Missionários da Luz

010 – Materialização

"Em virtude do meu interesse, no estudo dos fenômenos de materialização, não hesitei em solicitar o prestimoso concurso de Alexandre, que se colocou gentilemnte ao lado de meus desejos.
(...)
_ trata-se de serviço de elevada responsabilidade, porquanto, além de exigir todas as possibilidades do aparelho mediúnico, há que movimentar todos os elementos de colaboração dos companheiros encarnados, presentes às reuniões destinadas a esses fins. Se houvesse perfeita compreensão geral. Respeito aos dons da vida, e se pudéssemos contar com valores morais espontâneos e
legitimamente consolidados no espírito coletivo, essas manifestações seriam as mais naturais possíveis, sem qualquer prejuízo para o médium e assistentes. Acontece , porém, que são muito raros os companheiros encarnados dispostos às condições espirituais que semelhantes trabalhos exigem. Por isso mesmo, na incerteza da colaboração eficiente, as sessões de materialização efetuam-se com grandes riscos para a organização mediúnica e requisitam número dilatado de cooperadores do nosso plano.
(...)
_ Certíssimo! - exclamou o meu interlocutor, benevolente - se a indagação científica estivesse acompanhada de seguros valores do sentimento, do caráter, da consciência, outras seriam as realizações em vista da luz de espiritualidade acesa para o caminho, mas quase sempre somos assediados pela exigência repleta de pretensões e daí os fracassos inevitáveis.
(...)
Na noite aprazada, Alexandre, que me proporcionava a satisfação de seguir-me de perto, conduziu-me à casa residencial, onde teria lugar uma assembléia diferente.
(...)
... A residência particular, onde se efetuariam os trabalhos, chegava a ser isolada por extenso crodão de trabalhadores de nosso plano, num círculo de vinte metros em derredor.
(...)
_ Aqui, é indispensável o máximo cuidado para que os princípios mentais de origem inferior não afetem a saúde física dos colaboradores encarnados, nem a purea do material indispensável aos processos fenomênicos. Em vista disso, torna-se imprescindível insular o núcleo de nossas atividades, defendendo-o contra o acesso de entidades menos dignas, através de fronteiras vibratórias.
(...)
_ Se é preciso tamanho zelo, no que se refere ao nosso campo de serviço, não se fará a mesma exigência aos companheiros encarnados, com a função de assistentes?
(...)
_ Todo o perigo desses trabalhos está na ausência de preparo dos nossos amigos da Crosta os quais, na maioria das vezes, alegando impositivivos científicos, se furtam a comezinhos princípios de eleveção moral. Quando não se verifica o devido cuidado por parte deles, o fracasso pode assumir características terríveis, porque os irmãos que estabelecem as fronteiras vibratórias, no exterior do recinto, não podem impedir a entrada das entidades inferiores, absolutamente integradas com as suas vítimas terrenas. Há obsidiados que se sentem tão bem na companhia dos perseguidores, que imitam as mães terrestres agarradas aos filhos pequeninos, penetrando
recintos consagrados a certos serviços, com que não se compadece ainda o espírito infantil. Quando os amigos menos avisados ingressam na tarefa em tais condições, as ameaças são verdadeiramente inquietantes.
_ Então, aqui - considerei -, não devem entrar as vítimas do vampirismo...
_ A rigor não deveriam entrar - falou o instrutor , sorrindo -, mesmo porque há outros centros onde podem ser socorridas; mas , algumas vezes , a caridade fraternal aconselha a tolerância, mesmo em ambientes como este.
(...)
_ _ Por isso mesmo, as reuniões para serviços de materialização aparecem raramente; a homogeneidade, aqui, deve ser muito mais intensa. Consagra-se a maioria de nossas atividades ao esforço da caridade cristã. Neste ambiente, proém, limita-se o trabalho a certas demonstrações da sabedoria espiritual. Os homens, contudo, em sentido geral, não sabem, por enquanto, compreender a essência divina de tais demonstrações e , quase sempre, acorrem a elas com o raciocínio acima do sentimento.Pelas inquietudes da investigação, perdem, muitas vezes, os valores da cooperação, e os resultados são negativos. No dia, porém, em que cosneguirem trazer o coração iluminado, receberão alegrias iguais àquela que desceu sobre os discípulos de Jesus, quando, de portas cerradas, em sublime comunhão de amor e fé, receberam a visita do Mestre, perfeitamente materializado, depois da ressurreição, em casa humilde
de Jerusalém, de conformidade com a narrativa dos Evangelhos.
(...)
Surpreendido, notei o esforço de vinte entidades de nobre hierarquia que movimentavam o ar ambiente. Em seus gestos ritmicos semelhavam-se a sarcedotes antigos...
(...)
_ Não se trata aqui de hierofantes em gestos convencionais. Temos esclarecidos cooperadores do serviço , que preparam o ambiente, levando a efeito a ionização da atmosfera, combinando recursos para efeitos elétricos e magnéticos. Nos trabalhos deste teor reclamam-se processos acelerados de materialização e desmaterialização da energia. As entidades manifestantes,
no campo visual de nossos amigos encarnados, quase sempre são criaturas eminentemente ligadas à Crosta e aos seus planos de sensações, mas os organizadores legítimos da tarefa em curso são verdadeiros e competentes orientadores dos planos espirituais, com grandes somas de conhecimento e responsabilidade.
Não decorreram muitos instantes e alguns trabalhadores de nossa esfera compareceram, trazendo pequenos aparelhos que me pareceram instrumentos reduzidos, de grande potencial elétrico, em virtude dos raios que movimentaram em todas as direções.
(...)
_ Estes amigos - explicou o meu generoso instrutor - estão encarregados de operar a condensação do oxigênio em toda a casa. O ambiente para a materialização de entidade do plano invisível aos olhos dos homens requer elevado teor de ozônio e, além disso é indispensável semelhante operação, a fim de que todas as larvas e expressões microscópicas de atividade inferior sejam exterminadas. A relativa ozonização da paisagem interior é encessária como trabalho bactericida.
(...)
_ O Ectoplasma, ou força nervosa, que será abundantemente extraído do médium, não pode sofrer, sem prejuízoz fatais, a intromissão de certos elementos microbianos.
(...)
_ São recursos da natureza - informou-me o instrutor solícito - que os operários de nosso plano recolhem para o serviço. Trata-se de elementos das plantas e das águas, naturalmente invisíveis aos olhos dos homens, estruturados para reduzido número de vibrações.
(...)
...Precisamos incentivar os processos digestivos para que o aparelho mediúnico funcione sem obstáculos.
(...)
Ele, Verônica e mais três...colocaram as mãos, em forma de coroa, sobre a fronte da jovem e vi que as suas energias reunidas formavam vigoroso fluxo magnético que foi projetado sobre o estômago e o fígado da médium, ...,acusaram, imediatamente, novo rtimo de vibrações.Concentraram-se as forças emitidas, gradualmente, sobre o plexo solar, espalhando-se por todo o sistema nervoso vegetativo e, com espanto, observei que se acelerava o processo químico da digestão...
(...)
Reparei na diferenciação dos fluxos magnéticos, diante da operação posta em prática... As forças projetadas sobre a organização mediúnica efetuavam limpeza eficiente e enérgica, proque via, espantado, os resíduos escuros que lhes eram arracados dos centros vitais.
(...)
_ O aparelho mediúnico foi submetido a operações magnéticas destinadas a socorrer-lhe o organismo nos processos de nutrição, circulação, metabolismo e ações protoplásmicas, a fim de que o seu equilíbrio fisiológico seja mantido acima de qualquer surpresa desagradável. (...)
_ Bebeu alcoólicos em abundância e precisamos providenciar-lhe o insulamento.
(...)
_ É muito grave! neutralizemos a sua influenciação, sem perda de tempo.
(...)
_ Sim - elucidou Alexandre benevolente - parecer não é tudo. A respiração dele, em semelhante estado, emite venenos. Noutro núcleo poderia ser tratado caridosamente, mas aqui, atendendo-se à função especializada do recinto, os princípios etílicos que exterioriza pelas narinas, boca e poros são eminentemente prejudiciais ao nosso trabalho. Como vemos, há necessidade de preparaçãp moral para qualquer trato. A viciação, em qualquer sentido, antes de tudo, deprime o viciado, mas pertuba igualmente os outros.
(...)
Entre os votos... Ninguém ponderava a expressão do fato apra a Humanidade terrena, sequiosa de reveleação celeste. Via-se que a reunião era profundamente dominada pelo <eu> ...
Diversos servidores espirituais começaram a combinar as radiações magnéticas dos companheiros terrenos, a fim de constituírem material de cooperação, enquanto Calimério, projetando seu sublime potencial de energias sobre a médium, operava-lhe o desdobramento que durou alguns minutos...
(...)
_ André - falou o meu orientador, em tom grave - improvisemos a garganta ectoplásmica. Não podemos perder tempo.
(...)
_ Não precisa inquietar-se. Bastará ajudar-me na mentalização das minúcias anatômicas do aparelho vocal.
(...)
_ A força nervosa do médium é matéria plástica e profundamente sensível às nossas criações mentais.
Logo após, Alexandre tomou pequena quantidade daqueles eflúvios leitosos, que se exteriorizavam particularmente através da boca, narinas e ouvidos do aparelho mediúnico, e cmo se guardasse nas mãos reduida quantidade de gesso fluido, começou a manipula-lo, dando-me a impressão de estar completamente alheio ao ambiente, pensando, como absoluto domínio de si mesmo, sobre a
criação do momento.
Aos poucos vi formar-se, sob meus olhos atônitos, um delicado aparelho de fonação. No íntimo do esqueleto cartilaginoso, esculturado com perfeição na matéria ectoplásmica, organizavam-se os fios tenuíssimos das cordas vocais, elásticas e completas na fenda glótica e, em seguida, Alexandre experimentava emitir alguns sons, movimentando as cartilagens aritenóides.
Formara-se , ao influxo mental e sob a ação técnica de meu orientador, uma garganta irrepreensível. Com assombro, verifiquei que através do pequeno aparelho improvisado e com a cooperação dos sons de vozes humanas, guardados na sala, nossa voz era
integralmente percebida por todos os encarnados presentes. Parecendo-me satisfeito com o êxito de seu trabalho, Alexandre falou pela garganta artificial, como quem utilizava um instrumento vocal humano:
_ meus amigos, a paz de Jesus seja convosco! Ajudem-nos cantando! Façam música e evitem a concentração!...
(...)
Aos poucos, valendo-se da força nervosa exteriorizada e de vários materiais fluídicos, extraídos no interior da casa, aliados a recursos da Natureza, Alencar surgiu aos olhos dos encarnados perfeitamente materializado. Surpreendido, reconheci que a médium era o centro de todos os trabalhos.Cordões tenuíssimos ligavam-na à forma do controlador e, quando tocávamos levemente na organização mediúnica, o amigo corporificado demonstrava evidentes sinais de preocupação, o mesmo acontecendo à jovem médium em relação a Alencar...
(...)
_ Repare na grandeza do acontecimento. O médium desempenha o papel de entidade maternal, enquanto Alencar, sob a influência positiva de Calimério, permanece em temporária filiaçãpo ao organismo mediúnico. Todas as formas que se materializarem serao < filhas provisórias> da força plástica da intermediária. O amigo que conversa com os encarnados é Alencar, mas os seus envoltórios do momento são nascidos das energias passivas da médium e das energias ativas de Calimério...Se forçarmos o médium em nosso plano,
feriremos Alencar em processo de materialização; se o companheiros terrenos violentarem o mensageiro, repentinamente corporificado, esfacelarão a médium, acarretando consequências funestas e imprevisíveis.
Perplexo ante o fenômeno, indaguei:
_ Mas esta força nervosa é apenas propriedade de alguns privilegiados na Terra?
_ Não - replicou Alexandre - todos os homens a possuem com maior ou menor intensidade; entretanto é preciso compreender que não nos encontramos ainda no tempo de generalizar as realizações....
(...)

Aqui segue nossas colocações para estudo e conversa sobre o tema: materialização

Materialização: materialização ou formação de objetos e de Espíritos, utilizando-se uma energia esbranquiçada que o médium emite através dos orifícios de seu corpo, chamada ectoplasma. Esta denominação foi dada por Charles Richet, quando estudava este fenômeno.

Enquanto lia e estudava o tema, várias indagações foram me passando pela mente, optei, então, por partilhar com vcs os questionamentos todos, para podermos conversar e estudar o tema:)

1) O que é Ectoplasma? Qual sua importância diante da materialização?
2) Como se utilizam os fluídos ? quais suas combinações?
3) Como é feita a integração entre os fluidos com os elementos das plantas e das águas?
4) Qual a necessidade do ozonização do ambiente para uma materialização?
5) Por que há um preparo diferenciado na materialização para com o de outras reuniões mediúnicas?
6) De que forma se verifica a materializaçao? Qual o papel do médium? qual a função dos demais componentes?
7) O que é guardar sons? Para quê?
8) Qual a preparaçao que é feita junto ao médium? Por que?
9) Qual a finalidade da materialização? Não poderíamos obter as informações que os Espíritos nos trazem, sem necessitar ter um trabalho delicado como nos mostrou André de preparaçao de uma reunião específica? Ainda mais sabendo-se da delicadeza da uniao Espírito-médium, onde qualquer ato falho pode originar consequencias imprevisíveis?
10) Se as materializações são produzidas pelos espíritos, que tanto podem materializar uma figura humana, como um par de sapatos ou uma figura animal; qual e por que o processo de interligaçao, utilizando o capítulo, de Alencar com a médium que lhe servia os propósitos? Que , segundo ele nos narra, tem uma potencialidade grande de consequencias funestas ao mínimo erro? Que
consequências poderiam ser essas?
11) O que significa exatamente ser a força nervosa matéria plástica?
12) Todos os nossos aparelhos físicos teriam uma formaçao de matéria plástica?
13) Como se dá essa moldura plástica através da criação mental ?
14) E os casos em que se vê materializações animalescas? Seria o mesmo processo? Isso englobaria a existência do corpo bioplásmatico existente não só no homem como também em animais e plantas?
15) Qual a necessidade de se verificar uma limpeza enérgica nos centros vitais da médium?
16) Como integrar cada parte que foi exposta num todo?

sugestao de leitura: LM - capítulo VIII

Conclusão

1) O que é Ectoplasma? Qual sua importância diante da materialização?
Ectoplasma é um dos nomes utilizados para a energia condensada, carregada de elementos vitais, mais própria dos seres encarnados. Na materialização, é um dos componentes principais utilizados pelos espíritos para moldar a forma que surgirá materializada.

2) Como se utilizam os fluídos ? quais suas combinações?
Os fluidos utilizados na materialização, conforme a descrição do capítulo, envolvem uma combinação dos elementos vitais do médium, mais energias vitais retiradas do ambiente (dos participantes), mais energias "da natureza" (plantas, águas, etc.). Fica bastante patente que estas energias são mais condensadas que as energias próprias do plano espiritual.

3) Como é feita a integração entre os fluidos com os elementos das plantas e das águas?
Os "elementos das plantas e das águas" são também fluídicos. A integração propriamente dita é feita pelos técnicos do plano espiritual e desconhecemos a intimidade do processo.

4) Qual a necessidade do ozonização do ambiente para uma materialização?
Como se depreende do texto, trata-se da higienização do ambiente, na desagregação de formas mentais grosseiras, fluidos deletérios e as "larvas" mentais, a fim de que a energia vital do médium, utilizada na materialização, possa ser preservada.

5) Por que há um preparo diferenciado na materialização para com o de outras reuniões mediúnicas?
Pessoalmente, penso que o preparo para a materialização deveria ser o mesmo nas reuniões mediúnicas ordinárias realizadas nos centros espíritas. A diferenciação quem a faz somos nós, os encarnados, que não conseguimos compreender a grandeza do trabalho semanal nas reuniões mediúnicas.
Naturalmente, na materialização, como citado, há um cuidado maior com o médium específico, pois as energias vitais, que influenciam em sua saúde, estarão "expostas". Mas processo semelhante ocorre nas mediúnicas nos centros sérios: o isolamento, o cuidado com os médiuns, a higienização do ambiente, a utilização de ectoplasma, a necessidade de harmonia mental dos participantes, etc. etc.

6) De que forma se verifica a materializaçao? Qual o papel do médium? qual a função dos demais componentes?
Cremos que o capítulo descreve melhor os detalhes.

7) O que é guardar sons?Para quê?
Entendemos que a expressão se refere à possibilidade que os espíritos têm de utilizar as vibrações sonoras ainda presentes na sala para que, estruturando-a em outros níveis vibratórios, possam se comunicar verbalmente. Processo semelhante ocorre nos fenômenos de voz direta, onde um órgão fornador fluídico é criado a fim de articular sons audíveis aos encarnados. Lembremos que tudos são ondas, como nos assevera André Luiz, a expressar os diversos níveis de energia. O som é, portanto, também uma forma
de utilização da energia.

8) Qual a preparaçao que é feita junto ao médium? Por que?
Em síntese, são reajustados os seus processos de metabolismo físico, a fim de que ele possa dispender uma cota maior de energia a ser usada no processo, sem prejuízo para a organização física.

9) Qual a finalidade da materialização? Não poderíamos obter as informações que os Espíritos nos trazem, sem necessitar ter um trabalho delicado como nos mostrou André de preparaçao de uma reunião específica? Ainda mais sabendo-se da delicadeza da uniao Espírito-médium, onde qualquer ato falho pode originar consequencias imprevisíveis?
A finalidade precípua da materialização, já bastante rara em nossos dias atuais, é comprovar a imortalidade da alma, de uma forma patente e inquestionável. Como todos os fenômenos de efeitos físicos, se caracteriza por atingir a sensibilidade de todos, crentes ou não, e provocar o estudo e o questionamento. Atualmente os espiritos tem se dedicado mais aos fenômenos intelectuais.

10) Se as materializações são produzidas pelos espíritos, que tanto podem materializar uma figura humana, como um par de sapatos ou uma figura animal; qual e por que o processo de interligaçao, utilizando o capítulo, de Alencar com a médium que lhe servia os propósitos? Que , segundo ele nos narra, tem uma potencialidade grande de consequencias funestas ao mínimo erro? Que
consequências poderiam ser essas?
Eles estão lidando com energias físicas do médium, em grande quantidade. Afetar negativamente esta energia tem repercussões não apenas dolorosas, para o médium, quanto podem levá-lo gradativamente, se mal utilizada, a estados de desequilíbrio fisico grave.
Há bastante diferença em se moldar um objeto material, físico, e a materialização espiritual, posto que , no ultimo caso, como em todo fenômeno mediúnico, há um intercâmbio entre as energias do espírito e do médium.

11) O que significa exatamente ser a força nervosa matéria plástica?
O ectoplasma pode ser moldado. Este é o significado da palavra "plástica".

12) Todos os nossos aparelhos físicos teriam uma formaçao de matéria plástica?
A força nervosa, como o nome indica, tem uma associação sutil com o sistema nervoso. Na realidade, se refere às energias de ligação entre períspirito e o corpo físico, relacionando-se não apenas com o sistema nervoso, mas também o circulatório (através do plama sanguineo) e o sistema endócrino, através da segregação dos hormônios. Fica patente a necessidade de cuidado. Os seres
orgânicos começam a estruturar esta energia, e processem ao longo da escala evolutiva, tornando-a de composição cada vez mais complexa. Esta força nervosa (ou ectoplasma, ou prana humano, ou energia vital, ou energia do duplo etérico, ou magnetismo humano, ou força ódica, ou vitalidade, ou bioplasma, ou...são inúmeros os nomes - cada um se referindo a um aspecto de
tal energia) torna-se um apanágio, portanto dos seres orgânicos (plantas, animais, homem).
Isto não invalida o fato que outros materiais, não orgânicos, possuam também uma energia material própria. Não por outro motivo a água, por exemplo, é utilizada em muitos processos e é a base da vida orgânica. Um clarividente poderia notar, por exemplo, a "aura" dos objetos.

13) Como se dá essa moldura plástica através da criação mental ?
Os fluidos são manipulados pela vontade, direcionados pelo pensamento.

14) E os casos em que se vê materializações animalescas? Seria o mesmo processo? Isso englobaria a existência do corpo bioplásmatico existente não só no homem como também em animais e plantas?
"Animalescas" no sentido de referente a animais, certo? Conforme citado antes, o corpo bioplásmatico é natural nos seres orgânicos, ainda que não estruturado como nos seres humanos. Na criação destas formas materializadas, elas estarão refletindo o pensamento dos espíritos que conduzem o fenômeno.

15) Qual a necessidade de se verificar uma limpeza enérgica nos centros vitais da médium?
Manter a tranquilidade do metabolismo físico.

---
Nota explicativas sobre Ectoplasma (colaboração Carlos Imbassahy [CBI]):
""16) Vias de eliminação
a literatura tradicional considera os orificios de saída do ectoplasma como os naturais do organismo. (boca, anus, nariz,genitais etc ) no entanto é possivel que o mesmo saia por todos os poros do corpo.
[CBI] Não tivemos ocasião de verificar por onde saía o ectoplasma, porém, temos a certeza de que, com o aumento do processo respiratório, a expiração libera uma grande quantidade dessa energia.
"17) Coloração
Esbranquiçada variando de tons mais claros a escuros. Já foi descrita até a cor preta o que nào se observa comumente.
[CBI] Não. Não apresenta coloração. Faz um contraste com as radiações luminosas das peças fosforescentes dando-nos a impressão de que o ambiente esteja cheio de uma névoa, como nas serras, ante os faróis dos veículos.
18) Elasticidade
Relativa a algumas dezenas de metros.
[CBI] Como toda forma de energia, não possui elasticiadade nem compressibilidade.
19)Reação Termica
Abaixa a temperatura do ambiente humano de contato imediato.
[CBI] Rouba energia térmica da zona em que estiver espargido, esfriando-a, por conseqüência.
20) Sensibilidade ao olhar
descreve-se a influencia do olhar dos circunstantes sobre o ectoplasma (ação mental ? )
[CBI] Já comentado acima.
21 )Subordinação aos corpos fisico e etérico.
Parece haver menor subordinação ao corpo astral (perispirito) do que ao corpo eterico (corpo vital ) e corpo físico.
[CBI] Não fizemos nenhuma verificação.
22) Docilidade
ao contrario do cordão de prata que não atende sempre ao comando mental do espirito o ectoplasma apresenta-se extremamente domesticável
23) Adesão de particulas
o ectoplasma pode retornar ao emissor com particulas estranhas que aderem a sua estrutura, podendo causar reações no medium
[CBI] Não testamos.
24) Fotossensibilidade
O ectoplasma é sensivel à luz branca comum podendo ser por ela modificado.
[CBI] O ectoplasma queima-se à explosão sob ação da luz banca, amarela, alaranjada e azul.
25) Densidade flutuante
Em função dos fenomenos decorrentes de sua exteriorização, (efeitos fisicos ) pode se apresentar de forma solida, liquida ou gasosa
[CBI] Não. Apresenta-se sempre sob forma de energia e jamais se torna material.
26)Aspecto à observação
Frio, Gelatinoso, grudento, úmido, untuosos e viscoso modificando-se para floculoso, difuso, leitoso, ,liquido, gasoso, ,
plasmatico e assemelhados.
[CBI] Não. A energia ectoplásmica, em nenhum momento apresenta-se sob formas materiais. Esta resposta aprange o item seguinte.
27) Desagradavel ao toque alguns pesquisadores referem certa repulsividade ao tocar o ectoplasma
28) Odor:
pode exalar odor lembrando o gás ozônio.
[CBI] O que apresenta este odor (de água oxigenada - ozona) é o resíduo materializado do que sobrou após o fenômeno e que é lançado sobre os demais médiuns.
29) Composição Química
controvertida conforme cada pesquisador. Já foram descritas, substancias albuminoides, , glóbulos brancos sanguíneos, , celulas epiteliais, muco, lipídios etc.
[CBI] A energia ectoplásmica do fenômeno não possui composição química. O que apresenta tais elementos é o ectoplasma celular, envolvente do protoplasma, segundo os tratados de Citologia.
30 ) Combinações
o ectoplasma apresenta-se como um combinaçào de elementos do corpo etérico do medium (fluido vital ) , elementos do corpo humano, elementos provindos de vegetais provavelmente direcionados por mentes extrafisicas, e até fragmentos moleculares de tecidos da roupa do medium
[CBI] Não. Como energia que produz os fenômenos de efeitos físicos o ectoplasma reage rigorosamente dentro das leis quânticas de raciação energética e não tem comportamento material.
31) Seccionável
Podem ocorrer rompimentos do ectoplasma expelido para análise laboratorial.
[CBI] Só se for o ectoplasma celular, porque a energia ectoplásmica que realiza os fenômenos em causa não é passível de análise química. Só os espectrógrafos é que o detectam, sob forma de energia quântica.
32) Corporificação
corporifica veiculos ou aparêncais e desenvolve manifestações orientadas pelas mentes do emissor ou de outrem
33) Escala de materialidade
1- corpo biologico
2-ectoplasma
3-cordão de prata e corpo eterico
4-corpo astral
5-corpo mental
6-espirito (inconsciente )
(i. parte ) Ectoplasma:
[CBI] Sem comentário
1) SUBSTANCIA ainda pouco conhecida,que flui para fora do corpo humano do medium ectoplasta ( m. de efeitos físicos ), através da sua manipulação , seja pelo inconsciente ou por inteligencias externas encarnadas ou desencarnadas , ocorrem fenomenos de ordem superfísica, incluindo a materialização ou ectoplasmia que pode ser parcial ou completa.
[CBI] Não é substância. O ectoplasma celular é pasmagel, isto é, um outro estado de condensação da energia. O que produz o fenômeno é energia.
Imbassahy"
---
Colocação realizada :
Colocação: "Agora sei que instintivamente quando estamos com medo sempre preferimos a luz e não ficar no escuro, pois no nosso intimo acho que sabemos que a materialização não se concretiza, pois o ectoplasma é sensível a luz branca ou amarela, ou mesmo a luz do sol, por isto as visões são a noite e o refugio é sempre para perto da luz."
Explicação: "já haviamos visto aqui em um de nossos estudos passados que a luz do sol pode queimar o fluido; e aqui Dr. Carlos nos coloca que o ectoplasma tb é sensível à luz.branca, amarela, alaranjada ou azul e provavelmente sim, sabemos instintivamente procurar a luz quando algo nos incute receio ou medo.
Agora quanto a visões se darem somente à noite, daí fico eu em dúvida, pois entendo que quem "vê" o faz a qualquer tempo ou lugar, noite ou dia. Tem casos em que pessoas às vezes não distinguem encarnados e desencarnados , seja à luz do dia, seja à luz noturna."
Explicação02: "devemos distinguir entre a vidência (uma faculdade mediúnica) e a materialização (um fenômeno físico, também mediúnico). A gde diferença é que os fenômenos físicos são perceptíveis por todos, enquanto dos ditos intelectuais são de uma percepção mais própria do médium. A videncia pode ocorrer a qualquer tempo, já que depende quase que completamente da interação espírito/médium. É uma faculdade dificil de ser estudada e também vivenciada, já que as percepções variam extremamente."