Obreiros da Vida Eterna

002 – No Santuário da Bênção

Antes de partir para o início das tarefas na Terra, o mentor que dirigiria a Equipe - o
Assistente Jerônimo - conduziu o grupo para uma oração no local denominado "Santuário
da Bênção", como sempre fazia antes de iniciar o trabalho de assistência.


Texto para estudo:

< A administração da casa não recebia mais de vinte expedicionários de cada vez. Em
razão do preceito, apenas três grupos de socorro, prestes a partirem a caminho das
regiões inferiores, aproveitavam a oportunidade. >

< O Instrutor Cornélio, diretor da instituição, ... palestrava conosco ...
- ... Há que ordenar as palavras e selecioná-las, criando-se campo favorável aos nossos
propósitos de serviço. A conversação cria o ambiente e coopera em definitivo para o êxito ou
para a negação. Além disso, como esta casa é consagrada ao auxílio sublime dos nossos
governantes que habitam planos mais altos, não seria justo distrair a atenção e, sim, consolidar
bases espirituais, com todas as energias ao nosso alcance, em que possam aqueles
governantes lançar os recursos que buscamos. ... >

< O dirigente do Santuário, reconhecendo, talvez, como nos sentíamos necessitados de
esclarecimento quanto ao uso da palavra, prosseguiu:
- É lamentável se dê tão escassa atenção, na Crosta da Terra, ao poder do verbo,
atualmente tão desmoralizado entre os homens. Nas mais respeitáveis instituições do mundo
carnal, segundo informes fidedignos das autoridades que nos regem, a metade do tempo é
despendida inutilmente, através de conversações ociosas e inoportunas. Isso, referindo-nos
somente às "mais respeitáveis". Não se precatam nossos irmãos em Humanidade de que o
verbo está criando imagens vivas, que se desenvolvem no terreno mental a que são projetadas,
produzindo conseqüências boas ou más, segundo a sua origem. Essas formas naturalmente
vivem e proliferam e, considerando-se a inferioridade dos desejos e aspirações das criaturas
humanas, semelhantes criações temporárias não se destinam senão a serviços destruidores,
através de atritos formidáveis, se bem que invisíveis. >

< - Toda conversação prepara acontecimentos de conformidade com a sua natureza. Dentro
das leis vibratórias que nos circundam por todos os lados, é uma força indireta de estranho e
vigoroso poder, induzindo sempre aos objetivos velados de quem lhe assume a direção
intencional. ... A ausência de qualquer palavra menos digna e a presença contínua de fatores
verbais edificantes facilitam a elaboração de forças sutis, nas quais os orientadores divinos
encontram acessórios para se adaptarem, de algum modo, às nossas necessidades na
edificação comum. >

< - Desde o primeiro dia, porém, amparados na delegação de competência que nos foi
concedida, golpeamos, fundo, o velho hábito. Durante alguns dias, gastamos tempo, ensinando
a reverência devida ao Senhor, a necessidade da limpeza interna do pensamento e a abolição
do feio acostume de tentar o suborno da Divindade com falaciosas promessas. E quando
sentimos conscienciosamente que as lições estavam findas, iniciamos a aplicação de medidas
retificadoras. Registros vibratórios foram instalados, assinalando a natureza das palavras em movimento. Desde aí foi muito fácil identificar os infratores e barrar-lhes a entrada na Câmara
De iluminação, onde realizamos nossas preces ... >

< - Cremos desnecessária qualquer alusão ao imperativo dos pensamentos limpos. Quem
busca uma casa especializada em abençoar, não pode hospedar idéias de ódio ou maldição.
... Teremos hoje, conforme notificação recebida há vários dias, a visita dum mensageiro
de alta expressão hierárquica. ... Enquanto me entendo particularmente com os chefes das
missões, temos quase uma hora para a troca de idéias construtivas. >

< ... Barcelos, da turma de servidores que se destinava à assistência aos loucos. Fora ele
dedicado professor no círculo carnal e interessava-se carinhosamente pela Psiquiatria sob
novo prisma. ...
- E tem colhido muitos frutos novos decorrentes do seu esforço? - perguntei curioso.
- Sim, venho arquivando confortadoras ilações nesse sentido, concluindo que, com exceção
de raríssimos casos, todas as anomalias de ordem mental se derivam dos desequilíbrios da
alma. Nos casos de perseguição sistemática das entidades vingativas e cruéis do plano
inacessível às percepções do homem vulgar, temos, invariavelmente, uma tragédia iniciada no
presente com a imprevidência dos interessados ou que vem do pretérito próximo ou remoto,
através de pesados compromissos. Se os psiquiatras modernos penetrassem o segredo de
semelhantes fatos, iniciariam a aplicação de nova terapêutica à base dos sentimentos cristãos,
antes de qualquer recurso à hormonioterapia e à eletricidade. >

< - ... Antes de minha volta ao plano espiritual, faminto de novas informações referentes ao psiquismo da personalidade humana, examinei, atento, a doutrina de Freud. ... somente aqui
pude reconhecer os elos que lhe faltam ao sistema de positivação das origens de psicoses
e desequilíbrios diversos. Os "complexos de inferioridade", o "recalque", a "libido", as
"emersões do subconsciente" não constituem fatores adquiridos no curto espaço de uma
existência terrestre e, sim, característicos da personalidade egressa das experiências
passadas. A subconsciência é, de fato, o porão dilatado de nossas lembranças, o repositório
das emoções e desejos, impulsos e tendências que não se projetaram na tela das realizações
imediatas; no entanto, estende-se muito além da zona limitada de tempo em que se move
um aparelho físico. Representa a estratificação de todas as lutas com as aquisições mentais
e emotivas que lhes foram conseqüentes, depois da utilização de vários corpos. >

< ... Faltam, pois, às teorias de Segismundo Freud e seus continuadores a noção dos
princípios reencarnacionistas e o conhecimento da verdadeira localização dos distúrbios
nervosos, cujo início muito raramente se verifica no campo biológico vulgar, mas que
invariavelmente no corpo perispiritual preexistente, portador de sérias perturbações congênitas,
em virtude das deficiências de natureza moral, cultivadas com desvairado apego, pelo
reencarnante, nas existências transcorridas. >

< - ... As psicoses do sexo, as tendências inatas à delinqüência, tão bem estudadas
por Lombroso, os desejos extravagantes, excentricidade, muita vez lamentavel e perigosa,
representam modalidades do patrimônio que ressurge, de muito longe, em virtude da ignorância
ou do relaxamento voluntário da personalidade em círculos desarmônicos. >

< - Tenho minhas atribuições junto aos desequilibrados mentais; todavia, meu esforço maior,
ultimamente, desdobra-se na região inspiracional dos médicos humanitários, para que os
candidatos involuntários à perturbação sejam auxiliados a tempo. ... Antes do desequilíbrio
completo, houve enorme período em que o socorro do psiquiatra poderia ter sido providencial
e eficiente. Não será, portanto, um grande trabalho orientarmos indiretamente o médico bem
intencionado, para que ele auxilie o provável alienado, a tempo, empregando a palavra
confordatora e o carinho restaurador? >

< ... Falta, desse modo, lamentavelmente, aos nossos companheiros de Humanidade o conhecimento da transitoriedade do corpo físico e o da eternidade da vida, do débito contraído
e do resgate necessário, em experiências e recapitulações diversas. >

< - O meu amigo examinou alguns casos de obsessão entre agentes invisíveis e pacientes
encarnados, impressionando-se com a imantação mental entre eles. Pisamos no momento
em outro solo. Referimo-nos às necessidades de esclarecimento dos homens ... No círculo
das recordações imprecisas, a se traduzirem por simpatia, vemos a paisagem das obsessões
transferida no campo carnal, onde, em obediência às lembranças vagas e inatas, os homens e
as mulheres, jungidos uns aos outros pelos laços de consangúinidade ou dos compromissos
morais, se transformam em perseguidores e verdugos inconscientes entre si. Os antagonismos
dom[éticos, os temperamentos aparentemente irreconciliáveis entre pais e filhos, esposos e
esposas, parentes e irmãos, resultam dos choques sucessivos da subconsciência, conduzida
a recapitulações retificadoras do pretérito distante. >

< - ... Congregados, de novo, na luta expiatória ou raparadora, as personagens dos dramas,
que se foram, passam a sentir e ver, na tela mental, dentro de si mesmas, situações
complicadas e escabrosas de outra época, malgrado os contornos obscuros da reminiscência,
carregando consigo fardos pesados de incompreensão, atualmente definidos por "complexos
de inferioridade. Identificando em si questões e situações íntimas, inapreensíveis aos demais,
o Espírito reencarnado que adquire recordações, não obstante menos precisas, do próprio
passado, candidata-se, inelutavelmente, à loucura. ... >

< Barcelos ia prosseguir, mas retiniu, sonora, uma campainha singular, convocando-nos aos
preparativos da oração.
Era preciso atender. >


Bibliografia:

- O Livro dos Espíritos, parte Segunda, capítulo IV e V;
- A Gênese, capítulo XIV;
- O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo V, 1 a 5;
- O Problema do Ser, do Destino e da Dor, Léon Denis, nos.XIII, XIV, XXI, XXIII,
XXIV, XXV e XXVI;
- Temas da Vida e da Morte, Manoel P. de Miranda, psicografia de Divaldo P.
Franco, pag. 31 a 50.



Questões para estudo e debate:

Questões para estudo e participação:

1 - Qual o melhor procedimento que devemos ter antes de qualquer
trabalho espiritual?

2- Existe uma preocupação do Instrutor Cornélio com as palavras que
antecede ao trabalho de socorro aos irmãos sofredores, o que isso poderia
ajudar ou prejudicar ao trabalho?

3 - O que será que o profeta diz dizer com a frase: "a palavra dita a
seu tempo é maçã de outro em cesto de prata"?

4 - Qual a importância dos nossos pensamentos, em relação às nossas
ligações com a dedicação ao trabalho no qual nos dispomos a fazer, em favor
dos menos esclarecidos?

5 - Qual é a grande ajuda que o Espiritismo dá às teorias dos nossos
mestres em psiquiatria?

6 - Qual a responsabilidade dos desencarnados em grandes envolvimentos
trágicos que vemos nos nossos dias? Porque isso acontece e qual seria o
caminho a seguir para que possamos nos prevenir no desequilibrio total do
nosso espírito?


7 - Por que o instrutor Cornélio, dirigente da instituição, afirma ser
preciso aos homens dar
mais atenção às palavras?

8 - Como podemos explicar, à luz da doutrina espírita, o poder de ação
das palavras e do pensamento?

9 - Qual a razão por que o instrutor observou que a instituição
controlava o tipo de pensamento
dos que compareciam às reuniões, inclusive excluindo os que não se
comportavam
adequadamente?

10 - Qual a importância do conhecimento do processo reencarnatório no
tratamento dos enfermos
mentais?

11 - Como esse conhecimento pode ajudar no seu tratamento?

12 - E nos casos de obsessão? Como o assistente Barcelos explica a
influência da reencarnação?

Conclusão

Conclusão do estudo:

Vimos nesse capítulo II que André Luiz comparecera à instituição denominada "Santuário
da Benção", para ouvir palestra de um iluminado mentor e fazer uma oração, hábito de
que se utilizava o assistente Jerônimo antes de partir para novas tarefas.
Antes da palestra do mentor convidado, porém, André Luiz narra sua conversa com o
dirigente da Instituição, instrutor Cornélio e com o assistente Barcelos, da qual podemos
extrair importantes ensinamentos.


Questões para estudo e participação:

1 - Qual o melhor procedimento que devemos ter antes de qualquer trabalho espiritual?

Colocações postas: " ... Há que ordenar as palavras e selecioná-las, criando-se campo favorável
aos nossos propósitos de serviço. A conversação cria o ambiente e coopera em definitivo para
o êxito ou para a negação."

Comentário: Devemos adotar uma postura de sintonia com bons pensamentos. Praticar
uma leitura edificante, lendo uma página doutrinária, por exemplo; procurar ter um dia tranqüilo,
sem aborrecimentos ou preocupações desnecessárias. Vimos que a equipe de André Luiz
foi assistir uma palestra que seria proferida por um instrutor de elevada evolução antes de
dar início à sua tarefa na Terra. É um exemplo de trabalho preparatório que podemos adotar
antes de nos dedicar ao trabalho espiritual.


2 - Existe uma preocupação do Instrutor Cornélio com as palavras que antecede ao trabalho de socorro aos irmãos sofredores, o que isso poderia ajudar ou prejudicar ao trabalho?

Colocações postas: "......A ausência de qualquer palavra menos digna e a presença contínua
de fatores verbais edificantes facilitam a elaboração de forças sutis, nas quais os orientadores
divinos encontram acessórios para se adaptarem, de algum modo, às nossas necessidades
na edificação comum."

Comentários: Se aqueles espíritos estavam se preparando para um trabalho de socorro,
certamente necessitariam de atuar sob fluidos propícios ao bem. Atuando a palavra sobre os
fluidos ambientes, era indispensável manter uma conversação saudável antes de se dedicar ao trabalho de socorro, para que se criasse um clima vibratório adequado.


3 - O que será que o profeta diz dizer com a frase: "a palavra dita a seu tempo é maçã de
outro em cesto de prata"?

Colocações postas: "Se estamos, portanto, verdadeiramente interessados na elevação,
constitui inalienável dever o conhecimento exato do valor "tempo" estimando-lhes a preciosidade
e definindo a cada coisa e situação em lugar próprio, para que o verbo, potência divina, seja
em nossas ações o colaborador do Pai."

Comentários: Podemos interpretar como a aplicação dos princípios acima mencionados. É
uma imagem figurada na qual a "maçã de ouro" é palavra elevada, consoante com os ensinamentos do Cristo e o "cesto de prata" são os fluidos sobre os quais a palavra atuará.


4 - Qual a importância dos nossos pensamentos, em relação às nossas ligações com a
dedicação ao trabalho no qual nos dispomos a fazer, em favor dos menos esclarecidos?

Colocações postas: "Cremos desnecessária qualquer alusão ao imperativo dos pensamentos
limpos. Quem busca uma casa especializada em abençoar , não pode hospedar idéias de
ódio ou maldição".

Comentários: Atuando sobre os fluidos ambientes, o pensamento vai saneá-los ou viciá-los, conforme seja elevado ou de baixa vibração. Se estamos nos dedicando a um trabalho de esclarecimento aos menos esclarecidos, temos que atuar num ambiente fluídico o mais puro possível, propício ao trabalho no bem.


5 - Qual é a grande ajuda que o Espiritismo dá às teorias dos nossos mestres em psiquiatria?

Colocações postas: "A noção dos princípios reencarnacionista e o conhecimento da verdadeira
localização dos distúrbios nervosos, cujo inicio muito raramente se verifica no campo biológico
vulgar, mas quase que invariavelmente no corpo perispiritual preexistente, portador de sérias perturbações congênitas, em virtude das deficiências de natureza moral, cultivadas com
desvairado apego, pelo encarnante, nas existências transcorridas."

Comentários: A doutrina espírita pode dar uma grande contribuição aos tratamentos psiquiátricos
ou psicológicos. Sabemos que, muitas da vezes, a causa que origina esses distúrbios vêm de
existências anteriores e que sem a sua identificação o tratamento resultará ineficiente. É isso
que a grande maioria dos profissionais se recusam a aceitar, somente admitindo a ciência no
que se refere ao corpo físico. Os terapeutas que possuem conhecimento espírita, notadamente
no que diz respeito aos princípios reencarnacionistas e à lei de causa e efeito, têm à sua
disposição um poderoso elemento de auxílio ao tratamento, às vezes, mesmo, indispensável.


6 - Qual a responsabilidade dos desencarnados em grandes envolvimentos trágicos que vemos
nos nossos dias? Porque isso acontece e qual seria o caminho a seguir para que possamos
nos prevenir no desequilíbrio total do nosso espírito?

Colocações postas: "No círculo das recordações imprecisas, a se traduzirem por simpatia,
vemos a paisagem das obsessões transferida no campo carnal, onde, em obediência às
lembranças vagas e inatas, os homens e as mulheres, jungidos uns aos outros pelos laços de consangüinidade ou dos compromissos morais, se transformam em perseguidores e verdugos inconscientes entre si."


Comentários: Os desencarnados, desde que ainda voltados à prática do mal e que não entenderam o nosso real papel no Universo, podem influenciar os espíritos encarnados à prática
de atos que venham a prejudicar os semelhantes. Isso lhes apraz, pois como se sentem
infelizes, a infelicidade alheia lhes satisfaz. Todavia, como sabemos, esse influência somente
ocorrerá se o encarnado o permitir, abrindo sintonia para sua ocorrência.
A maneira de evitar é manter a sintonia com os bons espíritos, através do trabalho
no bem, de uma leitura edificante, do estudo do evangelho, do comparecimento à casa espírita
para ouvir uma palestra e tomar passes, enfim, tudo o que evite a aproximação dos espíritos
obsessores.


7 - Por que o instrutor Cornélio, dirigente da instituição, afirma ser preciso aos homens dar " ... mais atenção às palavras"?

Colocações postas: " ... Há que ordenar as palavras e selecioná-las, criando-se campo favorável
aos nossos propósitos de serviço. A conversação cria o ambiente e coopera em definitivo para o êxito ou para a negação."

Comentários: Porque o uso inadequada das palavras pode contaminar o ambiente fluídico em
que estamos mergulhados. Ensina o Instrutor que, para evitar isso, é preciso atentarmos para
o que falamos, mantendo uma conversação saudável e que permita manter uma boa sintonia.


8 - Como podemos explicar, à luz da doutrina espírita, o poder de ação das palavras e do pensamento?

Colocações postas: "Toda conversação prepara acontecimentos de conformidade com a sua natureza. Dentro das leis vibratórias que nos circundam por todos os lados, é uma força
indireta de estranho e vigoroso poder, induzindo sempre aos objetivos velados de quem lhe
assume a direção intencional. ..."

Comentários: Explica-nos Kardec, em "A Gênese", que o pensamento, tanto de encarnados
como de desencarnados, atua sobre os fluidos espirituais e, conforme seja bom ou mau,
torna os fluidos do ambiente propícios para o bem ou para o mal. Esses fluidos, por sua vez,
atuam sobre o perispírito, que tem natureza idêntica e os absorve com facilidade. Atuando
sobre o perispírito, prossegue o Codificador, esses fluidos reagem sobre o organismo físico com
que o perispírito se acha em contato molecular.
Nesse sentido, também, ensina Manoel Philomeno de Miranda, em "Temas da
Vida e da Morte": " ... o pensamento atua no fluido que a tudo envolve, pelo seu teor vibratório
produz natural sintonia com as diversas faixas nas quais se movimentam os Espíritos, na
esfera física ou na Erraticidade, estabelecendo vínculos que se estreitam em razão da intensidade
mantida.
"Essa energia fluídica, recebendo a vibração mental, assimila o seu conteúdo emocional e transforma-se, de acordo com as moléculas absorvidas, criando uma psicosfera
sadia ou enfermiça em volta daquele que a emite e passa a aspirá-la ...".
Sendo a palavra fruto do pensamento, da mesma maneira seus efeitos se
propagam e agem sobre o ambiente, com todas essas conseqüências.



9 - Qual a razão por que o instrutor observou que a instituição controlava o tipo de pensamento
dos que compareciam às reuniões, inclusive excluindo os que não se comportavam adequadamente?

Colocações postas: "Durante alguns dias, gastamos tempo, ensinando a reverência devida ao
Senhor, a necessidade da limpeza interna do pensamento e a abolição do feio acostume de
tentar o suborno da Divindade com falaciosas promessas. E quando sentimos
conscienciosamente que as lições estavam findas, iniciamos a aplicação de medidas
retificadoras."

Comentários: Exatamente para evitar que um mau pensamento, uma má palavra, possam contagiar o ambiente, que deve ser o mais puro e elevado possível, é que o Instrutor explicou
que a Instituição controlava o pensamento dos que compareciam às reuniões. Sendo aquela instituição composta de espíritos de elevada evolução, podem eles penetrar no pensamento dos
que lá comparecem e, através disso, excluírem os que se comportam inconvenientemente.


10 - Qual a importância do conhecimento do processo reencarnatório no tratamento dos
enfermos mentais?

Colocações postas: "Nos casos de perseguição sistemática das entidades vingativas e cruéis
do plano inacessível às percepções do homem vulgar, temos, invariavelmente, uma tragédia
iniciada no presente com a imprevidência dos interessados ou que vem do pretérito próximo ou remoto, através de pesados compromissos. Se os psiquiatras modernos penetrassem o
segredo de semelhantes fatos, iniciariam a aplicação de nova terapêutica à base dos sentimentos cristãos, antes de qualquer recurso à hormonioterapia e à eletricidade."


Comentários: Assim como nos casos de enfermidade física, também os enfermos mentais
podem ter no passado as causas de suas doenças, conforme ensinamento do assistente
Barcelos. Segundo ele, o início dos distúrbios nervosos " ... raramente se verifica no campo
biológico vulgar, mas quase que invariavelmente no corpo perispiritual preexistente, portador
de sérias perturbações congênitas, em virtude das deficiências de natureza moral, cultivadas
com desvairado apego, pelo reencarnante, nas existências transcorridas."


11 - Como esse conhecimento pode ajudar no seu tratamento?

Colocações postas: " ... Faltam, pois, às teorias de Segismundo Freud e seus continuadores
a noção dos princípios reencarnacionistas e o conhecimento da verdadeira localização dos
distúrbios nervosos, cujo início muito raramente se verifica no campo biológico vulgar, mas que invariavelmente no corpo perispiritual preexistente, portador de sérias perturbações congênitas,
em virtude das deficiências de natureza moral, cultivadas com desvairado apego, pelo
reencarnante, nas existências transcorridas."


Comentários: Tendo conhecimento de todo esse processo, o terapeuta terreno pode atacar
as causas da enfermidade, quando estas residem em atos perpetrados em existência anterior e
que a reencarnação traz de volta.


12 - E nos casos de obsessão? Como o assistente Barcelos explica a influência da reencarnação?

Colocações postas: " ... No círculo das recordações imprecisas, a se traduzirem por simpatia,
vemos a paisagem das obsessões transferida no campo carnal, onde, em obediência às
lembranças vagas e inatas, os homens e as mulheres, jungidos uns aos outros pelos laços de consangüinidade ou dos compromissos morais, se transformam em perseguidores e verdugos inconscientes entre si."

Comentários: Segundo aquele benfeitor, o processo obsessivo, que pode dar origem às
enfermidades físicas e mentais, pode ter sido gerado no passado, através de comportamento prejudicial de um para com o outro. As lembranças dessas situações, ainda que vagas e inatas, retornam pela reencarnação, por meio de laços consangüíneos ou da lei de aproximação,
em que perseguidores e vítimas do passado se encontram para os reajustes devidos.