Evolução em Dois Mundos

006 – Evolução e sexo

Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo - CVDEE
(www.cvdee.org.br)

Sala de Estudos André Luiz


Livro em estudo: Evolução em dois mundos

Autor: Espírito André Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier (Editora FEB)

Primeira parte - Capítulo V - Evolução e sexo

Comentários: Eurípides Kühl


VI

Evolução e sexo
APARECIMENTO DO SEXO _ Dobadas longas faixas de tempo, em que bactérias e células são experimentadas em reprodução agâmica, eis que determinado grupo apresenta no imo da própria constituição qualidades magnéticas positivas e negativas que lhes são desfechadas pelos Orientadores Espirituais encarregados do progresso devido ao Planeta.

Pressente-se a evolução animal em vésperas de nascer...



Comentário: A simplicidade do título deste subitem pode induzir à impressão de que o sexo seja, assim, um fator a mais na vida do ser. Monumental engano: o sexo é, sem descolorir as demais sublimidades divinas do Criador, aquela sobre a qual se fundamenta a evolução de cada indivíduo, arrimando-o de incomparável energia, eterna, criadora.

De início, nos reinos inferiores, garante a perpetuação das espécies.

Já no reino da razão, qual um altar da Vida, age como laboratório das formas físicas, estrutura a família e, sobretudo, responsabiliza-se pelas abençoadas criações nas várias atividades humanas, avalizando o progresso espiritual da Humanidade. É energia da alma, para os labores da Natureza.

E mais: pelo sexo fluem forças divinas, promovendo nascimentos e renascimentos _ no santo processo da reencarnação.



BACTÉRIA DIFERENCIADA _ De todas as espécies de bactérias já formadas, uma se destaca nos imensos depósitos de água doce sobre o leito pétreo do algonquiano.



É diferenciada de quantas se estiram sobre a Crosta Terrestre.



Não tem a característica absolutamente amebóide.



Mostra configuração elipsoidal, como se fora microscópico bastonete ou girino, a que não falta leve radícula à feição de cauda.



É o leptótrix, que, em miríades de individuações, permanece por milhares de séculos nas rochas antigas, nutrindo-se simplesmente de ferro.



Quando se desvencilha da minúscula carapaça ferrosa em que se esconde, é instintivamente obrigado a nadar, até que outra carapaça semelhante o envolva.



Os Instrutores Espirituais valem-se da medida para impulsioná-lo à transformação.



Perdendo os diminutos envoltórios metálicos e constrangidas a edificar abrigos idênticos que lhes atendam à necessidade de proteção, essas bactérias, que exprimem figura importante de junção no trabalho evolutivo da Natureza, são compelidas ao movimento, em que não apenas se atraem umas às outras, nos prelúdios iniciais da reprodução sexuada, mas em que conhecem, por acidente, a morte em massa, da qual ressurgem nos mesmos tratos de vida em que se encontram, sob a criteriosa atenção dos Condutores da Terra, para renascerem, após longo tempo de novas experimentações, na forma das algas verdes, inaugurando a comunhão sexual sobre o mundo.



Comentário: Bactérias, sabemos, são organismos microscópicos, unicelulares, de várias espécies, que se reproduzem por divisão transversal.

Célula, por sua vez, é a menor unidade de função e de organização capaz, por si mesma, de multiplicação e de relação, que apresenta todas as características de vida.

Pois bem: umas e outra, assexuadas, foram compelidas a atravessar milênios sobre milênios se reproduzindo assexuadamente, isto é, sem o concurso de elementos próprios sexuais.

Foi então que os Espíritos Siderais, guardiões da Vida e com delegação Divina para promover o progresso terreno, insculpiram em determinado grupo de bactérias e células, qualidades magnéticas, positivas e negativas. Eis que se aproxima o abençoado momento de eclodir a evolução animal!

O grupo de bactérias leptótrix destaca-se de todos os demais grupos.

Impressionante: nutre-se apenas de ferro!

Possui revestimento ferroso que logo perde e vê-se coagido a nadar, com o que novo revestimento se formará.

Instrutores da Vida Maior supervisionam e dirigem tal atividade.

A dinâmica a que tais bactérias são obrigadas a vivenciar lhes proporciona aproximação, jungindo-se umas às outras, preludiando o que estava por vir: reprodução sexuada. Antes, morte em massa as visita, para depois elas próprias ressurgirem no mesmo ambiente.

De experimentação em experimentação, sempre sob coordenação do Bem Eterno, irão surgir as algas verdes.

Estava inaugurada, no planeta Terra, a comunhão sexual!



AS ALGAS VERDES _ Os biologistas dos últimos tempos costumam perguntar sem resposta se as algas verdes, proprietárias de estrutura particular, descendem das primitivas cianofíceas, de tessitura mais simples, nas quais a ficocianina, associada à clorofila, é o pigmento azulado de sua composição fundamental. O hiato existente, de que dá conta Hugo De Vries, ao desenvolver o mutacionismo, foi preenchido pelas atividades dos Servidores da Organogênese Terrestre, que submeteram a família do leptótrix a profundas alterações nos campos do espírito, transmutando-lhe os indivíduos mais completos, que reapareceram metamorfoseados nas algas referidas, a invadirem luxuriantemente as águas, instalando novo ciclo de progresso e renovação...



Comentário: Seriam as algas verdes descendentes das algas azuladas?

Essa a pergunta ainda não respondida pelos biologistas.

É que as bactérias leptótrix, dinamizadas, direcionadas e conduzidas pelas Inteligências Superiores, invadiram as águas onde encontraram as colônias de algas de cor azulada, vivendo em águas e terrenos úmidos _ seu habitat natural.

Depois de submetidas às multiplicadas modificações de ordem espiritual foi que desse convívio surgiram as algas verdes.



CONCENTRAÇÕES FLUÍDICO-MAGNÉTICAS _ Ao toque dos Operários Divinos, a matéria elementar fora no princípio transubstanciada em massa astronômica de elétrões e prótões, que teceram o largo berço da vida humana em plena Vida Cósmica. E ainda sob a inteligência deles, com a supervisão do Cristo de Deus, semelhantes recursos baseiam a formação dos átomos em elementos, combinam-se os elementos em conjuntos químicos, abrem os conjuntos químicos lugar aos colóides, mesclam-se os colóides em misturas substanciais, oferecendo ao princípio inteligente, oriundo da amplidão celeste, o ninho propício ao desenvolvimento.



Eras imensas transcorreram; e esse princípio inteligente, destinado a crescer para a glória da vida, em dois planos distintos de experiência, quando se mostra ativado em constituição mais complexa, recebe desses mesmos Arquitetos da Sabedoria Divina os dons da reprodução mais complexa nos cromossomas, ou concentrações fluídico-magnéticas especiais, a se retratarem, através do tempo, pela reflexão constante, no campo celular, concentrações essas que, por falta de terminologia adequada no dicionário humano, baratearemos, quanto possível, comparando-as aos moldes fabricados para o serviço de fundição na oficina tipográfica.



Os cromossomas, estruturados em grânulos infinitesimais de natureza fisiopsicossomática, partilham do corpo físico pelo núcleo da célula em que se mantêm e do corpo espiritual pelo citoplasma em que se implantam.



E como acontece aos moldes tipográficos, que são formados de linhas para que se lhes expresse o sentido, também eles são constituídos pelos elementos chamados genes, o que lhes dá, tanto quanto ocorre ao alfabeto humano, a característica de imortalidade nas células que se renovam transmitindo às sucessoras as suas particulares disposições, nas mesmas circunstâncias em que, num texto tipográfico, as letras e os moldes podem viver, indefinidamente, no material destrutível e renovável, por intermédio do qual se conservam e se exprimem na memória das gerações.



Com o tempo, diferenciam-se os cromossomas nas províncias da evolução, segundo as espécies, como variam as criações do pensamento impresso, de acordo com os moldes tipográficos nas esferas da cultura.



Os elementos germinativos são minuciosamente analisados e testados nas plantas, até que sofram transformações, essenciais na química das algas verdes, de cuja compleição caminham no rumo de mais amplos desdobramentos.



Comentário: Nos planos da Vida, cujos passos, desde a formação planetária foram intermitentes, os habitantes do mundo vêm atravessando épocas imensas, e em cada uma deles, sempre metamorfoseando e evoluindo.

As concentrações fluídico-magnéticas a que se refere André Luiz são, em primeira e última análise, os cromossomos.

O Princípio Inteligente, nessa rota evolutiva, quando já habitando constituição orgânica mais elaborada, recebe também (sempre dos Arquitetos Sublimes) condições mais elaboradas de reprodução _ os cromossomos.

Para efeito de entendimento singular os cromossomos podem ser comparáveis a moldes tipográficos onde são posicionadas as letras, formando-se texto que, uma vez escrito, ruma para a eternidade.

OBS: Pelos _editores de texto_ dos computadores modernos é mais fácil entendermos como é que um texto de uma página, por exemplo, com dezenas de parágrafos pode, cada um, ser grafado com um tipo de letra e mesmo as letras, com cores infinitamente diferentes. A página seria o corpo, os parágrafos os cromossomos e as letras, os genes.

No corpo físico os cromossomos se localizam no núcleo celular; já no perispírito, no citoplasma (célula sem núcleo).

OBS: Do fato de que no Plano Espiritual as células astrais são destituídas de núcleo podemos inferir que isso acontece porque, lá, não há reprodução _ dispensado pois, reservatório cromossômico!

Alongando nossa digressão: o corpo físico é formado de matéria terrena e o corpo espiritual (perispírito) da psicosfera do planeta; o primeiro é renovado a cada existência física; já o segundo, terá duração igual à soma de todas as reencarnações num mundo, até que o Espírito vá viver em outro, de onde apropriará matéria para formar novo perispírito...

A germinação nas plantas constitui bateria de testes e análises para as transformações na química das algas verdes, impulsionando-as a dar mais passos na caminhada evolutiva.



FILTROS DE TRANSFORMISMO _ O princípio inteligente é experimentado de modos múltiplos no laboratório da Natureza, constituindo-se-lhe, pouco a pouco, a organização físico-espiritual, e traçando-se-lhe entre a Terra e o Céu a destinação finalista.



Com o amparo dos Trabalhadores Divinos fixa em si mesmo os selos vivos da reprodutividade, que se definem e aperfeiçoam no regaço dos milênios, deixando na retaguarda, como filtros de transformismo, não somente os reinos mineral e vegetal, institutos de recepção e expansão da onda criadora da vida, em seu fluxo incessante, como também certas classes de organismos outros que passariam a coexistir com os elementos em ascensão, qual acontece ainda hoje, quando observamos ao lado da inteligência humana, relativamente aprimorada, plantas e vermes que já existiam no pré-câmbrico inferior.



Os tecidos germinais sofrem, por milhares de anos, provas continuadas para que se lhes possa aferir o valor e se lhes apure o adestramento.



Formas monstruosas aparecem e desaparecem, desde os anelídeos aos animais de grande porte, por séculos e séculos, até que as espécies conseguissem acomodação nos próprios tipos.



Entre as que chegam à luz e as que se fundem nas sombras, traçam-se parentescos profundos.



Os cromossomas permanecem morredouros, através dos centros genésicos de todos os seres, encarnados e desencarnados, plasmando alicerces preciosos aos estudos filogenéticos do futuro.



Comentário: O princípio da reprodução é cada vez mais aperfeiçoado no Princípio Inteligente, que aos poucos vai formando veículo físico-espiritual.

Já vão ficando para trás as vidas nos reinos mineral e vegetal...

Contudo, permanecem as experiências e automatismos ali adquiridos.

Importante anotar que ainda hoje temos, na Terra, as bactérias e as algas, demonstrando taxativamente que Deus cria sem cessar.

Aparecem e desaparecem seres considerados monstruosos, no parecer e no tamanho.

Permanecendo imortais os cromossomos em cada ser vivo de cada espécie, provavelmente nos centros vitais (já que no Plano Espiritual não há órgãos reprodutores), fica assim assegurada a hereditariedade.



DESCENDÊNCIA E SELEÇÃO _ É justo lembrar, no entanto, que os trabalhos gradativos da descendência e da seleção, que encontrariam em Lamarck e Darwin expositores dos mais valiosos, operavam-se em dois planos.



As crisálidas de consciência dos reinos inferiores, mergulhadas em campo vibratório diferente pelo fenômeno da morte, justapunham-se às células renascentes que continuavam a servi-las, colhendo elementos de transmutação para a volta à esfera física, pela reencarnação compulsória, sob a orientação das Inteligências Sublimes que nos sustentam a romagem, circunstância que nos compele a considerar que o transformismo das espécies, como também a constituição de espécies novas, em se ajustando a funções fisiológicas, expansão e herança, baseiam-se no mecanismo e na química do núcleo e do citoplasma, em que as energias fisiopsicossomáticas se reúnem.



Comentário: As atividades garantidoras da descendência e da seleção ocorreram gradativamente e nos dois Planos da vida.

À medida que o Princípio Inteligente passava e repassava pela experiência da morte, mergulhava em diferentes campos vibratórios, com isso adquirindo cada vez mais condições de transformação e mesmo de mutação de espécie.

Funções fisiológicas propiciadoras de expansão e herança tiveram e têm por base as energias físicas e espirituais ofertando condições para que as químicas do núcleo celulares e do citoplasma se reúnam.



GENEALOGIA DO ESPÍRITO _ Os naturalistas situados no chão do mundo, desde os sacerdotes egípcios, que estudavam

a origem da vida planetária em conchas fósseis, até os mais eminentes biólogos modernos, atreitos à unilateralidade de observação, compreensivelmente não conseguirão suprir as lacunas existentes no quadro da evolução, não obstante Cuvier,

com a Anatomia Comparada, tenha traçado forma básica à sistemática da Paleontologia.



Em verdade, porém, para não cairmos nas re-capitulações incessantes, em torno de apreciações e conclusões que a ciência do mundo tem repetido à saciedade, acrescentaremos simplesmente que as leis da reprodução animal, orientadas pelos Instrutores Divinos, desde o casulo ferruginoso do leptótrix, através da retração e expansão da energia nas ocorrências do nascimento e morte da forma, recapitulam ainda hoje, na organização de qualquer veículo humano, na fase embriogênica, a evolução filogenética de todo o reino animal, demonstrando que além da ciência que estuda a gênese das formas, há também uma genealogia do espírito. Com a Supervisão Celeste, o princípio inteligente gastou, desde os vírus e as bactérias das primeiras horas do protoplasma na Terra, mais ou menos quinze milhões de séculos, a fim de que pudesse, como ser pensante, embora em fase embrionária da razão, lançar as suas primeiras emissões de pensamento contínuo para os Espaços Cósmicos.



Pedro Leopoldo, 2/2/58



Comentários: O homem criou a Paleontologia (ciência que estuda os animais e vegetais fósseis, via traços deixados nos sedimentos geológicos) e nem ela lhe faculta explicitar a evolução.

Em todos os seres vivos, do leptótrix ao homem, sua formação embrionária e o nascimento, estão a comprovar que há uma linhagem física para cada um deles, restando comprovando que há igualmente uma _linhagem_ espiritual.

Falando assim, tão despreocupadamente _do leptótrix ao homem_, até parece que tudo foi tão simples, tão rápido...

_ Será?,,,

É hora de quem está lendo respirar fundo e pensar intensamente em Deus: de um a outro (da bactéria leptótrix ao homem) foram consumidos quinze milhões de séculos!

Ou, se quiserem, dizendo de outra forma: 1,5 bilhão de anos...

Pois é: essa é a nossa idade, caro leitor.



* * *

Vamos acrescentar aqui um quadro versando sobre a idade do planeta Terra, citando as diversas ERAS, respectivos PERÍODOS e CARACTERÍSTICAS principais (das ERAS). Lembramos, desde logo, que tais dados não contam com unanimidade, havendo outras estimativas dos geólogos.



E R A
P E R Í O D O S
CARACTERÍSTICAS

ARQUEOZÓICA
- Durou 4 bilhões

de anos
AZÓICO
ARQUEANO

ALGONQUIANO
Formação e consolidação do Planeta; crosta; oceanos;

Surgimento da vida: algas e invertebrados

PALEOZÓICA
(Primária)

- Durou 250 milhões

de anos
CAMBRIANO
ORDOVICIANO

SILURIANO

DEVONIANO

CARBONÍFERO

PERMIANO
Diversificação dos invertebrados;

Primeiros artrópodes terrestres;

Primeiras plantas terrestres

Primeiros anfíbios

Primeiros répteis

Primeiros insetos

Florestas de samambaias

Diversificação dos répteis

MESOZÓICA
(Secundária)

- Durou 130 milhões

de anos
TRIÁSSICO
JURÁSSICO

CRETÁCEO
Primeiros mamíferos;

Domínio dos dinossauros;

Primeiras aves;

Extinção dos dinossauros;

Primeiros primatas;

Primeiras plantas com flores

CENOZÓICA
(Terciária)

- Dura 70 milhões

de anos
PALEOCENO
EOCENO

OLIGOCENO

MIOCENO

PLIOCENO

PLEITOCENO .............→

ATUAL ou HOLOCENO
Evolução dos mamíferos (primatas);

Evolução das plantas monocotile-

dôneas e dicotiledôneas;



SURGE O HOMEM!







Ribeirão Preto/SP _ Inverno/2005

Eurípedes Kühl



QUESTÕES PARA ESTUDO


1.- Como se deram as primeiras manifestações do sexo na Terra?

2.- Qual a função dos cromossomas ou concentrações fluídico-magnéticas no corpo humano?

3.- Segundo André Luiz, de que forma se operaram os processos de descendência e de seleção das espécies?

4.- Qual o ensinamento que podemos extrair no item "genealogia do espírito"?


Um grande abraço a todos e bom estudo

Equipe CVDEE
Sala André Luiz

Conclusão

Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo - CVDEE

Sala de Estudos André Luiz


Livro em estudo: Evolução em dois mundos

Autor: Espírito André Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier
e Waldo Vieira (Editora FEB)

Primeira parte - Capítulo VI - Evolução e sexo



C O N C L U S Ã O


1. - Como se deram as primeiras manifestações do sexo na Terra?


R - Durante longo período de tempo, as bactérias surgidas na Terra reproduziram-se de forma assexuada, agâmica. Em certo momento, contudo, obedecendo a um planejamento divino, os Construtores Siderais dotaram um determinado número delas de cargas magnéticas positivas e negativas, alterando-lhes a constituição. Um grupo de bactérias, conhecidas como leptótrix, que tinham como características alimentarem-se apenas de ferro e possuirem um revestimento ferroso, destaca-se das demais.
Perde este revestimento de natureza mineral e vê-se compelido a mover-se em busca de outro invólucro, com o que um novo revestimento se forma.

Esta nova forma de existência obriga-as a se aproximarem, passando a viver unidas umas às outras, numa forma de vida que prenunciava a reprodução sexuada. Morrendo e ressurgindo no mesmo ambiente, após inúmeras experiências e sempre sob a direção dos Instrutores Espirituais, surge uma nova forma - as algas verdes - com uma constituição orgânica mais complexa, que, segundo André Luiz, inauguram na Terra a reprodução através da comunhão sexual.

2.- Qual a função dos cromossomas ou concentrações fluídico-magnéticas no corpo humano?

R - Desde o surgimento do primeiro ser vivo na Terra, que, como vimos em estudo anterior, expressa-se através do protoplasma, o princípio inteligente vem se manifestando em formas que vão sendo modificadas, em permanente evolução. Nesta trajetória evolutiva, expressando-se em organismos mais complexos, são dotados pelos Instrutores Siderais de condições de reprodução também cada vez mais elaboradas. Estas condições se dão através dos cromossomas, que André Luiz chama de concentrações fluídico-magnéticas especiais. No corpo físico, encontram-se localizados no núcleo da célula; no corpo espiritual (perispírito), refletem-se no citoplasma, que é a massa formadora da célula, sem possuir núcleo. Têm como função guardar os genes ou fatores hereditários que o espírito vai acumulando nas sucessivas reencarnações e que se refletem em cada novo corpo físico plasmado.

3. - Segundo André Luiz, de que forma se operaram os processos de descendência e de seleção das espécies?

R - Segundo André Luiz, os processos de descendência e de seleção das espécies ocorrem nos dois planos de vida: o físico e o espiritual. No plano físico, com base nas informações contidas nos cromossomos; no plano espiritual, com base nas informações armazenadas no citoplasma das células perispirituais. Como vimos acima, ambos guardam todas as informações apreendidas nos vários séculos evolutivos e nos estágios nos reinos inferiores, que vão sendo aprimoradas a cada volta compulsória do princípio espiritual à Terra.

4. - Qual o ensinamento que podemos extrair no item "genealogia do espírito"?

R - André Luiz demonstra neste ítem que a evolução do espírito fez-se de acordo e concomitantemente à da matéria que o abrigaria nas sucessivas reencarnações. À medida que a matéria foi evoluindo, desde a bactéria leptótrix até chegar ao homem, o princípio inteligente também foi se aprimorando, para encontrar-se, então, com sua forma animal apropriada para a expressão do ser pensante: o Espírito. Há, portanto, uma linhagem física e uma linhagem espiritual, que evoluem juntas, uma refletindo o estado evolutivo da outra. E, assim, o processo vai se repetinfo até alcançarmos a condição de espíritos puros...

Portanto, a reprodução animal se subordina a leis instituídas por Instrutores Divinos, fixando caracteres em cada Princípio Inteligente, no longo purificar evolutivo de nascimento-morte-renascimento-morte... (trabalho de milênios). Contudo, não podemos nos esquecer que há a genealogia do espírito, a qual, sempre sob supervisão das Entidades Siderais, utilizando a imortalidade do princípio inteligente, fazem dele, ou melhor, do corpo espiritual que o reveste, o "molde" (a fôrma) que, evoluindo diante dos aprendizados, vai repassando essas expressões evolutivas para as formas materiais que assim evoluem _ da bactéria ao homem! Tempo aproximado: 1,5 bilhão de anos!!!

Em resumo: o princípio inteligente é imortal e evolui incessantemente, sob patrocínio celeste. Reveste-se de um corpo espiritual (perispírito) que acumula essa evolução e a repassa para as formas físicas que se exprimem modificadas nas várias espécies, morrendo e renascendo incessantemente.

Um grande abraço a todos

Equipe CVDEE
Sala André Luiz