Entre a Terra e o Céu

021 – Conversação edificante

" Enquanto regressávamos ao nosso círculo de trabalho e de estudo, para articular novas providências de auxílio, em
favor dos protagonistas da história que a vida estava escrevendo, concluí que não me cabia perder a oportunidade de
mais amplo entendimento com o nosso orientador, com alusão aos esclarecimentos que nos fornecera, acerca do
perispírito.

" - Inegavelmente, será difícil alcançar o grande equilíbrio que nos outorgará o trânsito definitivo para as eminências
do Espírito Puro.
- Ah! sim - concordou o Ministro, com grave entono -, para que tivéssemos na Crosta Planetária um vaso tão
aprimorado e tão belo, quanto o corpo humano, a Sabedora Divina despendeu milênios de séculos, usando os
multiformes recursos da Natureza, no campo imensurável das formas... Para que venhamos a possuir o sublime
instrumento da mente em planos mais elevados, não podemos esquecer que o Supremo Pai se vale do tempo infinito
para aperfeiçoar e sublimar a beleza e a precisão do corpo espiritual que nos conferirá os valores imprescindíveis à
nossa adaptação à Vida Superior.
- Compete-nos, então - observou Hilário, atencioso -, atribuir importante papel às enfermidades na esfera humana.
Quase todas estarão no mundo, desempenhando expressivo papel na regeneração das almas.
- Exatamente.
- Cada "centro de força" - ponderei - exigirá absoluta harmonia, perante as Leis Divinas que nos regem, a fim de que
possamos ascender no rumo do Perfeito Equilíbrio...
- Sim - confirmou Clarêncio -, nossos deslizes de ordem moral estabelecem a condensação de fluidos inferiores de
natureza gravitante, no campo electromagnético de nossa organização, compelindo-nos a natural cativeiro em derredor
das vidas começantes às quais nos imantamos.

" Hilário ... perguntou:
- ... um homem puramente selvagem, a situar-se em plena ignorância dos Desígnios Superiores, que se confia a
delitos indiscriminados... Terá nos tecidos sutis da alma as lesões cabíveis a um europeu supercivilizado, que se
entrega à indústria do crime?
Clarêncio sorriu, compreensivo, e acentuou:
- ... Assim como o aperfeiçoado veículo do homem nasceu das formas primárias da Natureza, o corpo espiritual foi
iniciado também nos princípios rudimentares da inteligência. ... O instrumento perispirítico do selvagem deve ser
classificado como protoforma humana, extremamente condensado pela sua integração com a matéria mais densa.
Está para o organismo aprimorado dos Espíritos algo enobrecidos, com um macaco antropomorfo está para o homem
bem-posto das cidades modernas. Em criaturas dessa espécie, a vida moral está começando a aparecer e o perispírito
nelas ainda se encontra enormemente pastoso. Por esse motivo, permanecerão muito tempo na escola da experiência,
como o bloco de pedra rude sob marteladas, antes de oferecer de si mesmo a obra-prima ... O instinto e a inteligência
pouco a pouco se transformam em conhecimento e responsabilidade e semelhante renovação outorga ao ser mais
avançados equipamentos de manifestação... O prodigioso corpo do homem na Crosta Terrestre foi erigido
pacientemente, no curso dos séculos, e o delicado veículo do Espírito, nos planos mais elevados, vem sendo
construído, célula a célula, na esteira dos milênios incessantes... até que nos transfiramos de residência, aptos a
deixar, em definitivo, o caminho das formas, colocando-nos na direção das esferas do Espírito Puro, onde nos
aguardam os inconcebíveis, os inimagináveis recursos da suprema sublimação.

" ... aduzi:
- Decerto a Medicina escreveria gloriosos capítulos na Terra, sondando com mais segurança os problemas e as
angústias da alma...
- ... Um dia o homem ensinará ao homem, consoante as instruções do Divino Médico, que a cura de todos os males
reside nele próprio. A percentagem quase total das enfermidades humanas guarda origem no psiquismo.
Sorridente, acrescentou:
- Orgulho, vaidade, tirania, egoísmo, preguiça e crueldade são vícios da mente, gerando perturbações e doenças em
seus instrumentos de expressão.

" No objetivo de aprender, observei:
- É por isso que temos os vales purgatoriais, depois do túmulo.. a morte não é redenção...
- Nunca foi - esclareceu o Ministro, bandos. - O pássaro doente não se retira da condição de enfermo, tão só porque
se lhe arrebente a gaiola. O inferno é uma criação de almas desequilibradas que se ajuntam assim como o charco é
uma coleção de núcleos lodacentos, que se congregam uns aos outros. Quando de consciência inclinada para o bem
ou para o mal perpetramos esse ou aquele delito no mundo, realmente podemos ferir ou prejudicar a alguém, mas,
antes de tudo, ferimos e prejudicamos a nós mesmos. ... Quando ofendemos a essa ou àquela criatura, lesamos
primeiramente a nossa própria alma, de vez que rebaixamos a nossa dignidade de espíritos eternos, retardando em
nós sagradas oportunidades de crescimento.

" - A enfermidade, como desarmonia espiritual - atalhou o instrutor -, sobrevive no perispírito. ... A dor é o grande e
abençoado remédio. Reeduca-nos a atividade mental, reestruturando as peças de nossa instrumentação e polindo os
fulcros anímicos de que se vale a nossa inteligência para desenvolver-se na jornada para a vida eterna. Depois do poder
de Deus, é a única força capaz de alterar o rumo de nossos pensamentos, compelindo-nos a indispensáveis
modificações, com vistas ao Plano Divino, a nosso respeito, e de cuja execução não poderemos fugir sem graves
prejuízos para nós mesmos."


QUESTÕES PARA ESTUDO

1.- A que se refere Clarêncio quando afirma que " ... a Sabedora Divina despendeu milênios de séculos, usando os
multiformes recursos da Natureza, no campo imensurável das formas..."?

2.- De que maneira os nossos deslizes morais atrasam a evolução do nosso organismo físico?

3.- De acordo com a explicação do Instrutor, são iguais as responsabilidades e as conseqüências do ato delituoso
praticado pelo homem selvagem e pelo homem civilizado?

4.- Como se dá o processo de auto-cura a que se refere Clarêncio?

5.- Qual o destino do espírito após a morte do corpo físico, segundo a visão espírita, explicada por Clarêncio a André
Luiz?

6.- Qual a nova visão acerca da dor, trazida pelo Espiritismo?

Conclusão

Neste capítulo, André Luiz continua a palestra iniciada no anterior a respeito do perispírito, suas funções, seus
mecanismos e sua influência na evolução do nosso corpo físico.


QUESTÕES PROPOSTAS PARA ESTUDO


1.- A que se refere Clarêncio quando afirma que " ... a Sabedora Divina despendeu milênios de séculos, usando os
multiformes recursos da Natureza, no campo imensurável das formas..."?

Para que possamos vivenciar a vida superior dos espíritos puros, a que estamos destinados pelo Criador, é
indispensável que aperfeiçoemos o nosso corpo espiritual, tornando-o mais sutil e adquirindo valores sublimes. Para
tanto, muitos milênios serão consumidos, pois a evolução é lenta. Para chegarmos ao estágio em que atualmente nos encontramos, um tempo que não podemos precisar, mas que sabemos ter sido longo, foi despendido pela Providência. Passamos pelos reinos inferiores, como princípios inteligentes em elaboração para nos tornarmos espíritos; fomos
ascendendo degrau por degrau, até chegarmos ao ponto em que estamos. Clarêncio faz menção às nossas passagens
por esses estágios, habitando as múltiplas formas de seres existentes na Natureza, nos reinos mineral, vegetal e
animal.


2.- De que maneira os nossos deslizes morais atrasam a evolução do nosso organismo físico?

Como vimos no capítulo anterior, a nossa mente é a responsável pela regência dos centros de força que governam o
nosso organismo perispiritual. Sendo o corpo físico uma organização material plasmada pelo perispírito, nele são
refletidas todas as reações impostas pelo nosso influxo mental ao veículo perispiritual. Quando nos damos à viciação
do pensamento, adotando práticas que atentam contra as Leis Morais instituídas pelo Criador, desarmonizamos os
centros de força que regem o perispírito, condensando-o e gerando uma reação negativa no corpo físico. A
condensação e o obscurecimento do perispírito retardam a evolução do corpo físico.


3.- De acordo com a explicação do Instrutor, são iguais as responsabilidades e as conseqüências do ato delituoso
praticado pelo homem selvagem e pelo homem civilizado?

Conforme explicou Clarêncio, o homem selvagem é um espírito que está no começo de sua evolução no reino hominal.
Nele, a vida moral apenas se inicia. Seus atos e pensamentos ainda são fruto predominantemente do instinto trazido
do reino animal, do qual recém saiu. Seu perispírito ainda é bastante grosseiro, muito mais denso do que o que hoje
possuímos. Para depurá-lo, muitos séculos se passarão e somente aos poucos é que a inteligência irá ocupando o
espaço do instinto animal. Suas possibilidades de manifestação e, conseqüentemente, a responsabilidade pelos atos
praticados irão aumentando na mesma proporção do progresso alcançado. Sendo a Justiça Divina absolutamente
perfeita, cada um terá a sua responsabilidade em grau compatível o momento evolutivo em que se encontre.


4.- Como se dá o processo de auto-cura a que se refere Clarêncio?

Conforme as instruções de Clarêncio, a cura de todos os males reside em nós próprios, pois a quase totalidade das
enfermidades que nos atingem têm a sua origem no nosso psiquismo. Os sentimentos negativos, como o orgulho, a
vaidade, o egoísmo, a crueldade, são desajustes da mente, que repercutem, através do perispírito, no nosso corpo de
carne. De acordo com o Instrutor, a nossa cura depende de nós próprios, mediante o abandono da prática de atos
dessa natureza e da prática do bem, conforme Jesus ensinou, através daquela que é considerada a regra áurea de sua
Doutrina:
" Tudo o que quiseres que os homens vos façam, fazei também a eles; porque esta é
a lei e os profetas."


5.- Qual o destino do espírito após a morte do corpo físico, segundo a visão espírita, explicada por Clarêncio a André
Luiz?

O Espiritismo nos ensina que, ao desencarnar, o espírito continua exatamente na mesma condição moral e intelectual
em que se situava anteriormente à morte do corpo físico. Como explicou o Ministro Clarêncio, "o pássaro doente não
se retira da condição de enfermo, tão só porque se lhe arrebente a gaiola". O fenômeno conhecido como morte nada
mais é que uma mudança de dimensão por que passa o espírito. O espírito continua vivo, com todas as conquistas
morais e intelectuais e com todas as viciações que acumulou nas inúmeras reencarnações anteriores. Assim, cada
um procurará, por força de uma sintonia vibratória irresistível, os locais e as companhias espirituais que lhe sejam afins.
Como disse André Luiz, "a morte não é redenção". Não redime nem agrava a situação de ninguém.


6.- Qual a nova visão acerca da dor, trazida pelo Espiritismo?

A dor, ao contrário do que muitos pensam, não é um fruto do acaso nem um castigo divino. Também não é uma
penitência por erros cometidos, como entendem outros. O Espiritismo nos ensina, conforme salienta o capítulo em
estudo, que a dor é um instrumento pedagógico para nos impulsionar ao progresso. É um remédio amargo, porém,
necessário para o nosso despertamento, para a nossa reeducação. Torna o espírito mais sensível à necessidade de
modificar seus pensamentos, reajustando-os às Leis Divinas.