A Gênese

048 – Período primário (itens 19 a 21)


Estudo nº. 048-4

Capítulo VII - Esboço geológico da Terra

Tema: Período primário (itens 19 a 21)
Período primário

19. - O primeiro efeito do resfriamento foi a solidificação da superfície exterior da massa em fusão e a formação aí de uma crosta resistente que, delgada a princípio, gradativamente se espessou. Essa crosta constitui a pedra chamada granito, de extrema dureza, assim denominada pelo seu aspecto granuloso. Nela se distinguem três substâncias principais: o feldspato, o quartzo ou cristal de rocha e a mica. Esta última tem brilho metálico, embora não seja um metal.
A camada granítica foi, pois, a primeira que se formou no globo, é a que o envolve por completo, constituindo de certo modo o seu arcabouço ósseo. É o produto direto da consolidação da matéria fundida. Sobre ela e nas cavidades que apresentava a sua superfície torturada foi que se depositaram sucessivamente as camadas dos outros terrenos, posteriormente formados. O que a distingue destes últimos é a ausência de toda e qualquer estratificação; quer dizer: ela forma uma massa compacta e uniforme em toda a sua espessura, que não é disposta em camadas. A efervescência da matéria incandescente havia de produzir nela numerosas e profundas fendas, pelas quais essa mesma matéria extravasava.
20. - O efeito seguinte do resfriamento foi a liquefação de algumas matérias contidas no ar em estado de vapor, as quais se precipitaram na superfície do solo. Houve então chuvas e lagos de enxofre e de betume, verdadeiros regatos de ferro, cobre, chumbo e outros metais fundidos. Infiltrando-se pelas fissuras, essas matérias constituíram os veios e filões metálicos.
Sob o influxo desses diversos agentes, a superfície granítica experimentou várias decomposições. Produziram-se misturas, que formaram os terrenos primitivos propriamente ditos, distintos da rocha granítica, mas em massas confusas e sem estratificação regular.
Vieram, a seguir, as águas que, caindo sobre um solo ardente, se vaporizavam de novo, recaíam em chuvas torrenciais e assim sucessivamente, até que a temperatura lhes facultou permanecerem no solo em estado líquido.
É a formação dos terrenos graníticos que dá começo à série dos períodos geológicos, aos quais conviria se acrescentasse o do estado primitivo, de incandescência do globo.
21. - Tal o aspecto do primeiro período, verdadeiro caos de todos os elementos confundidos, à procura de estabilização, período em que nenhum ser vivo podia existir. Por isso mesmo, um de seus caracteres distintivos, em geologia, é a ausência de qualquer vestígio de vida vegetal ou animal. Impossível se torna assinar duração determinada a esse período, do mesmo modo que aos que se lhe seguiram. Mas, dado o tempo que se faz mister para que uma bola de ferro de determinado volume, aquecida até a incandescência, se resfrie na superfície, ao ponto de permitir que uma gota dágua possa sobre ela permanecer em estado liquido, calculou-se que, se essa bola tivesse o tamanho da Terra, necessários seriam mais de um milhão de anos.

Nota - Atualmente, estima-se em 500 milhões de anos o intervalo de tempo que foi necessário ao resfriamento e solidificação da crosta terrestre. (Nota de autoria de Cláudio Lirange Zanatta, extraída da edição de A Gênese, publicada pela Editora CELD)

QUESTÕES PARA ESTUDO

a) Quais as principais características da camada formada durante o período primário?

b) Que papel importante essa camada granítica desempenha na formação do solo da Terra?

c) Qual a importância desse período para a formação dos mares e oceanos?

d) Durante o período primário, existia vida na Terra?


Conclusão

Centro Virtual de Divulgação e Estudo
do Espiritismo - CVDEE

Estudando"A Gênese", de Allan Kardec

Estudo nº. 048-4

Capítulo VII - Esboço geológico da Terra

Tema: Período primário (itens 19 a 21)

C O N C L U S Ã O

O resfriamento da massa incandescente que originou a Terra provocou a solidificação da sua superfície externa, formando uma crosta resistente e homogênea, que deu origem à pedra chamada granito. Atualmente, estima-se que esse resfriamento e a consequente consolidação da crosta terrestre tenha consumido o tempo de 500 milhões de anos para se concretizar. Essa camada granítica foi a primeira que se formou no globo e o envolve por completo, constituindo-se numa espécie de seu esqueleto. Sobre ela e nas cavidades que a sua superfície apresentava foram depositadas, sucessivamente, as demais camadas posteriormente formadas. Neste período, também, o resfriamento da massa formadora da Terra permitiu a permanência das águas evaporadas que se precipitavam sobre o solo até então formado.

QUESTÕES PROPOSTAS PARA ESTUDO

a) Quais as principais características da camada formada durante o período primário?

R - A camada formada durante o período primário tem como uma de suas principais características a homogeneidade. Foi a primeira que se formou no globo. É uma camada que se formou pela solidificação da superfície, ocasionada pelo resfriamento da massa em fusão. De fina espessura, no início, foi engrossando gradativamente, formando a rocha denominada “granito”, de extrema dureza e assim denominada por seu aspecto granuloso. Distingue-se das demais camadas geológicas por formar uma massa compacta e uniforme em toda a sua espessura, não podendo ser estratificada. Nela encontram-se três substâncias principais: o feldspato, o quartzo ou cristal de rocha e a mica.

b) Que papel importante essa camada granítica desempenha na formação do solo da Terra?

R - Essa camada granítica desempenha um papel de grande importância na estrutura do solo da Terra. Sendo a primeira que se formou no globo, serviu, dessa forma, de base para as camadas que se seguiram e que sobre ela se acomodaram. Funciona como o alicerce da crosta terrestre, envolvendo-a por completo e se constituindo numa espécie de estrutura óssea do solo, seu verdadeiro esqueleto.

c) Qual a importância desse período para a formação dos mares e oceanos?

R - Algumas matérias contidas no ar, em estado de vapor, liquefaziam-se e caíam sobre o solo em formação. Como a temperatura deste era ainda muito elevada, as águas caídas se evaporavam, tornando a cair mais tarde e novamente se evaporando, num processo repetitivo. Foi no período primário que o resfriamento do solo permitiu que as águas caídas não mais se evaporassem com a mesma intensidade, possibilitando, assim, que permanecessem no solo, em estado líquido. Dava-se início, dessa maneira, à formação dos mares e dos oceanos.

d) Durante o período primário, existia vida na Terra?

R – No período primário, o planeta apresentava um aspecto ainda confuso, com todos os seus elementos em busca de estabilização. Em consequência, as condições não eram propícias à vida, não encontrando o Geologia qualquer vestígio da existência de vida vegetal ou animal neste período.