Obreiros da Vida Eterna

017 – Rogativa Singular

"Enquanto Dimas se restaurava paulatinamente, Fábio cobrava forças de modo notavelmente rápido."

...........

"Ambos repousavam, na Casa Transitória, amparados pela simpatia geral da instituição que Irmã Zenóbia dirigia."

............

"Dimas, com o exemplo de Fábio , criara novo ânimo. Reagia com mais calor, perante as exigências da família terrena e consolidava a serenidade própria, com a precisa eficiência. O ex-turbeculoso, iluminado e feliz, notava que outros horizontes se lhe abriam ao espírito sensível e bondoso. "

..........

"Experimentava tranqüilidade. Não era um gênio das alturas, não completara suas necessidades de sabedoria e amor; entretanto, era servo distinto, em posição invejável pelos débitos pagos e pela venturosa possibilidade de prosseguir a caminho dos altos e gloriosos cumes do conhecimento."

..........

"Tanta alegria provocou o discípulo fiel, com a disciplina de que dava testemunho, que o nosso Assistente tomou a iniciativa de trazer-lhe a esposa, em visita ligeira. Lembro-me da comoção de Mercedes ao penetrar o pórtico do instituto, pelo braço amigo de nosso orientador.Estava atônita, deslumbrada, extática, mas demonstrava sublime agradecimento."

..........

Começa então um extenso diálogo de muita ternura entre Fábio e sua esposa, até que em dado momento , uma interrogação invade o raciocínio de André.

...........

"Se Fábio havia feito tantos amigos no nosso núcleo de serviço, desde outro tempo, a ponto de merecer-lhes especial consideração, como se mostrava adventício, a respeito do noticiário de nossa esfera? Sintetizando compridas indagações em pequena pergunta ao Assistente Jerônimo, respondeu-me o orientador em duas sentenças curtas:

- A morte não faz milagres. Retornar lembranças é também serviço gradual, como qualquer outro que envolva atividades divinas da Natureza.

Calei-me, atento.

Fitando a visitante, enternecido, o marido recem-liberto considerava:

- Acredita que não vale a pena sofrer, de algum modo, para conseguir tão sagrado patrimônio? Nossos filhos crescerão depressa, as lutas serão breves, as situações carnais transitórias. Não desanime, portanto. A providência jamais se empobrece e nos enriquecerá de bênçãos.

Mostrou a esposa formosa expressão de confortos no semblante feliz e, mobilizando as mais íntimas energias da alma humilde, manteve-se, por alguns instantes, de mãos postas, como a agradecer a Deus o imenso júbilo daquela hora.

Jerônimo fez significativo sinal, avisando em silêncio que findara o tempo da visita."

Nosso Dirigente aproximou-se de mim e notificou-me:

- André, acompanhe-nos à Crosta. Nossa amiga perdeu grande poção de forças com a emoção e ser-no-á útilsua cooperação na volta.

"Despediu-se a viuva e, em breve, era por nós reconduzida ao lar."

.............

"Tudo, pois, corria bem no círculo dos trabalhos que nos foram cometidos, quando nosso mentor foi chamado por autoridade superior de nossa colônia."

..............

"Recomendou-nos aguardá-lo, em serviço na Casa Transitória, acentuando que seria breve. De fato, não se demorou mais de um dia. E ao regressar, cientificou-nos da novidade. A irmã Albina fora autorizada a permanecer na Crosta Planetária por mais tempo, razão por que a desencarnação fora adiada" sine die".

...........

"Em vista disso, renovara-se o programa da missão que trazíamos. Ao invés de auxilio para a liberação, a velha educadora receberia forças para se demorar na Crosta. Devíamos procurar-lhe a residência, sem perda de oportunidade, propiciando-lhe ao organismo os possíveis recursos magnéticos ao nosso alcance. Quis perguntar alguma coisa e inteirar-me nas particularidades."

..........

"Porque se modificara decisão de tamanho relevo? Quem possuia afinal tanto poder na oração, para ter influencias nas diretivas de nossa colonia espiritual? Seria justo o adiamento? Porque motivo determinada súplica impunha a renovação do roteiro a seguir?

O Assistente percebeu as indagações que se me entrechocavam no cérebro e adiantou:

- Não se torture, André. Sabérá tudo no momento oportuno.

E traçando sintética programação de serviço acrescentou:

- Vamo-nos , Hipólito e Luciana velarão pelos covalescentes.

Em caminho, porem, não resisti. Pedi permissão para ouvi-lo, de maneira sumária, quando à nova deliberação, e Jerônimo aquiestou, esclarecedo.

- A medida não deve provocar admiração. Ninguem, enão Deus, detem, poderes absolutos. Todos nós, no desenvolvimento das tarefas conferidas às nossas responsailidades, experimentaremos limitações nos atributos ou no acrescimo de deveres, segundo os desígnos superiores. O futuro pode ser calculado em linhas gerais, mas não podemos prejulgar quanto ao setor da interferência divina. O Pai efetua a organização universal com independencia limitada no campo da Sadoria Infalível.Nós cooperamos com relativa liberdade na obra do mundo, sujeitos a necessária e esclarecedora interdepedencia, em virtude da imperfeição da nossa individualidade. Deus sabe, enquanto nós sequer imaginamos saber. Não existe, portanto, novidade propriamente dita. Aliás, é justoconsiderar que a desencarnação de Albina não é suscetível de ser adiada por muito tempo. O organismo que a serve está gasto e a nova resolução destina-se apenas a remediar difícil situação, de modo a trazer benefícios para muita gente. A prece, em qualquer ocasião, melhora, corrige, eleva e santifica. Mas somente quando estabelece modificação de roteiro, igual a de hoje, é que paira, acima das circunstâncias comuns, o interesse coletivo. Ainda assim, a medida prevalecerá por reduzido tempo, isto é, apenas enquanto perdurar a causa que o motiva."

...........

"Acompanhei o Assistente até o apartamento confortável em que residia a interessada.Os prognósticos acerca do estado físico da enferma eram desanimadores. Seu espírito, no entanto, mantinha-se calmo e confiante, a despeito da profunda pertubação orgânica.

Não só o coração e as artérias apresentavam sintomas graves: tambem o fígado, os rins, o aparelho gastrintestinas. A dispnéia castigava-se, intensamente.

Chegáramos no instante em que gracioso grupo de jovens, catorze ao todo, fazia em derredor da enferma o culto doméstico do Evangelho. Enquanto oravam,atiramo-nos ao trabalho, seguidos, de perto, por outros amigos de nosso plano, ligados à missão da nobre educadora.

O ambiente equilibrado pela prece e pelos pensamentos de elevação moral contribuiam eficasmente na execução de nossos propósitos."

.........

"Jerônimo, revelou-se, mais uma vez, o médico experimentado e competente de nosso plano de ação. Começou aplicando passes de restauração ao sistema de condução do estímulo, demorando-se, atencioso, sobre os servos dos tônus. Em seguida, forneceu certa quantidade de forças ao pericárdio, bem como às estrias tendinosas, assegurando a resistência do órgão. Logo apos, meu orientador magnetizou, longamente, a zona em que se localizava o tumor bastante desenvolvido, isolando certos complexos celulares, e esclareceu:

- Poderemos confiar em grande melhora, que persistirá por alguns meses.

Com efeito, finda a complexa operação magnética, observei que o coração doente funcionava com diferente equilíbrio."

.........

"Albina sentiu-se reconfortada, mais calma."

........

"Em fase da alegria que todos empolgava, perguntei de súbito ao Assistente:

- Teria sido a súplica das discípulas o móvel da alteração? Quem sabe? Talves lhes fizesse falta a venerável professora...

- Não é bem isto."

........

"Curios arrisquei:

- Estaríamos, porventura, ante o resultado de requisição sentimental das filhas?"

-" Tambem não. ....... Os bons pensamentos do Loide e Eunice envolvem-na toda em repousante atmosfera de amor. Entretanto, não seriam os rogos filiais, em circunstâncias como esta, que modificariam o roteiro das autoridades superiores no cumprimento das leis divinas."

.........

Nesse instante, sentindo-se a enferma confortada pela inopitada melhora, dirigiu-se à filha mais velha, indagando:

- Loide, acredita voce na possibilidade de trazer o Joãozinho até aqui?

............

"Continuamos socorrendo a organização fisiológica da enferma, observando a alegria sincera das discípulas, que se retiravam, contentes."

.........

Varando a porta do quarto, o pequeno mostrou-se côncio ao lugar em que se achava, cumprimentou as senhoras, respeitoso, e voltou-se, de olhos ansiosos , para a enferma, beijando-lhe a destra com indescritível ternura.

Albina rogou a Deus o abençoasse e o menino perguntou:

- Vovó, como vai?

Designando-o, o Assistente exclareceu:

- A súplica dessa criança alcançou-nos a colônia espiritual e modificou-nos o roteiro.

- Que?...interroguei , sumamente surpreendido.

Jerônimo todavia continuou:

- Não é neto consanguineo da doente, embora se considere tal. É órfão que lhe abandonaram à porta, após nascimento, e que Loide mantem no lar, desde que nossa irmã se recolheu à cama. Não obstante a prova, Joãozinho é grande abnegado servo de Jesus, reencarnado em missão do Evangelho. Tem largos créditos na retarguada. Ligado à família de Albina, há muitos séculos, torna ao seio de criaturas muito amadas, ao caminho do serviço apostólico do porvir.

Ia formular perguntas novas, mas meu orientador, indicando a enferma que se abraçara à criança, aconselhou-me, solícito:

-Observe por si mesmo...

........

- Que nota voce em particular em Loide?

- Reparo que aguarda algem; uma filhinha que já entrevimos... Desde o primeiro encontro, verifiquei que está em periodo ativo de maternidade, em vespera da delivrança.

- Isto mesmo , a prece de João é importante porque se reveste de profunda significação para o futuro.A menina, em processo reencarnacionista, é-lhe abençoada companheira de muitos séculos. Ambos possuem admirável passado de serviço à Crosta Planetária e escolheram nova tarefa em plena conciência do dever a cumprir. Foram associados de Albina em várias missões e, muito cedo, se-lhe-ão continuadores da obra de educação evangélica. Não são Espíritos purificados, redimidos, mas trabalhadores valiosos, com suficiente crédito moral para a obtenção de oportunidades mais altas. Apesar da condição infantil, o servo reencarnado, pelas ricas percepções que o caracterizam fora da esfera física recebeu conhecimento da morte próxima de nossa venerável irmã. compreendeu, de antemão, que tal fato repercutiria angustiosamente no organismos de Loide, compelindo-a talves a clauticar no trabalho gestatório , em andamento. A carga de dor moral conduzi-la-ia efetivamente ao aborto, imprimindo profundas transformações no rumo do serviço de que João é feliz portador. Socorreu-se, então, de todos os valores intercessórios, nos instantes em que sua alma lúcida pode operar as ausencias da instrumentabilidade grosseira que triunfou com as súplicas insistêntes, obtendo reduzida dilatação de prazo para a desencarnação de Albina."

......

"A singular ocorrencia enchia-me de encantamento e surpresa. E contemplando, sob forte enlevo, a pequena família em santificado júbilo doméstico, eu chegava à conclusão de que, ainda ali, numa câmera de moléstia grave, a oração, filha do trabalho com amor, vencia o vigoroso poder da morte."



BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

Evangelho Segundo Espiritismo

Livro dos Espíritos

Missionários da Luz (cap VII)



QUETÕES PARA ESTUDO E DEBATE

1- Como foi possível Mercedes ir vizitar Fábio ? Qual foi o recurso utilizado?

2- Porque Mercedes teve que ser amparada na sua volta ao lar?

3- Em relação às nossas tarefas e responsabiliddes, elas são limitadas ou ilimitadas? Quem estipula isso?

4- No caso de Albina, houve "moratória"em relação ao tempo de sua desencarnação. Porque?

5- Quem trabalhou e quais foram os recursos utilizados para sua falência orgânica?

6- Quem intercedeu verdadeiramente para que fosse mudado o roteiro da vida de Albina?

Conclusão


1- Como foi possível Mercedes ir visitar Fábio ? Qual foi o recurso utilizado?

O recurso utilizado pela espiritualidade para que a ex-esposa de Fábio o visitasse
na Casa Transitória foi a sua emancipação do corpo físico durante o sono. Libertando-se
enquanto o veículo físico repousa através do sono, o espírito vê-se livre e lança-se pelo
espaço, podendo entrar em relação mais direta com outros espíritos, encarnados ou
desencarnados.


2- Por que Mercedes teve que ser amparada na sua volta ao lar?

Mercedes teve de retornar à Terra acompanhada pelos benfeitores devido à perda de
grandes porções de força, causada pela emoção que a visita ao ex-esposo lhe
ocasionara.


3- Em relação às nossas tarefas e responsabilidades, elas são limitadas ou ilimitadas?
Quem estipula isso?

As tarefas ou missões que o espírito recebe ao retornar ao plano material é
limitada proporcionalmente à sua evolução moral e à sua capacidade de cumpri-la.
Antes de reencarnar, o espírito se prepara na erraticidade, estudando e trabalhando
em tarefas compatíveis com seu nível evolutivo moral e intelectual. Toda uma
programação é preparada pelos espíritos encarregados desse serviço, abrangendo
as tarefas a serem cumpridas, a duração da nova existência, as provas ou expiações
a que o reencarnante terá de se submeter e até as características de seu corpo físico.



4- No caso de Albina, houve "moratória" em relação ao tempo de sua desencarnação.
Por quê?

Albina teve seu retorno ao mundo espiritual adiado face ao estado de gravidez em
que se encontrava sua filha. A sua desencarnação, certamente, traria conseqüências
desastrosas a essa sua filha, devido ao abalo emocional que sofreria, colocando em
risco o êxito da gravidez.
Por sua vez, o espírito prestes a reencarnar era um espírito que viria se juntar a
João, a criança acolhida por Albina, e com ele desempenhar determinadas tarefas
ditadas pelo plano espiritual.



5- Quem trabalhou e quais foram os recursos utilizados para recuperação da sua
falência orgânica?

A tarefa de reequilibrar o organismo de Albina, adiando sua desencarnação, coube
ao instrutor Jerônimo, que se utilizou da aplicação de passes magnéticos nas zonas
afetadas pela doença.


6- Quem intercedeu verdadeiramente para que fosse mudado o roteiro da vida de Albina?

A intercessão para que o desenlace fosse adiado foi feita pela pequeno João, quando
emancipado do corpo físico. Sendo um espírito com serviços prestados à causa do bem,
possuía suficiente crédito moral para ver atendidas suas súplicas em favor de Albina.