A Gênese

091 – Elementos fluídicos (itens 1 a 6)

R E S U M O


1.- A ciência resolveu a questão dos milagres que derivam do elemento material, explicando-os ou demonstrando a sua impossibilidade, em face das leis que regem a matéria. Os fenômenos em que prepondera o elemento espiritual, porém,
não podendo ser explicados unicamente por meio dessas leis, escapam às investigações da ciência, permanecendo
com a aparência do maravilhoso. É, pois, nas leis que regem a vida espiritual que se pode encontrar a explicação dos chamados milagres dessa categoria.

2 - O fluido cósmico universal é a matéria elementar primitiva, cujas modificações e transformações constituem a
inumerável variedade dos corpos da Natureza (Cap. X). Como princípio elementar do Universo, ele assume dois estados
distintos: o de eterização ou imponderabilidade, que se pode considerar o primitivo estado normal e o de materialização
ou de ponderabilidade, que é, de certa maneira, consecutivo àquele. O ponto intermédio é o da transformação do fluido
em matéria tangível. Mas, ainda aí, não há transição brusca, pois podem se considerar os nossos fluidos imponderáveis
como termo médio entre os dois estados (Cap. IV, nºs 10 e seguintes).

3.- Cada um desses dois estados dá lugar a fenômenos especiais: no estado de materialização ou de ponderabilidade,
a fenômenos materiais, de alçada da ciência; no estado de eterização ou de imponderabilidade, a fenômenos do mundo
invisível, chamados espirituais ou psíquicos, que são atribuições do Espiritismo. Como a vida espiritual e a corporal
encontram-se incessantemente em contato, os fenômenos das duas categorias, muitas vezes, produzem-se
simultaneamente. No estado de encarnação, o homem somente pode perceber os fenômenos psíquicos que se
prendem à vida corpórea. Os do domínio espiritual escapam aos sentidos materiais e só podem ser percebidos no
estado de espírito.

4.- No estado de eterização, o fluido cósmico não é uniforme, sofrendo modificações, em gênero, tão variadas e mais
numerosas talvez do que no estado de matéria tangível. Essas modificações constituem fluidos distintos que, embora procedentes do mesmo princípio, são dotados de propriedades especiais e dão lugar aos fenômenos peculiares ao
mundo invisível. Estes fluidos têm para os Espíritos, que também são fluídicos, uma aparência tão material, quanto a
dos objetos tangíveis para os encarnados e são, para eles, o que são para nós as substâncias do mundo terrestre.
Dependendo de sua evolução, eles os elaboram e combinam para produzirem determinados efeitos, como fazem os
homens com os seus materiais, ainda que por processos diferentes.

5.- Os elementos fluídicos do mundo espiritual escapam à percepção dos nossos sentidos, feitos para perceberem a
matéria tangível e não a matéria etérea. Mas, entre tais fluidos, há os tão intimamente ligados à vida corporal, que, de
certa forma, pertencem ao meio terreno. Em falta de observação direta, seus efeitos podem se observar como se
observam os do fluido do imã, que jamais se viu. É essencial esse estudo, porque está nele a chave de uma imensidade de fenômenos que não se consegue explicar unicamente com as leis da matéria.

6.- A pureza absoluta é o ponto de partida do fluido universal, sendo o ponto oposto o em que ele se transforma em
matéria tangível. Entre esses dois extremos, dão-se inúmeras transformações, mais ou menos aproximadas de um e
de outro. Os fluidos mais próximos da materialidade, os menos puros, conseguintemente, compõem o que se pode
chamar a atmosfera espiritual da Terra. Por muito sutis e impalpáveis que nos sejam esses fluidos, não deixam por
isso de ser de natureza grosseira, em comparação com os fluidos etéreos das regiões superiores.

7.- Quem conhece a constituição íntima da matéria tangível? Ela talvez somente seja compacta em relação aos
nossos sentidos. Tendo por elemento primitivo o fluído cósmico etéreo, há de ser possível que a matéria tangível,
desagregando-se, volte ao estado de eterização, do mesmo modo que o diamante, o mais duro dos corpos, pode se
volatilizar em gás impalpável. Na realidade, a solidificação da matéria não é mais do que um estado transitório do fluido
universal, que pode volver ao seu estado primitivo, quando deixam de existir as condições de coesão.
8.- Quem sabe mesmo se, no estado de tangibilidade, a matéria não é suscetível de adquirir uma espécie de eterização
que lhe daria propriedades particulares? Certos fenômenos, que parecem autênticos, tenderiam a fazer supô-lo. Ainda
não conhecemos senão as fronteiras do mundo invisível. O porvir, sem dúvida, nos reserva o conhecimento de novas
leis, que nos permitirão compreender o que se nos conserva em mistério.


QUESTÕES PARA ESTUDO

a) Por que os fenômenos em que prepondera o elemento espiritual ainda são comumente considerados milagres?

b) Como podemos definir o fluido cósmico universal?

c) Em que estados ele pode se apresentar e a que tipo de fenômenos cada um deles dá lugar?

d) Que tipos de transformações pode sofrer o fluido cósmico universal?

e) Como podemos definir o fluido espiritual e como os espíritos atuam sobre ele?

f) O fluido cósmico universal é o mesmo em todos os mundos que constituem o Universo?

g) Pode a matéria ponderável retornar ao estado fluídico original?



Conclusão

C O N C L U S Ã O

A ciência terrena resolveu a questão dos milagres que derivam do elemento material. Os fenômenos em que prepondera o
elemento espiritual, porém, não podem ser explicados unicamente por meio das leis que regem a matéria. É nas leis que regem a vida espiritual que se pode encontrar a explicação dos chamados "milagres" dessa categoria. O fluido cósmico universal é a matéria elementar primitiva, cujas modificações e transformações constituem a inumerável variedade dos corpos da Natureza. Os elementos fluídicos do mundo espiritual escapam à percepção dos nossos sentidos, não sendo estudados pela ciência comum. Cabe ao Espiritismo o seu estudo, pois é ele fundamental à compreensão de uma série de fenômenos, inclusive o mediúnico.
QUESTÕES PROPOSTAS PARA ESTUDO

a) Por que os fenômenos em que prepondera o elemento espiritual ainda são comumente considerados
milagres?

R - Porque a ciência terrena explica apenas os fenômenos considerados milagrosos que derivam do elemento material, ou seja, aqueles cujas causas são encontradas nas leis que regem a matéria. Como os fenômenos em que prepondera o elemento espiritual não podem ser explicados unicamente por estas leis, as investigações da ciência não os alcançam. Permanecem, assim, esses fenômenos, com os caracteres aparentes de milagrosos. Somente através das leis que regem a vida espiritual
é que se pode encontrar explicação para tais fenômenos.

b) Como podemos definir o fluido cósmico universal?

R - O fluido cósmico universal é a matéria em seu estado elementar primitivo. É através das modificações e transformações por ele sofridas que vamos encontrar a inumerável variedade dos corpos existentes na Natureza.

c) Em que estados ele pode se apresentar e a que tipo de fenômenos cada um deles dá lugar?

R - O fluido cósmico universal pode se apresentar sob dois estados distintos: o de eterização ou imponderabilidade, que se pode considerar o seu primitivo estado normal e o de materialização ou de ponderabilidade, derivado e consecutivo àquele. Entre estes dois estados, passa por transformações que dão origem à matéria tangível, apresentando-se como fluidos imponderáveis, que podem ser considerados ponto intermediário entre os dois estados.

No estado de materialização ou de ponderabilidade, dá lugar aos fenômenos do mundo visível, chamados fenômenos materiais, que são da alçada da ciência terrena; no estado de eterização ou de imponderabilidade, dá lugar aos fenômenos espirituais ou psíquicos, porque referentes à existência dos espíritos, cuja investigação cabe ao Espiritismo. Como a vida espiritual e a vida corporal se inter-relacionam, os fenômenos das duas categorias, muitas das vezes, produzem-se simultaneamente. No estado de encarnação, somente se pode perceber os fenômenos psíquicos que se prendem à vida corpórea; os que se referem à vida espiritual escapam aos sentidos materiais e só podem ser percebidos no estado de espírito.

d) Que tipos de transformações pode sofrer o fluido cósmico universal?

R - No estado de eterização, o fluido cósmico universal sofre modificações variadas que ainda não podemos perceber com os nossos sentidos físicos, feitos para perceberem a matéria tangível, pois pertencentes ao mundo invisível. Estas transformações dão origem a fluidos distintos, dotados de propriedades especiais e que dão lugar aos fenômenos espirituais, que são objeto de estudo pelo Espiritismo. Em seu estado de materialização, sofre as transformações comuns à matéria e que são estudadas pelos diversos ramos da ciência.

e) Como podemos definir o fluido espiritual e como os espíritos atuam sobre ele?

R - Para os espíritos, que também são fluídicos, o fluido espiritual tem uma aparência tão material quanto a dos objetos tangíveis do mundo corpóreo. É, para os espíritos, o que são para nós as substâncias do mundo terrestre. Eles os elaboram e combinam para produzirem determinados efeitos, como fazem os homens com a matéria, ainda que por processos diferentes. Como acontece no mundo físico, somente os espíritos mais esclarecidos podem compreender os fenômenos produzidos, pois os ainda ignorantes são incapazes de compreendê-los.
f) O fluido cósmico universal é o mesmo em todos os mundos que constituem o Universo?

R - A substância etérea que existe entre os planetas e que os envolve é o mesmo fluido cósmico universal. No entanto, conforme a evolução moral de seus habitantes, esse fluido é mais ou menos eterizado, servindo de fonte onde os espíritos haurem os elementos necessários à vida na matéria, inclusive os seus corpos físicos. O princípio, portanto, é o mesmo. Mas ele sofre transformações, conforme a natureza dos mundos. Nos mundos inferiores, como a Terra, embora sutis e impalpáveis, os fluidos são de natureza grosseira, se comparados aos das regiões superiores, refletindo o momento evolutivo do Planeta. Quanto mais materializada for a vida num planeta, menos afinidades têm os fluidos espirituais com a matéria propriamente dita. Os fluidos mais próximos da materialidade, os menos puros, compõem o que se pode chamar a atmosfera espiritual da Terra.

g) Pode a matéria ponderável retornar ao estado fluídico original?

R - Kardec admite a possibilidade da matéria tangível desagregar-se e retornar ao estado primitivo de eterização, do mesmo modo que corpos mais duros podem volatizar-se em gás impalpável. A tangibilidade da matéria, segundo explica, é um estado transitório do fluido universal, podendo ela voltar ao seu estado primitivo, quando as condições de coesão deixam de existir.