O Livro dos Médiuns

062 – SEGUNDA PARTE-DAS MANIFESTAÇÕES-Capítulo XXIII–Da obsessão–itens 251-252

Reflexão

1. Como, em tese, se pode ajudar um médium subjugado? Qual a condição indispensável ao terceiro elemento nesse trabalho?

2. O que pode se constituir num obstáculo a esse movimento de libertação, mesmo tomando-se todas as precauções sugeridas pelos Espíritos?

3. Por que o anjo guardião do obsidiado não intervém nessa situação, já que os bons Espíritos têm ascendência sobre os maus?


Conclusão

CONCLUSÃO

1. Quando a subjugação deixa o médium sem controle sobre si mesmo, é necessário que uma outra pessoa o ajude para interceder junto ao Espírito que o assedia, entretanto essa pessoa, que seria um terceiro elemento, deve ser superior moralmente ao Espírito obsessor, pois somente a superioridade moral fará com que seja ouvido e encarado com respeito; quanto maior for essa superioridade, mais eficaz será sua ação sobre o outro.

2. Os obstáculos podem ser principalmente o orgulho, a vaidade e o egoísmo do obsidiado, e o desinteresse em se melhorar; isso faz com que muitas vezes o obsessor volte depois de algum tempo atraído pela vibração do médium que lhe oferece um campo de ação propício para continuar seu trabalho obsessivo.

3. Porque, muitas vezes, precisamos dessa lição, desse aprendizado - então eles se afastam nos deixando a mercê dos Espíritos maus e aprendendo... Porém, assim que retomamos as nossas boas ações, o bom senso e os bons pensamentos, eles voltam e nos protegem, amparam e se regozijam conosco como um pai que tem de volta a casa um filho que passou muito tempo longe.