O Livro dos Médiuns

315 – (b) SEGUNDA PARTE-Capítulo XXVII–Das evocações-item 327-329

Reflexões

1) Quais os objetivos ou finalidades devem ter as reuniões consideradas sérias?

3) Numa reunião séria, qual o objetivo quando se estuda os fenômenos, além dos estudos morais?

4) Que contribuição podem trazer, especialmente aos médiuns, as reuniões de estudos?


Conclusão

CONCLUSÃO

1) Os objetivos e finalidades devem ser sérios (Michaelis: De disposição, aparência ou maneiras graves. Que não é leviano ou frívolo: Que é honesto, digno de confiança em todas as suas coisas e negócios) - e a intenção dos participantes é o que conta, o que atrai este ou aquele grupo de espíritos, e imprime o caráter da reunião. "Não basta, porém, que se evoquem bons Espíritos; é preciso, como condição expressa, que os assistentes estejam em condições propícias, para que eles assintam em vir".

3) É principalmente observar o fenômeno na sua manifestação, ver o que se compreende teoricamente. "As manifestações físicas, como dissemos, têm sua utilidade; vão às sessões experimentais os que queiram ver; vão às reuniões de estudos os que queiram compreender; é desse modo que uns e outros lograrão completar sua instrução espírita, tal qual fazem os que estudam medicina, os quais vão, uns aos cursos, outros às clínicas".

4) É a ferramenta disponível para o médium que verdadeiramente compreende que pode tornar-se joguete dos maus espíritos, devido as suas dificuldades morais de espírito ainda atrasado - se não tivesse essas dificuldades, já não estaria mais na Terra - pois acredita-se falível. "Por isso é que em falta de luzes próprias, deve ele modestamente recorrer à dos outros, de acordo com estes dois adágios: quatro olhos veem mais do que dois e ninguém é bom juiz em causa própria. Desse ponto de vista é que são de grande utilidade para o médium as reuniões, desde que se mostre bastante sensato para ouvir as opiniões que se lhe deem, porque ali se encontrarão pessoas mais esclarecidas do que ele e que apanharão os matizes, muitas vezes delicados, por onde trai o Espírito a sua inferioridade".