O Livro dos Médiuns

098 – SEGUNDA PARTE-Capítulo XXVIII–Do charlatanismo e do embuste-item 318-323

Reflexões

1) Por que "Só os pensamentos expressos, quer venham de um médium mecânico, quer de um intuitivo, audiente, falante ou vidente, afastam todas as dúvidas"?

3) Como o Espiritismo nos esclarece no caso das fraudes?

Conclusão

CONCLUSÃO

1) Porque os pensamentos expressam o teor, o fundo, da mensagem, assim como o caráter de quem a envia.
"Ora, sabendo que o bem é expansão da luz e que o mal é condensação da sombra, quando nos transviamos na crueldade para com os outros, nossos pensamentos, ondas de energia sutil, de passagem pelos lugares e criaturas, situações e coisas que nos afetam a memória, agem e reagem sobre si mesmos, em circuito fechado, e trazem-nos, assim, de volta, as sensações desagradáveis, hauridas ao contacto de nossas obras infelizes. Estudamos três tipos de almas que deixaram na existência última somente quadros tristes e lamentáveis, nos quais não dispõem de atenuantes que lhes empalideçam as faltas indiscutíveis" (André Luiz, Ação e Reação).

3) Nos orientando para a busca da verdade na observação dos fatos, das palavras ditas e não ditas - por isso é que o conhecimento liberta.
E, como bem diz Emmanuel, em Roteiro, "Desvendando conhecimentos novos à Humanidade, o Espiritismo incorpora ao nosso patrimônio mental valiosas informações sobre a vida imperecível, indicando a nossa posição de espíritos imortais em temporário aprendizado, nas classes da raça, da nação e do grupo consanguíneo a que transitoriamente pertencemos na Terra".