O Livro dos Médiuns

021 – SEGUNDA PARTE-DAS MANIFESTAÇÕES-Capítulo VI-Das man.visuais–itens101-110-parte 2

Reflexões:

1. Explique a analogia feita entre o mundo espiritual e o mundo microscópico, os quais não percebemos pelos sentidos comuns, em relação ao mundo corpóreo em que ora vivemos.

2. Basta a vontade do Espírito para modificar seu perispírito e proceder a aparição?

3. O que são "espíritos glóbulos" e "matizes da irisação", entre outros efeitos, e por que podem ser descartados como aparições de espíritos?


Conclusão

CONCLUSÃO

1. Assim como não percebemos o mundo invisível dos seres microscópicos que nos rodeiam, também não percebemos o mundo dos espíritos que convive em estreita relação conosco; o fato de não vermos um ou outro não faz com que não existam - os efeitos de um ou de outro são bem perceptíveis, mesmo por nossas faculdades menos sensíveis - basta prestar atenção.

2. A vontade é requisito primordial, mas somada a ela tem muitos outros fatores como a condição evolutiva, os motivos, a necessidade... e principalmente a permissão de o fazer.

3. São efeitos naturais, ou seja, causados por fenômenos ambientais do nosso orbe, somados a efeitos no nosso corpo físico, os quais nada têm a ver com aparições de espíritos.
“Do mesmo modo que combatemos as aventurosas teorias com que se atacam as manifestações, quando essas teorias assentam na ignorância dos fatos, também devemos procurar destruir as ideias falsas, que indicam mais entusiasmo do que reflexão e que, por isso mesmo, mais dano do que bem causam, com relação aos incrédulos, já de si tão dispostos a buscar o lado ridículo”. O conhecimento, assim, é fundamental.