Os espíritos organizam-se em sociedades através de cidades e vilarejos, com estilos diferentes, característicos da cidade ou do campo, nos moldes que conhecemos na Terra. São construídos empreendimentos destinados à educação e ao progresso dessas sociedades e em benefício de outros, organizando-se nelas trabalho assistencial aos que se encontram em regiões inferiores. Enquanto no plano terreno a família forma-se obedecendo aos laços da consangüinidade, no plano espiritual, a família
é formada, de modo espontâneo, pela afinidade entre os espíritos. Esses grupos familiares formam nações com identidade de idioma, experiências e inclinações, inclusive de ordem religiosa. Espíritos servidores do plano mais elevado trabalham como missionários, objetivando introduzir idéias renovadoras, porém, sem criarem conflitos nem desagregação no seio dessas comunidades.