Missionários da Luz

014 – Proteção

....Observei, interessado, a extraordinária movimentação celular, no desenvolvimento da estrutura do novo corpo em formação e anotei o cuidado empregado pelos Espíritos presentes para que o disco embrionário fôsse esculturado com a exatidão devida.

- A engenharia orgânica - exclamou o chefe do trabalho, bem humorado - reclama bases perfeitas. O corpo canal é um edifício delicado e complexo. Urge cuidar dos alicerces com serenidade e conhecimento.

....Temos grande responsabilidade na missão construtiva do mecanismo fetal. Há que remover empecilhos e auxiliar os organismos unicelulares do embrião, na intimidade do útero materno, para que a reencarnação, por vezes tão dificilmente projetada e elaborada, não venha a falhar, de início, por falta de colaboração do nosso plano, onde são tomados os compromissos.

.... Em razão disso - prosseguiu ele -, o aborto muito raramente se verifica obedecendo a causas de nossa esfera de ação.

...Nesse momento, porém, nossa conversação foi interrompida. Pequeno grupo de entidades amigas pedia a presença de Apuleio, fora da câmara de serviço. Muito gentil, o chefe de trabalho convidou-me a acompanhá-lo.

Apresentou-se o grupo com desembaraço.Constituía-se de duas senhoras desencarnadas, amigas de Raquel, e de um amigo de Segismundo, desejosos de testemunhar-lhes afeto e dedicação, na experiência em curso. Vinham de nossa colônia espiritual, em serviço de assistência a familiares detidos na Crosta, e pretendiam aproveitar a oportunidade para a visita carinhosa.

O Diretor ouviu-os, atencioso, bem humorado, mas, com imensa surpresa para mim, observou:
- Como responsáveis pela organização primordial do novo corpo de carne do nosso irmão Segismundo, agradecemos a atenção de todos, porém não podemos autorizar a visita a esta hora. Estamos aproveitando o escasso tempo de harmonia relativa que a mente maternal nos oferece para delicados serviços de magnetização celular mais urgente.
E sorrindo, afável, acrescentou:
- Depois do vigésimo primeiro dia, porém, quando o embrião atingir a configuração básica, nossos amigos podem ser visitados a qualquer hora, salientando-se que a esse tempo, ambos, mãe e filho, conseguirão ausentar-se do corpo com facilidade. Por enquanto, nosso amigo Segismundo não pode afastar-se e a nossa irmã Raquel, ainda mesmo em estado de sono físico, é obrigada a permanecer junto de nós, a pequena distância.
Não há dúvida! - replicou o cavaleiro de nossa esfera - não desejamos perturbar o desenvolvimento do trabalho.
- Sabemos que Raquel ficaria muitíssimo comovida com o nosso abraço pessoal - comentou uma das senhoras. - A alegria inesperada de qualquer modo, é também um choque.
- É o que precisamos evitar - replicou Apuleio, satisfeito -; desejo, todavia, fazer-lhes sentir que Segismundo necessita de amparo espiritual de todos nós. Temos recomendação de notificar a todos os seus amigos, quanto à presente reencarnação dele, a fim de que venham até aqui, quando lhes seja possível, não somente para beneficiá-lo como os valos do estímulo espiritual, senão também para colaborarem com as suas vibrações de simpatia na organização harmoniosa do feto.

... A sós, de novo, Apuleio esclareceu-me, bondoso:

_ O momento que atravessamos é delicado e não podemos distrair a atenção.
.................................
No vigésimo dia de serviço, Apuleio mostrava-se muito satisfeito. Informou-me de que o trabalho básico estava pronto. Alguns cooperadores poderiam mesmo afastar-se. Para a continuidade da tarefa, bastariam dois deles, associados ao esforço contínuo de Herculano.
--------------------------------------------------------------------------------
BIBLIOGRAFIA

LIVRO DOS ESPÍRITOS: questões 339 a 345, 350 a 354

TÓPICOS PARA DEBATES

1 - Diante da recusa de certos casais em receber um ser, que está sendo gerado, na presente reencarnação ou em passadas, quais as possíveis consequências derivado dessa atitude? E qual a atitude dos espíritos ?

2 - Porque motivo o grupo de amigos não poderia entrar na câmara de Raquel?

3 - Qual seria o motivo da tristeza de Segismundo durante o processo reencarnatório?

4 - De que maneira nossos afetos, no plano espiritual podem nos auxiliar nesse processo de reencarnação?

5 - Estaria totalmente encerrado o processo de reencarnação com renascimento?

Conclusão

1) Diante da recusa de certos casais em receber um ser, que está sendo gerado, na presente reencarnação ou em passadas, quais as possíveis conseqüências dessa atitude? E qual a atitude dos espíritos?
Quando um casal está para receber um espírito como filho é porque já assumiu esse compromisso no plano espiritual, pois a família é constituída de acordo com a necessidade evolutiva de seus componentes. Portanto, a recusa, durante a vida na matéria, em honrar o compromisso assumido, implica em séria infração à lei, o que, certamente, trará resultados danosos aos infratores, atrasando seu progresso. Quanto ao espírito rejeitado, a atitude que adotará vai depender de seu estágio evolutivo. Se for um espírito com alguma evolução, saberá perdoar os ex-futuros pais que frustraram sua reencarnação e ficará aguardando nova oportunidade. Porém, se for um espírito ainda pouco evoluído, que cultive sentimentos pouco nobres, fatalmente irá procurar vingança, podendo gerar um processo obsessivo.

2) Por que motivo o grupo de amigos não poderia entrar na câmara de Raquel?
Por que, àquela altura, os Construtores Espirituais ainda se encontravam no trabalho de magnetização celular e o reencarnante não podia se afastar da futura mãe. Além disso, a visita certamente causaria alteração no estado emocional de Raquel, com
prejuízo para todo o processo.

3) Qual seria o motivo da tristeza de Segismundo durante o processo reencarnatório?
Em primeiro lugar, o receio de tornar a fracassar, desperdiçando mais uma oportunidade de progresso. Em segundo, a recusa do futuro pai, que, em princípio, se recusava a cumprir o compromisso assumido no plano espiritual, de recebê-lo como filho, fato só contornado graças ao trabalho intercessório da equipe de benfeitores.

4) De que maneira nossos afetos, no plano espiritual podem nos auxiliar nesse processo de reencarnação?
Oferecendo apoio e demonstrando confiança no êxito da nova empreitada. Como esclarece a questão 342 do Livro dos Espíritos, dependendo de seu adiantamento, os espíritos afins acompanham e incentivam o reencarnante até o último momento que
antecede sua partida ao mundo corporal.

5) Estaria totalmente encerrado o processo de reencarnação com renascimento?
A integração do espírito ao novo corpo somente se completa por volta dos sete anos da nova existência. A partir daí, materialmente, a reencarnação está consumada. Porém, somente aos poucos é que o espírito vai retomando suas aptidões e
assumindo sua personalidade. Como bem frisou a Lu, também entendo que, como um projeto que visa a evolução do espírito, a reencarnação somente se consuma ao final da nova existência, com o retorno do espírito ao mundo espiritual.

Perguntas e comentários surgidos durante o estudo:

a) A gravidez é uma dádiva oferecida aos seres humanos por Deus, possibilitando trazer para nosso plano aqueles que necessitam aqui estar, para que seja feito o resgate de dívidas passadas. Caso haja uma resistência muito grande por parte dos pais em relação àquela criança que está sendo gerada, acredito que ela possa sentir-se rejeitada, mesmo ainda estando no ventre materno, o que poderia de alguma forma repercutir no relacionamento com os pais. É muito comum desejar a uma mulher grávida: espero que tenha
saúde. E se for uma criança acomedida de Síndrome de Down? Ou de um outro disturbio qualquer? Gostaria de comentários a respeito.
comentário: Hermínio C. Mirando no livro Nossos Filhos são Espíritos bem conduz o assunto no capítulo Filhos Deficientes e me "apropriando" um pouco das palavras dele, que nos orienta no sentido de nos lembrarmos de 04 aspectos em casos de filhos deficientes:
01o. aspecto: temos que ter , como primeira atitude, a lembrança de que a pessoa que nos foi entregue é um ser humano, filho de Deus como nós.
02o. aspecto: "por alguma razão concreta, veio para junto de nós um espírito condicionado a certas limitações, contornáveis umas, irreversíveis outras, que nos compete aceitar para enfrentar as dificuldades decorrentes."
03o.aspecto: "a dor, a desarmonia, o desajuste, são situações transitórias. A lei divina provê para todos nós ume stado final de felicidade permanente, por isso tornou-se imperioso decretar, simultaneamente, a transitoriedade do sofrimento. Não há sofrimento eterno em nenhum recanto do universo; há seres que sofrem pro um espaço maior ou menor de tempo, conforme a natureza de
seus equívocos e na razão direta do seu esforço que procuram fazer para ajustar-se às leis cósmicas desrespeitadas e que tudo preveêm e proveêm para que se realize o objetivo final da paz interior."
04o aspecto: "...os pais de uma criança deficiente têm, necessariamente, um envolvimento pessoal na questão. Em outras palavras: têm uma quota de responsabilidade perante aquele ser, ainda que não obrigatoriamente resultante de uma culpa. "

b) É dito que uma criança só termina o processo reencarnatório por volta dos sete anos. E que há uma grande relação entre esse processo e o desenvolvimento do sistema endócrino (glandular). Alguém poderia esclarecer esses pontos?
comentário: há um envolvimento do desenvolvimento físico que passa pelo sistema endócrino (pineal e sua função ) ; que somente a partir dos 07 anos encontra-se mais preparada atingindo seu maior desenvolvimento na puberdade.
O processo reencarnatório no sentido de preparaçao para retorno ao mundo terreno: ou seja, gravidez e nascimento sim, mas como processo de reencarnação mais abrangente em sentido de evoluçao e crescimento, entendo que este não é terminativo após o parto, mas sim construído dia a dia até o retorno ao mundo espiritual.