O Livro dos Médiuns

051 – SEGUNDA PARTE-DAS MANIFESTAÇÕES-Capítulo XXI-Da influência do meio–item 231-233

Reflexão

1. De que natureza é “o meio” de que falam os espíritos?

2. A intenção predominante no meio influencia diretamente as comunicações?
a) De que maneira isso acontece?
b) O que é necessário para se ter boas comunicações em relação ao meio?

3. A condição de médium ostensivo é a única que possibilita esta troca entre o mundo físico e o invisível?
a) O “clima vibratório” da Terra, por exemplo, não seria um empecilho no teor desta influência?
b) Se sim, como então somos influenciados e até acessados por Espíritos bons e elevados?

4. Uma reunião pode ser séria, mesmo sendo constituída de espíritos atrasados?
a) Se sim, o que caracteriza esta reunião para atrair o concurso de bons espíritos?

Conclusão

CONCLUSÃO

1. O meio a que os espíritos se referem é o meio vibratório emanado pelos encarnados, o que atrai desencarnados que se afinizam com este meio.

2. Sim e principalmente. O "clima" do meio se caracteriza pelas intenções dos participantes, sua capacidade de doação e seus pensamentos.
a) A física quântica ensina que o universo é feito de pensamentos e intenções, então se pode deduzir que somos diretamente responsáveis pelo ambiente vibratório em que nos movemos, pois a vibração do ambiente é a vibração que emanamos através de pensamentos e intenções...
b) Nos condicionarmos a ter bons pensamentos e atitudes elevadas, assim como as intenções que nos movem; por estarmos ainda tão atrasados para conseguir isso que parece tão simples, precisamos nos vigiar constantemente e orar, enquanto nos esforçamos para nos melhorarmos - única condição para qualificar o ambiente e atrair os bons Espíritos.

3. Não. A mediunidade só é necessária para a comunicação; todos nós estamos sempre em relação com nossos afins, sejam encarnados ou desencarnados, ostensivamente ou não.
a) O "clima" está vibratoriamente de acordo com nossas emanações: ainda longe de ser claro, límpido e fluido; numa das descrições que André Luiz faz da Terra vista de cima com olhos espirituais, há uma densa nuvem escura em volta da Terra que só permite que ela seja vista de bem perto - é o nosso umbral, o qual está de acordo com nosso atual estado evolutivo.
b) São Espíritos que, por Amor, nos auxiliam e nos protegem (quando permitimos) e, algumas vezes, nos trazem ensinamentos e bons conselhos para que possamos seguir com maior facilidade pela estrada evolutiva; nesse caso, a barreira das nossas pesadas vibrações são vencidas por eles.

4. Seria uma reunião onde todos os elementos fossem movidos pela mesma boa intenção e vibrassem todos de acordo com o bem, resultando numa comunicação que visaria o bem de todos, de alto teor moral. E, como dizem os Espíritos, "o coração, sobretudo, é que atrai os bons Espíritos". Também se pode dizer que ser atrasado não induz ninguém a ser mau: um espírito atrasado evolutivamente, pode ser movido apenas pelo bem – é uma escolha.
a) Os pensamentos e as intenções como dissemos acima, independente do grau evolutivo em que se encontram os encarnados.