O Céu e o Inferno

053 – PARTE 1 – Doutrina-Cap. IX- Os demônios - itens 10-12

Reflexões:

1. Como a lógica contradiz a teoria de que Satã e os anjos foram criados à parte do restante dos homens (explique como você entende essa refutação)?

2. Qual atributo de Deus seria negado, se fosse verdadeira a teoria do item 11?

3. Qual seria então a teoria sem a negação deste atributo?


Conclusão

CONCLUSÃO

1. Respondeu nosso irmão Manuel:
"Esta hipótese da criação especial de seres espirituais e o homem é refutada porque ela contradiz com os atributos de Deus, de modo, então, que para aceitá-la necessariamente deve-se negar a natureza perfeita da divindade.
Ora, se o homem é perfectível, isto é, se pode alcançar a perfeição moral, porém através de seus esforços, e nesta luta está sujeito a falir e daí o sofrimento (segundo a Igreja, ETERNO) por que Deus isentou os anjos de tal trabalho? Assim, qual seria a utilidade, o diferencial do anjo, visto que o homem pelos seus esforços pode alcançar esta condição? e ainda pior: se os anjos são criados perfeitos de que maneira poderiam falir tanto, rebelando-se contra a Justiça Divina (eles mesmos que mais perfeitamente a devem compreender que o homem) e rebaixando-se a uma condição inferior à humana (esta criada imperfeita)?
Somente com estes questionamentos prévios, vê-se que a hipótese da criação de anjos fere a Justiça e a Sabedoria Divinas".

2. A infinita bondade. Se Deus criasse alguns seres predestinados "ao fogo do inferno" estaria sendo parcial, o que não condiz com a natureza divina superior em todas as coisas.

3. Somos todos criados em igual condição, com as mesmas oportunidades e o mesmo destino: a angelitude - conquistada por nossos próprios méritos.