O Livro dos Médiuns

050 – SEGUNDA PARTE-DAS MANIFESTAÇÕES-Capítulo XX-Da influência moral–item 227-230

Reflexão

1. Até que ponto a condição moral do médium pode influenciar, qualificando ou desqualificando uma mensagem?

2. Poder-se-ia avaliar uma mensagem somente de acordo com o grau moral do médium? Por quê?

3. Quais são os "sintomas" dos médiuns orgulhosos?

4. O que nós podemos fazer para agravar ou fazer surgir essa situação?

5. Como podemos ajudar um médium orgulhoso/vaidoso?

Conclusão

CONCLUSÃO

1. Pode influenciar muito. Quanto mais treinado, mais preparado moralmente, menor será esta influência. Assim, quanto mais elevado moralmente for o medianeiro, maior afinidade terá ele com Espíritos de maior envergadura moral e poderá, desse modo, receber comunicações de conteúdo mais elevado e mais fiéis à fonte.

2. Sim. Porque o médium atrai Espíritos afins na maioria das vezes; entretanto quando Espíritos Superiores precisam comunicar-se conosco, escolhem aquele que estiver mais bem aparelhado no sentido moral, mesmo que ainda distante do que seria um bom médium. Assim, pelo teor da mensagem se pode deduzir o grau evolutivo do Espírito que, em geral, está de acordo com o caráter do médium.

3. Os sintomas seriam a confiança cega num determinado Espírito; a crença de que somente a opinião de determinado Espírito é que é verdadeira; não ouvir conselhos ou sugestões a respeito das comunicações recebidas...

4. Os que convivem com esse médium podem alimentar seu orgulho lhe dando razão e seguindo-o cegamente, até idolatrando-o.

5. Nossa ajuda seria a prece, o bom conselho, a observação sem julgamento e o concurso dos amigos espirituais que podemos atrair com nossa boa intenção e, principalmente, procurar não alimentar sua soberba, seu orgulho e tentar esclarecer sua ignorância. Esta seria a nossa parte, pois claro está que ele também deve cumprir a sua e reconhecer que precisa de ajuda.