Evolução em Dois Mundos

022 – 2ª pte - II - Linguagem dos desencarnados

Linguagem dos desencarnados

- Como se carcteriza a linguagem entre os Espíritos?


- Incontestavelmente, a linguagem do Espírito é, acima de tudo, a imagem que exterioriza de si próprio.

Isso ocorre mesmo no plano físico, em que alguém, sabendo refletir-se, necessitará poucas palavras para definir a largueza de seus planos e sentimentos, acomodando-se à síntese que lhe angaria maior cabedal de tempo e influência.

Círculos espirituais existem, em planos de grande sublimação, nos quais os desencarnados, sustentando consigo mais elevados recursos de riqueza interior, pela cultura e pela grandeza moral, conseguem plasmar, com as próprias idéias, quadros vivos que lhes confirmem a mensagem ou o ensinamento, seja em silêncio, seja com a despesa mínima de suprimento verbal, em livres circuitos mentais de arte e beleza, tanto quanto muitas Inteligências infelizes, treinadas na ciência da reflexão, conseguem formar telas aflitivas em circuitos mentais fechados e obsessivos, sobre as mentes que magneticamente jugulam.

De acordo com o mesmo princípio, Espíritos desencarnados, em muitos casos, quando controlam as personalidades mediúnicas que lhes oferecem sintoma, operam sobre elas à base das imagens positivas com que as envolvem no transe, compelindo-as a lhes expedir os conceitos.

Nessas circunstâncias, expressa-se a mensagem pelo sistema de reflexão, em que o médium, embora guardando o córtex encefálico anestesiado por ação magnética do comunicante, lhe recebe os ideogramas e os transmite com as palavras que lhe são próprias. Todavia, não obstante reconhecermos que a imagem está na base de todo intercâmbio entre as criaturas encarnadas ou não, é forçoso observar que a linguagem articulada, no chamado espaço das nações, ainda possui fundamental importância nas regiões a que o homem comum será transferido imediatamente após desligar-se do corpo físico.



Pedro Leopoldo, 20/4/58.

QUESTÕES PARA ESTUDO

1) Qual a maneira mais comum dos espíritos se comunicarem?

2) De que outra maneira podem os espíritos se comunicar?

3) De que forma poodem os espíritos se comunicar com os encarnados através de imagens mentais?

4) Os espíritos somente podem se comunicar pelas maneiras acima referidas?

Conclusão

(Conclusão)



QUESTÕES PROPOSTAS PARA ESTUDO

1) Qual a maneira mais comum dos espíritos se comunicarem?

R - Os espíritos comunicam-se, mais comumente, através do que irradia em torno de si próprio, exteriorizando através de imagem o seu pensamento e os seus sentimentos. Mesmo encarnado, no plano físico, o espírito pode refletir o que pensa e o que sente, necessitando de poucas palavras para exprimir-se, o que lhe propicia economia de tempo e maior influência.

2) De que outra maneira podem os espíritos se comunicar?

R - Em planos mais elevados da evolução moral e intelectual, os espíritos podem plasmar nas mentes que se sintonizam em idêntica faixa vibratória, por meio das próprias idéias, quadros vivos, que vão espelhar a imagem ou o ensinamento que pretendem transmitir. Dispensam-se de palavras ou as utilizam minimamente. Do mesmo modo, nos planos inferiores, há espíritos que, através da reflexão, agem, magneticamente, sobre as mentes de seus desafetos, estabelecendo um processo obsessivo, pela formação de imagens que vão lhes causar temor e aflição.

3) De que forma podem os espíritos se comunicar com os encarnados através de imagens mentais?

R - Do mesmo modo que podem se comunicar entre si, também através de imagens mentais os espíritos podem estabelecer comunicação com o plano físico, utilizando-se de médiuns com os quais se sintonizam. Os espíritos envolvem o médium no transe mediúnico, plasmando quadros vivos que vão fazer refletir o seu pensamento. Agem, magneticamente, sobre o médium, anestesiando o córtex encefálico e expressando-se pela imagem refletida, que é recebida e transmitida pelo médium com suas próprias palavras.

4) Os espíritos somente podem se comunicar pelas maneiras acima referidas?

R - Não apenas através da imagem refletida podem os espíritos se comunicar. Também a linguagem articulada utilizada na Terra serve como instrumento de comunicação, principalmente nos momentos imediatamente seguintes ao desligamento do corpo físico. Nos primeiros instantes do retorno ao plano espiritual, nem todos os espíritos conseguem se desvencilhar dos hábitos da vida física. Enquanto não retomam a faculdade da comunicação através da imagem, a linguagem articulada é o veículo se que se utilizam para se comunicar entre si ou com os encarnados.