Evolução em Dois Mundos

025 – 2ª pte - V - Apresentação dos desencarnados

V

Apresentação dos desencarnados


_ Que princípios regem a apresentação dos Espíritos desencarnados aos médiuns humanos?
_ O aspecto que as entidades desencarnadas assumem perante os médiuns humanos, quando se comunicam na Terra, pode variar infinitamente.

Os Espíritos superiores, pelo domínio natural que exercem sobre as células psicossomáticas, podem adotar a apresentação que mais proveitosa se lhes afigure, com vistas à obra meritória que se propõem realizar.

Entretanto, essa maneira de intercâmbio não é a mais comum, porque, de modo geral, os desencarnados impressionam os instrumentos mediúnicos encarnados na forma em que efetivamente se encontram.

Decerto, não falta indumentária digna às criaturas que se emanciparam do vaso físico, roupagem, toda ela, confeccionada com esmero e carinho por mãos hábeis e nobres da esfera extrafísica.

É importante considerar, todavia, que os Espíritos desencarnados, mesmo os de classe inferior, guardam a faculdade de exteriorizar os fluidos plasticizantes que lhes são peculiares, espécie de aglutininas mentais com que envolvem a mente mediúnica encarnada, recursos esses nos quais plasmam, como lhes seja possível, as imagens que desejam expressar e que adquirem para as percepções do médium coloração e movimento, fazendo-o exprimir-se ou agir, em comportamento semelhante ao passivo comum na hipnose provocada. Tais fenômenos, porém, são isolados e apenas se verificam entre o médium e a entidade que o influencia, sem substância na realidade prática, qual ocorre no campo das sugestões, durante a interligação mento-psíquica, entre o hipnotizado e o hipnotizador.

_ Como interpretaremos a existência de roupas, calçados e peças protéticas nas entidades desencarnadas se tais petrechos são inanimados, não sendo dirigidos de modo direto pela mente?

_ A mente não comanda as moléculas de algodão do vestuário de que se serve no corpo físico, mas pode usá-las, segundo as suas necessidades no mundo.

Ocorre o mesmo no Plano Espiritual, em que nos utilizamos das possibilidades ao nosso alcance para atender a esse ou àquele imperativo de nossa apresentação.

Uberaba, 30/4/58.


QUESTÕES PARA ESTUDO

1) De que forma se apresenta o espírito desencarnado, durante uma manifestação mediúnica?

2) Como André Luiz explica o mecanismo utilizado pelo espírito para se expressar através do médium?

3) Como explicar a existência de roupas, calçados e outros objetos no mundo espiritual?


Conclusão

(Conclusão)



QUESTÕES PROPOSTAS PARA ESTUDO

1) De que forma se apresenta o espírito desencarnado, durante uma manifestação mediúnica?

R - Durante a manifestação mediúnica, o espírito desencarnado pode se apresentar sob variadas formas. Os Espíritos superiores, com suas faculdades desenvolvidas, possuem um poder mental que lhes permite atuar com maior domínio sobre as células de seus perispíritos, assumindo o aspecto morfológico que melhor se adeque à tarefa que se propõem realizar perante os homens.
O mais comum, no entanto, é os espíritos apresentarem-se aos médiuns com a forma em que se encontram no mundo espiritual. Esclarece, ainda, André Luiz, que os espíritos se apresentam com vestimentas dignas, confeccionadas por aqueles que possuem maior habilidade neste campo.

2) Como André Luiz explica o mecanismo utilizado pelo espírito para se expressar através do médium?

R - Os espíritos, inclusive os de classe inferior, possuem a faculdade de exteriorizar os fluidos que serão utilizados na plasmação de objetos. Com estes fluidos envolvem a mente do médium plasmando, na medida de suas possibilidades, as imagens que desejam ver expressadas através da manifestação mediúnica. Essas imagens ganham coloração e movimento na mente do médium, fazendo-o expressar-se conforme o desejo do espírito comunicante. André Luiz compara este mecanismo ao da hipnose provocada, em que o hipnotizador atua mediante sugestões que dirige ao hipnotizado.

3) Como explicar a existência de roupas, calçados e outros objetos no mundo espiritual?

R - Os espíritos confeccionam os objetos usados no mundo espiritual utilizando-se de sua força mental. Através do pensamento, o espírito manipula a matéria fluídica existente naquele plano, de acordo com as suas possibilidades, plasmando os objetos de que necessita.