A Gênese

098 – Aparições - Transfigurações (itens 35 a 39)

.- O espírito pode, em certos casos, por ato de vontade, tornar o perispírito visível para nós, através de uma
modificação molecular. É assim que se produzem as aparições. Conforme o grau de condensação do fluido perispirítico,
a aparição pode ser vaga e vaporosa ou mais nitidamente definida ou, ainda, com todas as aparências da matéria
tangível. Pode, mesmo, chegar, até, à tangibilidade real, ao ponto de o observador se enganar com relação à natureza
do ser que tem diante de si.

2.- São freqüentes as aparições vaporosas, forma sob a qual muitos indivíduos, depois de terem morrido, se apresentam
às pessoas que lhes são afeiçoadas. As aparições tangíveis são mais raras, se bem haja delas numerosíssimos casos, perfeitamente autenticados. Se o Espírito quer dar-se a conhecer, imprime ao seu envoltório todos os sinais exteriores
que tinha quando vivo.

3.- É de se notar que as aparições tangíveis só têm da matéria carnal as aparências, não podendo ter dela as qualidades.
Formam-se instantaneamente e instantaneamente desaparecem ou se evaporam pela desagregação das moléculas
fluídicas . Os seres que se apresentam nessas condições não nascem, nem morrem, como os outros homens. São
vistos e deixam de ser vistos, sem que se saiba donde vêm, como vieram, nem para onde vão. Ninguém os poderia
matar, nem prender, nem encarcerar, visto carecerem de corpo carnal. Atingiriam o vácuo os golpes que se lhes
desferissem.
.
4.- Tal o caráter dos agêneres, com os quais se pode confabular, sem suspeitar de que eles o sejam, mas que não
demoram longo tempo entre os humanos. Denotam, sempre, em suas atitudes, qualquer coisa de estranho e de insólito
que deriva ao mesmo tempo da materialidade e da espiritualidade. O olhar é, simultaneamente, vaporoso, brilhante e
carece da nitidez; a linguagem, breve e quase sempre sentenciosa. Causa uma sensação singular e indefinível de
surpresa, que inspira uma espécie de temor.

5.- Sendo o mesmo o perispírito nos encarnados e nos desencarnados, um espírito encarnado, por efeito idêntico, pode,
num momento de liberdade, aparecer em ponto diverso do em que repousa seu corpo, com os traços que lhe são
habituais e com todos os sinais de sua identidade, fenômeno que deu lugar à crença nos homens duplos.

6.- Um efeito peculiar aos fenômenos dessa espécie consiste em que as aparições vaporosas e, mesmo, tangíveis, não
são perceptíveis a toda gente, indistintamente. Os espíritos só se mostram quando o querem e a quem o querem. Um
espírito, pois, pode aparecer, numa assembléia, a um ou a muitos dos presentes e não ser visto pelos demais. Dá-se
isso, porque as percepções desse gênero não se dão por intermédio da vista carnal, mas da vista espiritual, que nem
todos a possuem. Pode ocorrem, também, pela só vontade do Espírito, dela ser retirada àquele a quem ele não queira
se mostrar, como pode dá-la a quem queira aparecer, momentaneamente.
.
7.- À condensação do fluido perispirítico nas aparições, indo mesmo até à tangibilidade, faltam as propriedades da
matéria ordinária. Se tal não se desse, as aparições seriam perceptíveis pelos olhos do corpo e, então, todas as pessoas presentes as perceberiam.

8.- Podendo o Espírito operar transformações na contextura do seu envoltório perispirítico e irradiando-se esse envoltório
em torno do corpo qual atmosfera fluídica, pode produzir-se na superfície mesma do corpo um fenômeno análogo ao das aparições. Pode a imagem real do corpo apagar-se mais ou menos completamente, sob a camada fluídica, assumindo
outra aparência, tomando outra expressão. Assim se operam as transfigurações, que refletem sempre qualidades e
sentimentos predominantes no espírito.

9.- A transfiguração, portanto, resulta de uma transformação fluídica. É uma espécie de aparição perispirítica, que se
produz sobre o próprio corpo do vivo e, algumas vezes, no momento da morte, em lugar de se produzir ao longe, como
nas aparições propriamente ditas. Ao contrário das aparições puramente fluídicas, as transfigurações, geralmente, são perceptíveis por todos e com os olhos do corpo, por se basearem na matéria carnal visível, ao passo que, nas aparições,
não há matéria tangível.


QUESTÕES PARA ESTUDO

a) Como ocorre o fenômeno das aparições?

b) De que modo pode se manifestar uma aparição?

c) O que são agêneres?

d) Quais as suas principais caracterísiticas?

e) As aparições são sempre percebidas por todos? Por quê?

f) O que são transfigurações?

g) Como se opera o fenômeno da transriguração?


Conclusão

C O N C L U S Ã O

O espírito pode, em certos casos, por ato de vontade e mediante uma modificação molecular em seu perispírito, tornar-se visível, fenômeno conhecido como aparição. Esta condensação fluídica pode se dar em vários graus, produzindo desde uma aparição vaga e vaporosa até uma aparição tangível, que são os denominados agêneres. Processo análogo pode se dar com o espírito encarnado, através de transformações na camada fluídica perispiritual que envolve o seu corpo físico, modificando sua aparência. É o fenômeno denominado transfiguração.
QUESTÕES PROPOSTAS PARA ESTUDO

a) Como ocorre o fenômeno das aparições?

R - O fenômeno das aparições ocorre mediante a modificação molecular do perispírito, por ato de vontade do espírito, que o condensa, ao ponto de torná-lo, momentaneamente, visível a quem queira se mostrar. Esta condensação se explica por ser o perispírito formado de substância etérea, plasticizada, adaptável conforme o psiquismo do espírito. Trata-se de mecanismo semelhante ao que acontece com o vapor que, quando muito rarefeito, é invisível, mas que se torna visível, quando condensado.

b) De que modo pode se manifestar uma aparição?

R - As aparições podem se manifestar sob variadas formas, conforme o grau condensação do fluido perispiritual. Podem se dar de maneira vaga e vaporosa, mais nitidamente definida ou com todas as aparências da matéria tangível. Pode, ainda, chegar
à tangibilidade real, confundindo-se o espírito com um encarnado. São freqüentes as aparições vaporosas, forma sob a qual manifestam-se às pessoas que lhes são afeiçoadas os espíritos desencarnados. As aparições tangíveis, embora haja numerosos exemplos, são mais raras. Quando o espírito deseja ser reconhecido, imprime ao seu envoltório perispirítico as características exteriores que tinha quando encarnado.

c) O que são agêneres?

R - Agênere é uma das formas pelas quais se pode manifestar o fenômeno de aparição. É uma aparição tangível, estado de que podem se revestir certos espíritos, temporariamente, assumindo as formas de uma pessoa encarnada, ao ponto de produzirem completa ilusão àqueles a quem aparecem.

d) Quais as suas principais características?

R - Os agêneres somente têm da matéria carnal a aparência. Pela sua natureza fluídica, não podem ter a coesão da matéria, porque, em realidade, não há neles carne. Formam-se instantaneamente e desaparecem do mesmo modo. Como que se evaporam pela desagregação das moléculas fluídicas. Não nascem nem morrem, como os outros homens. São vistos e deixam de ser vistos, sem que se saiba donde vêm, como vieram nem para onde vão. Ninguém os poderia matar, nem prender, nem encarcerar, visto carecerem de corpo carnal. Atingiriam o vácuo os golpes que se lhes desferissem. Pode-se falar com eles, sem que se suspeite de que o sejam.

Segundo Kardec, denotam em suas atitudes qualquer coisa de estranho e de insólito, que deriva ao mesmo tempo da materialidade e da espiritualidade. Neles, o olhar é simultaneamente vaporoso e brilhante, carecendo da nitidez do olhar humano. Sua linguagem, é breve e quase sempre sentenciosa, nada tendo do brilho e da volubilidade da linguagem humana. Ao se aproximarem, causam uma sensação singular e indefinível de surpresa, conclui o Codificador.

e) As aparições são sempre percebidas por todos? Por quê?

R - As aparições, tanto as vaporosas quanto as tangíveis, não são perceptíveis, indistintamente, a todos, porque a sua percepção se dá através da vista espiritual, faculdade de que nem todos são dotados no mesmo grau. Além disso, pode o espírito dá-la a quem não a tenha ou retirá-la de que a tem, dependendo de sua vontade em se mostrar ou não a uns ou a todos. Dessa forma, um espírito pode aparecer numa reunião de várias pessoas e tornar-se visto a uns e não a outros. Faltam ao fluido perispirítico condensado as propriedades da matéria. Caso contrário, tornar-se-iam perceptíveis aos olhos do corpo, podendo ser visto por todos os que se encontrem no local da aparição.

f) O que são transfigurações?

R - Transfigurações são o fenômeno pelo qual o espírito encarnado produz uma modificação na aparência de seu corpo físico, mais comumente no rosto.

g) Como se opera o fenômeno da transfiguração?

R - Irradiando o perispírito em torno do corpo físico, forma uma camada fluídica em volta dele. Assim, pode o espírito, mediante a modificação desta camada fluídica, operar uma transformação na contextura do seu envoltório perispirítico, que vais se refletir na imagem real do corpo, assumindo outra aparência. É uma espécie de aparição do espírito sobre o próprio corpo, com outra aparência. Como se processa com base na matéria carnal, é percebida com os olhos do corpo, sendo, pois, visível por todos. Resulta, portanto, de uma transformação fluídica, uma espécie de aparição perispirítica, que se produz sobre o próprio corpo físico e, algumas vezes, no momento da morte. Diferente das aparições, a transfiguração é perceptível pelos olhos do corpo e, em conseqüência, por todos os presentes. O caso mais notável de transfiguração é o do episódio ocorrido no Monte Tabor, narrado no Evangelho, em que Jesus apareceu, transfigurado, a Pedro, Tiago e João, tendo "o rosto resplandecente como o sol e suas vestes brancas como a luz".