A Gênese

119 – Ninguém é profeta em sua terra (ítens 1 e 2)

Ninguém é prefeta em sua terra


1.- Tendo vindo à sua terra natal, instruía-os nas sinagogas, de sorte que, tomados de espanto, diziam:
Donde lhe vieram essa sabedoria e esses milagres? - Não é o filho daquele carpinteiro? Não se chama
Maria, sua mãe, e seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? Suas irmãs não se acham todas entre nós?
Donde então lhe vêm todas essas coisas? - E assim faziam dele objeto de escândalo. Mas, Jesus lhes
disse: Um profeta só não é honrado em sua terra e na sua casa. - E não fez lá muitos milagres devido à
incredulidade deles. (S. Mateus, cap. XIII, vv. 54-58.)

2.- Enunciou Jesus dessa forma uma verdade que se tornou provérbio, que é de todos os tempos e à qual se poderia dar
maior amplitude, dizendo que ninguém é profeta em vida.

Na linguagem usual, essa máxima se aplica ao crédito de que alguém goza entre os seus e entre aqueles em cujo seio
vive, à confiança que lhes inspira pela superioridade do saber e da inteligência. Se ela sofre exceções, são raras estas e,
em nenhum caso, absolutas. O princípio de tal verdade reside numa consequência natural da fraqueza humana e pode
explicar-se deste modo:

O hábito de se verem desde a infância, em todas as circunstâncias ordinárias da vida, estabelece entre os homens uma
espécie de igualdade material que, muitas vezes, faz que a maioria deles se negue a reconhecer superioridade moral num
de quem foram companheiros ou comensais, que saiu do mesmo meio que eles e cujas primeiras fraquezas todos testemunharam. Sofre-lhes o orgulho com o terem de reconhecer o ascendente do outro. Quem quer que se eleve acima
do nível comum está sempre em luta com o ciúme e a inveja. Os que se sentem incapazes de chegar à altura em que
aquele se encontra esforçam-se para rebaixá-lo, por meio da difamação, da maledicência e da calúnia; tanto mais forte
gritam, quanto menores se acham, crendo que se engrandecem e o eclipsam pelo arruído que promovem. Tal foi e será
a História da Humanidade, enquanto os homens não houverem compreendido a sua natureza espiritual e alargado seu
horizonte moral. Por aí se vê que semelhante preconceito é próprio dos espíritos acanhados e vulgares, que tomam suas personalidades por ponto de aferição de tudo.

Doutro lado, toda gente, em geral, faz dos homens apenas conhecidos pelo espírito um ideal que cresce à medida que os tempos e os lugares se vão distanciando. Eles são como que despojados de todo cunho de humanidade; parece que não
devem ter falado, nem sentido como os demais; que a linguagem de que usaram e seus pensamentos hão de ter ressoado
constantemente no diapasão da sublimidade, sem se lembrarem, os que tal imaginam, que o espírito não poderia permanecer constantemente em estado de tensão e de perpétua superexcitação. No contacto da vida privada, vê-se por demais que o
homem material em nada se distingue do vulgo. O homem corpóreo, que os sentidos humanos percebem, quase que apaga
o homem espiritual, do qual somente o espírito se percebe. De longe, apenas se vêem os relâmpagos do gênio; de perto,
vêem-se as paradas do espírito.

Depois da morte, nenhuma comparação mais sendo possível, unicamente o homem espiritual subsiste e tanto maior parece, quanto mais longínqua se torna a lembrança do homem corporal. É por isso que aqueles cuja passagem pela Terra se
assinalou por obras de real valor são mais apreciados depois de mortos do que quando vivos. São julgados com mais imparcialidade, porque, já tendo desaparecido os invejosos e os ciosos, cessaram os antagonismos pessoais. A posteridade
é juiz desinteressado no apreciar a obra do espírito; aceita-a sem entusiasmo cego, se é boa, e a rejeita sem rancor, se
é má, abstraindo da individualidade que a produziu.

Tanto menos podia Jesus escapar às conseqüências deste princípio, inerente à natureza humana, quanto pouco esclarecido
era o meio em que ele vivia, meio esse constituído de criaturas votadas inteiramente à vida material. Nele, seus compatriotas apenas viam o filho do carpinteiro, o irmão de homens tão ignorantes quanto ele e, assim sendo, não percebiam o que lhe
dava superioridade e o investia do direito de os censurar. Verificando então que a sua palavra tinha menos autoridade sobre
os seus, que o desprezavam, do que sobre os estranhos, preferiu ir pregar para os que o escutavam e aos quais inspirava simpatia.

Pode-se fazer idéia dos sentimentos que para com ele nutriam os que lhe eram aparentados, pelo fato de que seus próprios irmãos, acompanhados de sua mãe, foram a uma reunião onde ele se encontrava, para dele se apoderarem, dizendo que
perdera o juízo. (S. Marcos, cap. III, vv. 20, 21 e 31 a 35. - O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIV.)

Assim, de um lado, os sacerdotes e os fariseus o acusavam de obrar pelo demônio; de outro, era tachado de louco pelos
seus parentes mais próximos. Não é o que se dá em nossos dias com relação aos espíritas? E deverão estes queixar-se
de que os seus concidadãos não os tratem melhor do que os de Jesus o tratavam? O que há de estranhável é que, no
século dezenove e no seio de nações civilizadas, se dê o que, há dois mil anos, nada tinha de espantoso, por parte de
um povo ignorante.


QUESTÕES PARA ESTUDO

a) Segundo Kardec, como podemos entender a seguinte frase de Jesus: "Um profeta só não é honrado em sua terra e
na sua casa"?

b) Por a aceitação dos ensinamentos de um espírito é maior à medida que nos afastamos da época de sua passagem
pela Terra?

c) Por que Jesus preferia pregar e fazer milagres fora de sua terra natal?

Conclusão

C O N C L U S Ã O

A fraqueza e o orgulho humanos fazem do hábito da convivência nas circunstâncias ordinárias da vida uma espécie de igualdade material entre todos, fazendo com que o homem se negue a reconhecer superioridade moral num de quem seja seu contemporâneo. O orgulho o impede de reconhecer o ascendente do outro. Quem quer que se eleve acima do nível comum está sempre em luta com o ciúme e a inveja. O mesmo aconteceu com Jesus. Seus compatriotas apenas viam o filho do carpinteiro, o irmão de homens tão ignorantes quanto eles e, assim, não percebiam o que lhe dava superioridade e o investia do direito de os censurar.
QUESTÕES PROPOSTAS PARA ESTUDO

a) Segundo Kardec, como podemos entender a seguinte frase de Jesus: "Um profeta só não é honrado em sua terra e na sua casa"?

R - Jesus quis anunciar que a fraqueza e o orgulho humanos não permitem que se reconheça valor àquele com quem se convive. A convivência da vida física estabelece uma igualdade material entre os homens, não lhes permitindo perceber as diferenças morais entre eles. Como explica Kardec, quem quer que se eleve acima da média dos demais padece do ciúme e da inveja destes, cujo orgulho lhes impede reconhecer a superioridade moral do outro. Os que se sentem incapazes de se igualarem àquele que lhes está acima, procuram rebaixá-lo, por meio da difamação, da maledicência e da calúnia, prossegue o Codificador. Por isso, os compatriotas de Jesus não lhe reconheciam a condição de profeta, termo usado à época para designar os que eram dotados de dons espirituais. Ao invés de lhe honrarem, dedicaram-lhe a incredulidade, pondo em dúvida os seus ensinamentos.

b) Por que a aceitação dos ensinamentos de um espírito é maior à medida que nos afastamos da época de sua passagem pela Terra?

R - Com a morte física, não mais é possível a comparação entre os homens, prevalecendo os valores espirituais sobre os materiais. O contato na vida terrena faz com que um espírito elevado pouco se distinga do homem comum. Quanto mais longe fica a lembrança do homem corpóreo, mais aparecem os atributos do espírito, pois, distanciando-se dos que estão na vida material, nenhuma comparação com estes é possível, não mais despertando os sentimentos de inveja e de ciúme. Sua passagem pela Terra é avaliada com mais imparcialidade. É por isso que aqueles que marcaram sua passagem pela Terra por obras de real valor são mais apreciados depois de mortos do que quando vivos. O tempo torna-se o juiz das obras do espírito.

c) Por que Jesus preferia pregar e fazer milagres fora de sua terra natal?

R - Nem mesmo Jesus escapou dessa tendência humana. Conforme a narrativa evangélica, o povo de sua terra, voltado inteiramente para a vida material, via em Jesus, simplesmente, o filho de um carpinteiro, irmão de homens tão ignorantes quanto imaginavam que ele fosse. Não eram capazes de perceber a superioridade espiritual que o investia de autoridade para lhes ensinar. Vendo que sua palavra tinha menos autoridade sobre os seus, que a desprezavam, do que sobre os estranhos, Jesus preferiu ir pregar para os que o escutavam e aos quais inspirava simpatia.

d) Como Jesus era visto por seus parentes e pelos sacerdotes da época?

R - Como relata o texto evangélico, seus próprios familiares não lhe reconheciam a superioridade espiritual, ao ponto de irem buscá-lo numa sinagoga em que pregava, dizendo ter ele "perdido o juízo" e taxando-o de louco. Por outro lado, os sacerdotes e os fariseus consideravam suas obras coisa do demônio. Kardec faz uma analogia dessa situação com as dos espíritas da época, mesmo decorridos dezenove séculos da passagem do Cristo.