O Livro dos Médiuns

052 – SEGUNDA PARTE-DAS MANIFESTAÇÕES-Capítulo XXII-Da mediun.nos animais–item 234-235

Reflexão

1. Para chegarmos racionalmente às mesmas conclusões ao que o estudo nos levará, precisamos definir o que seja a arte da prestidigitação. Você poderia explicá-la?

2. Outro conceito a rever seria: o que é mediunidade?


Conclusão

CONCLUSÃO

1. Prestidigitação é o mesmo que "fazer mágica"; segundo o Michaelis é a arte de prestidigitador, escamoteação, ilusionismo.
Conforme a Wikipédia, a enciclopédia livre, Ilusionismo (também chamado magia ou prestidigitação) é a arte cênica de entreter e sugestionar uma audiência criando ilusões que confundem e surpreendem, geralmente por darem a impressão de que algo impossível aconteceu, como se o executante tivesse poderes sobrenaturais. No entanto, esta ilusão da magia é criada totalmente por meios naturais. Os praticantes desta atividade designam-se mágicos ou ilusionistas. A arte da prestidigitação é baseada fundamentalmente na presteza dos dedos do mágico em manipular os equipamentos e acessórios usados nos truques. As ilusões mais conhecidas envolvem aparecimentos e desaparecimentos, transformações, uniões, leitura da mente, desafios às leis físicas e lógicas, e tudo o que desafia a explicação racional.

2. Mediunidade é fundamentalmente intercâmbio de pensamentos entre dois seres, com o intuito de comunicar uma mensagem; faculdade orgânica, natural como a de ver e ouvir; mais exacerbada em algumas pessoas que em outras. Ou seja, se não houver a comunicação não há mediunidade; o que resta então são a vidência, a audiência, etc. que, se não estiverem cumprindo o papel de comunicação não configura mediunidade.