Missionários da Luz

003 – Desenvolvimento Mediúnico

"(...)
_ Hoje, à noite - disse-me o devotado amigo - observará algumas demonstrações de desenvolvimento mediúnico.
(...)
Antes do ingresso dos companheiros encarnados, já era muito grande a movimentação. Número considerável de trabalhadores. Muito serviço de natureza espiritual.
Admirava as características dos socorros magnéticos, dispensados às entidades sofredoras, quando Alexandre acentuou:
_ Por enquanto, nossos esforços são mais frutíferos ao círculo dos desencarnados infelizes. As atividades beneficentes da casa concentram-se neles, em maior porção, porque os encarnados, mesmo aqueles que já se interessam pela prática espiritista, muito raramente se dispõem, com sinceridade, ao aproveitamento real dos valores legítimos de nossa cooperação.
E, depois de longa pausa, prosseguiu:
_ É muito lenta e difícil a transição, entre a animalidade grosseira e a espiritualidade superior. Nesse sentido, há sempre, entre os homens um oceano de palavras e algumas gotas de ação.
(...)
_ Alguns - explicou Alexandre - pretendem a psicografia, outros tentam a mediunidade de incorporação. Infelizmente, porém, quase todos confudem poderes psíquicos com funções fisiológicas. Acreditam no mecanismo absoluto da realização e esperam o progresso eventual e problemático, esquecidos de que toda edificação da alma requer disciplina, educação, esforço e perseverança. Mediunidade construtiva é a língua de fogo do Espírito Santo, luz divina para a qual é preciso conservar o pavio do amor cristão, o azeite da boa vontade pura. Sem a preparação necessária, a excursão dos que provocam o ingresso no reino invisível é, quase sempre, uma viagem nos círculos de sombra. Alcançam grandes sensações e esbarram nas perplexidades dolorosas. Fazem descobertas surpreendentes e acabam nas ansiedades e dúvidas sem fim. Ninguém pode trair a lei impunemente, e , para subir, Espírito algum dispensará o esforço de si mesmo, no aprimoramento íntimo...
(...) "

Para iniciarmos nosso debate, eis alguns questionamentos :

1) Já vimos que a mediunidade é uma faculdade. Qual, pois, seria a necessidade dos ensinamentos apresentados por Alexandre, através de André Luiz?
2) Qual a necessidade de nossa reforma íntima para o bom desempenho da mediunidade?
3) Como poderíamos distinguir um bom médium? Existe bons médiuns?
4) O que poderiamos considerar como "aproveitamento real dos valores legítimos da cooperação" do plano Espíritual?
5) O que seria confusão entre o poder psíquico e função fisiológica?
6) O que significaria, em termos de mediunidade e seu desenvolvimento, "toda edificação da alma requer disciplina, educação, esforço e perseverança"?
--------

2ª parte:

"(...)
_ Não, André. Não temos sob os olhos o espiroqueta de Schaudinn, nem qualquer nova forma siscetível de análise material por bacteriologistas humanos. São bacilos psiquícos da tortura sexual, produzidos pela sede febril de prazeres inferiores. O dicionário médico do mundo não os conhece e, na ausência de terminologia adequada aos seus conhecimentos , chamemos-lhes larvas, simplesmente. Têm sido cultivadas por este companheiro, não só pela incontinência no domínio das emoções próprias,
através de experiências sexuais variadas, senão tb pelo contacto com entidades grosseiras que o visitam com frequência...O pobrezinho ainda não pôde compreender que o corpo físico é apenas leve sombra do corpo perispiritual, não se capacitou de que a prudência, em matéria de sexo, é equilíbrio da vida e , recebendo as nossas advertências sobre a temperança, acredita ouvir remotas lições de aspecto dogmático, exclusivo, no exame da fé religiosa. A pretexto de aceitar o império da razão pura, na esfera lógica, admite que o sexo nada tem que ver com a espiritualidade, como se esta não fosse a existência em si... O erro de nosso amigo é o de todos os religiosos que supõem a alma absolutamente separada do corpo físico, quando todas as manifestações psicofísicas se derivam da influenciação espiritual.
(...)
_ Os alcóolicos - esclareceu Alexandre, com grave entonação aniquilavam-no vagarosamente. Você está analisando as anormalidades menores. Este companheiro permanece completamente desviado em seus centros de equilíbiro vital. Todo o sistema endocrino foi atingido pela atuação tóxica. Inultimente trabalha a medula para melhorar os valores da circulação. Em vão, esforçam-se os centros genitais para ordenar as funções que lhe são peculiares, porque o alcóol excessivo determina modificações deprimentes sobre a própria cromatina. Debalde trabalham os rins na excreçao dos elementos corrosivos, porque a ação perniciosa da substância em estudo anula diariamente grande número de nefrons. O pâncreas viciado, não atende com exatidão ao serviço de desintegração dos alimentos. Larvas destruidoras exterminam as células hepáticas. Profundas alterações modificam-lhe as disposições do sistema nervoso vegetativo e não fôssem as glândulas sudoríparas, tornar-se-ia talvez impossível a continuação da vida física.
(...)
_ Temos aqui uma pobre amiga desviada nos excessos de alimentação. Todas as glândulas e centros nervosos trabalham para atender as exigências do sistema digestivo. Descuidada de si mesma, caiu na glutonaria crassa, tornando-se presa de seres de baixa condições.
(...)
_ ... A mente encarnada engalanou-se com os valores intelectuais e fez o culto da razão pura, esquecendo-se de que a razão humana precisa de luz divina...
(...)
_ ... A maioria dos candidatos ao desenvolvimento dessa natureza, contudo, não se dispõe aos serviços preliminares de limpeza do vaso receptivo. Dividem, inexoravelmente , a matéria e o espírito, localizando-os em campos opostos, quando nós, estudantes da Verdade, ainda nãoi conseguimos identificar rigorosamente as fronteiras entre uma e outro, integrados na certeza de que toda a aorganização universal se baseia em vibrações puras...
(...)
_ Não, ANdré. Tenhamos calma. Estamos no serviço de evolução e adestramento. Nossos amigos não são rebeldes ou maus, em sentido voluntário. Estão espiritualmente desorientados e enfermos. Não podem transformar-se , dum momento para outro. Compete-nos, portanto, ajudá-los no caminho educativo.
(...) "

Assim, pergunta-se:
1) O que é centro(s) de equilíbrio vital?
2) qual a relação entre sexo e desenvolvimento mediúnico ou exercício mediúnico?
3) qual a relação entre bebidas alcóolicas e desenvolvimento mediúnico ou exercício mediúnico?
4) qual a relação entre alimentação e desenvolvimento mediúnico ou exercício mediúnico?
5) qual a relação entre fumo/drogas e desenvolvimento mediúnico ou exercício mediúnico?
6) e quem tem necessariamente que ingerir remédios para manutenção da saúde, como fica com relação ao desenvolvimento mediúnico?
7) Alguém poderia explicar o que é cromatina, nefrons, células hepáticas, esses termos técnicos de saúde e qual a correlação deles com o desenvolvimento mediúnico?

Conclusão

Muito conversamos sobre o desenvolvimento mediúnico, em síntese, de tudo que a gente conversou, salientamos algumas passagens que nos foi colocada que:
A mediunidade, embora tenha seu caráter fisiológico, necessita do aprimoramento moral, a fim de que possa ser de efetiva utilidade para a humanidade.
Para seu efetivo aprendizado e aperfeiçoamento necessitamos sempre estar a estudar, a nos conhecer, a nos melhorar, a sempre estar a indagar, realizando o trabalho amoroso para conosco e para com nosso próximo; sempre no processo de estudar, aprender, trabalhar de forma consciente das responsabilidades, com humildade .
Sendo "a mediunidade uma caracteristica intrinseca do espirito, imortal e por isto mesmo trabalhada nos seculos de nossa existencia, tornando se por isso mesmo precioso recurso para nossa melhoria, caso seja necessario numa determinada encarnacao. O corpo que "moldamos" na presente existencia pode ou não filtrar as condicoes mediunicas, pois para muitos em vez de ser instrumento de melhora poderia ser de perdicao. Haja visto muitos casos de mau uso que existem por ai afora, basta abrir um jornal e ver os anuncios dos irmaos que fazem mau uso de sua mediunidade (por exemplo). Como todos sabemos fora da caridade nao ha salvacao, ou seja, procuremos refrear a ansiedade natural de sabermos qual nossa mediunidade pois na verdade uma vez que e uma caracteristica do espirito ela so sera filtrada se for necessaria ao nosso progresso confiemos em DEUS que nao da pedras a quem pede pao.
"O médium tem por obrigação estudar muito,observar atentamente e cuidar da sua própria iluminação..."