A Gênese

117 – Teoria da presciência (2ª pte)

Estudo nº. 117-3

Capítulo XVI - Teoria da presciência - 2ª pte. (itens 7 a 12)


Teoria da presciência
(2ª parte)

7.- Muitas vezes, as pessoas dotadas da faculdade de prever, seja no estado de êxtase, seja no de sonambulismo, vêem os acontecimentos como que desenhados num quadro, o que também se poderia explicar pela fotografia do pensamento. Atravessando o pensamento o espaço, como os sons atravessam o ar, um sucesso que esteja no dos Espíritos que trabalham para que ele se dê, ou no dos homens cujos atos devam provocá-lo, pode formar uma imagem para o vidente; mas, como a sua realização pode ser apressada ou retardada por um concurso de circunstâncias, este último vê o fato, sem poder, todavia,
determinar o momento em que se dará. Não raro acontece que aquele pensamento não passa de um projeto, de um desejo, que se não concretizem em realidade, donde os freqüentes erros de fato e de data nas previsões. (Cap. XlV, nos 13 e seguintes.)
8. - Para compreendermos as coisas espirituais, isto é, para fazermos delas idéia tão clara como a que fazemos de uma paisagem que tenhamos ante os olhos, falta-nos em verdade um sentido, exatamente como ao cego de nascença falta um que lhe faculte compreender os efeitos da luz, das cores e da vista, sem o contacto. Daí se segue que somente por esforço da imaginação e por meio de comparações com coisas materiais que nos sejam familiares chegamos a consegui-lo. As coisas materiais, porém, não nos podem dar das coisas espirituais senão idéias muito imperfeitas, razão por que não se devem tomar ao pé da letra essas comparações e crer, por exemplo, que a extensão das faculdades perceptivas dos Espíritos depende da efetiva elevação deles, nem que eles precisem estar em cima de uma montanha ou acima das nuvens para abrangerem o tempo e o espaço.
Tal faculdade lhes é inerente ao estado de espiritualização, ou, se o preferirem, de desmaterialização. Quer isto dizer que a espiritualização produz um efeito que se pode comparar, se bem muito imperfeitamente, ao da visão de conjunto que tem o homem colocado sobre a montanha. Esta comparação objetivava simplesmente mostrar que acontecimentos pertencentes ainda, para uns, ao futuro, estão, para outros, ao presente e podem assim ser preditos, o que não implica que o efeito se produza de igual maneira. Para, portanto, gozar dessa percepção, não precisa o Espírito transportar-se a um ponto qualquer do espaço. Pode possuí-la em toda a sua plenitude aquele que na Terra se acha ao nosso lado, tanto quanto se achasse a mil léguas de distância, ao passo que nós nada vemos além do nosso horizonte visual. Não se operando a visão, nos Espíritos, do mesmo modo, nem com os mesmos elementos que no homem, muito diverso é o horizonte visual dos primeiros. Ora, é precisamente esse o sentido que nos falece para o concebermos. O Espírito, ao lado do encarnado, é como o vidente ao lado do cego.
9. - Devemos, além disso, ponderar que essa percepção não se limita ao que diz respeito à extensão; que ela abrange a penetração de todas as coisas. É, repetimo-lo, uma faculdade inerente e proporcionada ao estado de desmaterialização. A encarnação amortece-a sem, contudo, a anular completamente, porque a alma não fica encerrada no corpo como numa caixa.
O encarnado a possui, embora sempre em grau menor do que quando se acha completamente desprendido; é o que confere a certos homens um poder de penetração que a outros falece inteiramente; maior agudeza de visão moral; compreensão mais fácil das coisas extramateriais.
O Espírito encarnado não somente percebe, como também se lembra do que viu no estado de Espírito livre e essa lembrança é como um quadro que se lhe desenha na mente. Na encarnação, ele vê, mas vagamente, como através de um véu; no estado de liberdade, vê e concebe claramente. O princípio da visão não lhe é exterior, está nele; essa a razão por que não precisa da luz exterior. Por efeito do desenvolvimento moral, alarga-se o círculo das idéias e da concepção; por efeito da desmaterialização gradual do perispírito, este se purifica dos elementos grosseiros que lhe alteravam a delicadeza das percepções, o que torna fácil compreender-se que a ampliação de todas as faculdades acompanha o progresso do Espírito.
10. - O grau da extensão das faculdades do Espírito é que, na encarnação, o torna mais ou menos apto a conceber as coisas espirituais. Essa aptidão, todavia, não é corolário forçoso do desenvolvimento da inteligência; a ciência vulgar não a dá, tanto assim que há homens de grande saber tão cegos para as coisas espirituais, quanto outros o são para as coisas materiais; são-lhes refratários, porque não as compreendem, o que significa que ainda não progrediram em tal sentido, ao passo que outros, de instrução e inteligência vulgares, as aprendem com a maior facilidade, o que prova que já tinham de tais coisas uma intuição prévia. É, para estes, uma lembrança retrospectiva do que viram e souberam, quer na erraticidade, quer em suas existências anteriores, como alguns têm a intuição das línguas e das ciências de que já foram conhecedores.
11. - Quanto ao futuro do Espiritismo, os Espíritos, como se sabe, são unânimes em afirmar o seu triunfo próximo, a despeito dos obstáculos que lhe criem. Fácil lhes é essa previsão, primeiramente, porque a sua propagação é obra pessoal deles: concorrendo para o movimento, ou dirigindo-o, eles naturalmente sabem o que devem fazer; em segundo lugar, basta-lhes entrever um período de curta duração: vêem, nesse período, ao longo do caminho, os poderosos auxiliares que Deus lhe suscita e que não tardarão a manifestar-se.
Transportem-se os espíritas, embora sem serem Espíritos desencarnados, a trinta anos apenas para diante, ao seio da geração que surge; daí considerem o que se passa hoje com o Espiritismo; acompanhem-lhe a marcha progressiva e verão consumir-se em vãos esforços os que se crêem destinados a derrocá-lo. Verão que esses tais pouco a pouco desaparecem de cena e que, paralelamente, a árvore cresce e alonga cada dia mais as suas raízes.
12. - As mais das vezes, os acontecimentos vulgares da vida privada são conseqüência da maneira de proceder de cada um: este, de acordo com as suas capacidades, com a sua habilidade, com a sua perseverança, prudência e energia, terá êxito naquilo em que outro verá malogrados todos os seus esforços, por efeito da sua inaptidão, de sorte que se pode dizer que cada um é o artífice do seu próprio futuro, futuro que jamais se encontra sujeito a uma cega fatalidade, independente da sua personalidade. Conhecendo-se o caráter de um indivíduo, facilmente se lhe pode predizer a sorte que o espera no caminho por onde haja ele enveredado.


QUESTÕES PARA ESTUDO

a) Por que a visão de um acontecimento futuro não significa ser ele inevitável?

b) Como se explica a percepção dos acontecimentos futuros para um espírito desencarnado ser mais ampla do que para um encarnado?

c) Há correlação entre o desenvolvimento das faculdades espirituais e o da inteligência?

d) E entre os acontecimentos comuns da vida e o caráter de uma pessoa?

e) Por que os Espíritos prevêem o triunfo próximo do Espiritismo?

f) Os acontecimentos comuns da vida do espírito podem ser preditos?


Conclusão

Para compreendermos as coisas espirituais falta-nos, em verdade, um sentido, exatamente como ao cego de nascença falta um que lhe faculte compreender os efeitos da luz, das cores e da vista, sem o contacto. A espiritualização produz um efeito que se pode comparar, se bem muito imperfeitamente, ao da visão de conjunto que tem o homem colocado sobre a montanha. No entanto, para gozar dessa percepção, não precisa o espírito transportar-se a um ponto qualquer do espaço. É uma faculdade inerente e proporcionada ao estado de desmaterialização. A encarnação amortece-a sem, contudo, anulá-la completamente, porque a alma não fica encerrada no corpo como numa caixa. O encarnado a possui, embora sempre em grau menor do que quando se acha completamente desprendido.

QUESTÕES PROPOSTAS PARA ESTUDO

a) Por que a visão de um acontecimento futuro não significa ser ele inevitável?

R - Como vimos no estudo anterior, a presciência é a faculdade que os espíritos possuem de ver acontecimentos futuros, como que desenhados num quadro. Conforme também estudamos anteriormente, do pensamento resultam criações fluídicas que se refletem no perispírito, tomam corpo e irradiam-se no espaço, formando o que Kardec denominou "fotografia do pensamento". Estas imagens podem ser percebidas pelos espíritos, encarnados ou desencarnados. No entanto, do fato de alguém pensar em praticar determinado ato não resulta, necessariamente, que ele vá ocorrer. Muitas das vezes, a sua realização depende de circunstâncias outras que o apressam ou o retardam ou mesmo que o inviabilizam. Assim, nem sempre o que é visto significa, na realidade, um acontecimento futuro. Pode, simplesmente, representar o pensamento manifestado por alguém de um ato que, todavia, não chegará a se realizar.

b) Como se explica a percepção dos acontecimentos futuros para um espírito desencarnado ser mais ampla do que para um encarnado?

R - A presciência é uma faculdade inerente ao espírito. Enquanto desencarnado, ou seja, no estado de desmaterialização, o espírito exerce todas as suas faculdades mais amplamente, de modo mais livre, pois tem as suas percepções ampliadas, quando livre do embaraço da matéria densa. Sendo assim, como todas as faculdades do espírito, também a da presciência é exercida num grau maior quando o espírito se encontra fora do corpo físico, no estado de desencarnado, pois não tem a matéria ainda grosseira de que se constitui o nosso corpo físico a embaraçar suas percepções. Para gozá-la, não precisa o espírito transportar-se, pois, nele, a visão não se opera do mesmo modo que no homem, no qual é limitada ao horizonte visual do organismo físico.

c) Há correlação entre o desenvolvimento das faculdades espirituais e o da inteligência?

R - As aptidões espirituais não dependem do desenvolvimento da inteligência nem da aquisição de conhecimentos acerca das ciências terrenas. Prova disso é que há homens de grande saber no campo científico mas que ignoram as coisas espirituais, enquanto outros, de inteligência pouco desenvolvida, melhor compreendem estas questões, o que prova terem trazido uma intuição prévia a respeito. É, para estes, uma recordação do que viram e aprenderam em existências passadas ou no estado de erraticidade, do mesmo modo que há os que trazem a intuição de determinadas línguas ou de conhecimentos em outros campos.

d) E entre os acontecimentos comuns da vida e o caráter de uma pessoa?

R - Os acontecimentos comuns da vida privada podem, sim, refletir o caráter de uma pessoa, por força da atuação da lei de causa e efeito. O caráter é formado pelos valores morais conquistados pelo espírito, valores estes que serão o artífice de seu próprio destino.

e) Por que os Espíritos prevêem o triunfo próximo do Espiritismo?

R - Porque a sua propagação é obra pessoal deles, Espíritos, que o dirigem e podem antever o que lhe acontecerá, naturalmente, sabem o que fazer para o seu triunfo. Além disso, podem antever que, num curto período, Deus envia poderosos auxiliares, que se manifestarão neste sentido. Apesar dos obstáculos que lhe são criados por seus opositores, o progresso que o Espiritismo já há alcançado é inegável, levando à conclusão de que os esforços para derrubá-lo resultarão inúteis, pois "a árvore cresce e alonga cada dia maus as suas raízes", explica Kardec.

f) Os acontecimentos comuns da vida do espírito podem ser preditos?

R - Os acontecimentos comuns da vida do espírito, geralmente, são conseqüências da maneira de proceder de cada um. Como salienta Kardec, o futuro de uma pessoa não se encontra sujeito a uma fatalidade cega, que independe de sua personalidade. Os acontecimentos comuns da vida estão diretamente relacionados com o caráter da pessoa, com as conquistas morais que haja alcançado, pois cada um é o artífice de seu futuro. Conhecendo-se o seu caráter, pode-se prever muito do que acontecerá. "Conhecendo-se o caráter de um indivíduo, facilmente se lhe pode predizer a sorte que o espera no caminho por onde haja ele enveredado", conclui o Codificador.