Educar

239a – Tema: Jesus e a família - nosso papo sobre

Oi gente,

Encontrei este texto, e passei a questionar: até que ponto tenho interagido com Jesus? Jesus faz parte das minhas conversas com a minha família? De que forma eu tenho falado de Jesus? O que eu sei sobre nosso irmão Jesus Cristo?

Leiam o texto, e vamos refletir juntos.

Bjs.

Káthia.




JESUS E A AMIZADE

Essa semana minha filha Joyce de cinco anos me fez compreender algo que levaria uma vida inteira para descobrir.
Joyce brincava com meu sobrinho Will enquanto eu os observava camuflado deitado no sofá atrás de um livro. Joyce tagarelava sem parar contando a sua vida escolar. Falava da roupa e do jeito da _Prô_, a merenda que mais gostava, o menino que mais odiava enfim a Joyce resumia toda sua rotina semanal na escola. Will (também muito falante), retrucava com histórias de sua classe. Era ali um diálogo profundo e infantil. O diálogo acabou assim que minha cunhada colocou Will para tomar banho.
Naquele instante ficara Joyce e eu sozinhos na sala, então na minha inocência iniciei o mesmo assunto (esperando a mesma atenção), mas quando perguntei como era a sua escola, Joyce me respondeu: -Legal! Pai me dá uma coroa da Barbie?
Percebi naquele instante que eu era apenas pai e não amigo de minha filha. Toda intimidade que ela dividia com o Will, escondia de mim.
Fui levado através dessa atitude a refletir sobre meu relacionamento com Deus. Imaginei quantas vezes Deus desejava ouvir de mim algo de minha vida e eu respondia: Legal! Deus me dá uma casa?.
Fui mais profundo em minha meditação e lembrei-me de minhas atitudes como filho no passado. Quantas vezes meu pai me entregava uma quantia em dinheiro para comprar suprimentos no mercado, e, eu egoísta, ia pensando no troco que me sobraria e não nas coisas necessárias (para sobrevivência de minha família) que haveria de comprar.
Quantas vezes eu fui à igreja para trocar favores, onde eu cantava algumas canções com a mão estendida e a voz imposta, esperando ficar com o troco no amém final. Esquecia-me das coisas necessárias que o Senhor me dera e cobrava apenas meu troco; -Onde está Senhor o emprego na Multinacional?
Lembrei-me da cobrança que um amigo fez à sua filha que viera passar as Férias em sua casa, mas que ficava horas a brincar com uma amiga: - Você nem liga pra mim! Entra em casa pra me pedir dinheiro, passa o dia inteiro ao lado de sua amiga e ainda me cobra por não te levar ao Shopping!!! Dizia ele em tom de seriedade.
Alguns personagens bíblicos também tiveram seus momentos de filho e não de amigos, cito um em especial (Lc7:37-47):
Certa vez uma mulher entra desesperada e se prostra para adorar Jesus, e na volúpia do momento ela quebra o seu vaso de alabastro, rega os pés de Jesus com lágrimas e seca com os próprios cabelos. Simão enciumado em pensamento diz: _Se fosse profeta saberia que essa mulher é uma pecadora_. Simão teve uma atitude de filho quando vê o outro irmão se comportar mal na escola e de repente o mesmo tira um dez, e seu pai orgulhoso compra-lhe um mimo: - Eu sempre fui um bom aluno, e quem ganha a honra é ele_. Mas Jesus cobrando-lhe a intimidade diz: Entrei em tua casa e não lavastes o meu pé, porém essa mulher regou meus pés com lágrimas. Não me deste o ósculo, porém essa mulher não tem cessado de beijar os pés. Por isso digo-te que seus muitos pecados lhe são perdoado, porque muito amo; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama_
Cristo através de sua divina inteligência sabia da dificuldade dos homens em compreender a intimidade que ele apresentava. Pois a relação humana entre pai e filho tinha limitações, nem todo filho dividia suas intimidades com seu pai.
Assim em JO 15 quando Cristo dava suas recomendações aos discípulos ele disse: _Vós sereis meus amigos se fizerdes o que eu vos mando _.
Jesus estabelecia ali um sentimento de intimidade que não se limitava a um pedido, uma prece, mas abria espaço para troca de confidências.
Falar com Deus sobre o cotidiano, os medos, os anseios, as dificuldades foi algo ensinou ao longo de sua vida na Terra.
Há sinceridade num elo de amizade e essa é a essência do evangelho: SINCERIDADE! _quero coração sincero e não sacrifícios..._
Assim percebi em minha profunda meditação que: eu era um ótimo filho, mas um péssimo amigo de Deus.
Samuel Boss.
---
Káthia e pessoal da sala,
Boa tarde a todos.

Procurei no aurélio o significado da palavra intimidade e encontrei o sinônimo conforme segue:
Intimidade = familiaridade
Familiaridade = franqueza no falar, no tom, nas maneiras, no proceder, confiança.

E lendo este texto também fiquei pensando no lugar que tenho o Mestre dentro do meu coração.
Tive uma passagem em minha vida, que muito me custa a acreditar que foi o próprio Mestre quem veio falar comigo, mas a partir de então tenho sempre procurado por Ele. Claro que demorei por entender que ele num estava do lado de fora, no externo e sim no meu íntimo.
Jesus é pai, irmão, companheiro, amigo, médico...
Às vezes penso como posso eu perturbar ao Mestre sendo tão pequena, tão minúscula diante de tanta grandeza que nos rodeia?
Mas então lembro de suas palavras: Vinde a mim todos os que sofrem pois serão consolados...
O Sermão da montanha é o nosso grande guia para a aproximação do Mestre.
Procuro sempre a Sua expressão, o Seu grande exemplo de amor e luz para poder guiar aos meus passos e oro muito para que os Espíritos Superiores me auxiliem nesta escala...

Cida - Setor de Benefícios
---
Olá meninas

Que tema lindo e gostoso né ?
Vou fazer aqui um pequeno comentário só para entrar no clima .

Uma vez comentei no estudo do evangelho na casa que participo que eu gostava muito de sentar em minha cama quando tinha algum problema e me imaginar Jesus a minha frente segurando as minhas mãos e me ouvindo .
E eu falo mesmo com ele como se falasse com um amigo próximo, sem falar palavras bonitas pensadas mas palavras do coração mesmo, e gosto de chamar ele de Amigão.
Contei que certa vez até percebí uma luz intensa entrando pela janela e que chorei muito de emoção neste dia pois sentí que Jesus estava mesmo próximo a mim, pois as palavras de amor e de perdão que me intuiu serviram para acalmar o meu coração que estava aflito com algumas coisitas.

Gente ! este comentário deu o que falar ...

Uma pessoa falou que eu estava sendo fascinada e que não estava me dando conta disso, que imagina se Jesus atenderia um chamado assim ...que era para eu jamais ter este pensamento novamente pois era pura obssessão, e blá, blá , blá.
que sintonizasse e pedisse aos bons espíritos para me proteger desse que se fazia passar por Jesus.

Enfim...

Achei aquela atitude muito estranha , pedir para sintonizar com os bons espíritos ? Peraí , quem é o modelo e guia de todos os bons espíritos nesta história ?
Então seus irmãos não tem o direito de pedir ajuda direto a ele ? Temos que nos servir de intermediários ?
Se a sensação que tive foi tão maravilhosa e me apaziguou e me fez entender que devia ter mais amor pelo próximo e mais confiança em mim, seria o de um espírito obssessor ?
Aquele comentário por um tempo me fez muito mal, não achava que estava errada em querer ter Jesus mais pertinho , como um amigo querido , afinal é assim que eu o vejo e percebo, então porque alguém quis simplesmente arrancá-lo e colocá-lo em um pedestal tão longe ?
É assim que as pessoas ainda que o tenham como modelo o colocam , em um pedestal celestial inalcançavel, e arrastam-se ao seus pés esquecendo que Confiar é seguir lado a lado.

Dessa história toda , na mensagem que Ele me deixou saiu uma linda música , que passo agora para vocês .

Confiar é seguir

(letra e melodia Paty Bolonha)

O teu Senhor enaltece

Erguendo tua voz em prece

Mas se vê sem esperanças

Te entregas a intemperança

reclamas a porfiar .

Humilhando-te aos Meus pés

Mas não ouve a Minha voz

Pedindo-te a própria fé

Confiar é seguir

Deixa Eu te conduzir .

Prepararei teus caminhos

Te levarei ao Amor.

Te entregarei teus afetos

Proverei teu alimento

Dissiparei teu temor.

Confiar é seguir

Deixa Eu te conduzir.



E essa também me foi intuida logo em seguida desse episódio e eu passei a considerá-la um hino de esperança de que o Amigão está mesmo sempre por perto.

A Prece

(letra e melodia Paty Bolonha)

De braços abertos

De encontro ao Pai

Adentro Sua Luz

Contemplo a Paz

Silencio se faz

E ouço Sua voz

És amor, és amor, és amor

Pensamento, coração

Louvor , súplica e gratidão

Sê comigo, eu contigo .

Pai e Filho e espírito.

A prece serena

A alma sossega

Súblime se entrega

Em bela oração

Desconhece a dor

Conhece o perdão .

És amor , és amor, és amor.



Acho que são esses testemunhos que nos dão a certeza que Deus o Grande Pai e Jesus o Irmão amigo não nos abandonam nunca, e como disse a Cida estão bem perto , estão nos nossos sentimentos, no nosso pensamento, nos nossos corações e nas nossas atitudes.

Um beijo

Paty Bolonha

---
Paty,

Quando eu compreendi que Jesus está dentro de nossos corações mudei de atitude em relação a minha maneira de enxergar a vida.
Sofri de depressão por vários anos e sempre senti o meu amigo Anjo de Guarda nos piores momentos de minha vida e nos alegres também como que me abraçando. A cada vez que pensava em Jesus também me lembrava de que as pessoas diziam que não somos dignos de procurá-lo, pois um espírito com a sua elevação não perderia seu tempo com bobagens...
Acreditei nisto até um dia que estava conversando com a minha grande irmã/amiga Miriam ela me disse que num era pra eu esquecer que Ele mesmo nos disse que não veio para os sãos, mas sim para curar os enfermos...
A partir de então, sempre que estou em prece o imagino por perto, quando estou na sala de passes o vejo a minha frente, quando das dificuldades o vejo ao meu lado, e a cada bênção recebida olho pra dentro e agradeço pelo seu Amor incondicional.

O que amo na D.E é a possibilidade da aproximação com o Mestre e com o Pai através da prece. O Consolador nos dá a Graça de entendermos que Jesus não está sobre um pedestal, mas sim caminhando junto de cada um de nós.

Ele mesmo disse que onde estiver dois ou mais reunidos em Seu nome, lá ele estará, eu acho que pra isso Ele nos disponibilizou um Anjo Guardião, pois tenho a plena certeza de que quando elevo o meu pensamento o meu anjo protetor eleva-se junto comigo e então estamos conectados com a Divindade do Mestre dos Mestres.

Fazê-lo parte de nossa família é exemplificar aos nossos familiares o seu contato, o seu amor e admiração para com Jesus.
Um dia ouvi dizer que não existe relacionamento sem o sentimento de admiração e eu digo que admiro o Ministro de nosso Planeta, a nossa mãe Terra, mas sei que pouco faço pelo meu próximo e que Amá-lo é muito mais do que simplesmente admirá-lo, é arregaçar as mangas e trabalhar arduamente pela nossa evolução e por nossos irmãos mais necessitados.

Cida - Setor de Benefícios
---
boa noite Paty,td bem?sou novata,estou aprendendo muito com vcs.Ás vezes me sinto envergonhada,pois só aprendo e não estou dando nada pra vcs em troca de tanta dedicação,gostaria muito de conhece-la pessoalmente,seus comentários(por assim dizer)são de muita sabedoria,vc deve estudar muito .Falar de Jesus é muito complicado não?Temos todas as provas de sua intercessão mas ainda assim somos´incrédulos.Siga sempre com sua convicção e não deixe comentários tirar de vc o que Deus deu.boa noite.
Vilma
---
é cida vc tem razão Jesus é parte de nós assim como somos parte de Deus,sei que hoje em dia está muito dificil colocar na cabeça de nossos jovens e crianças os ensinamentos de Jesus,mas não é impossivel.Vamos continuar lutando que a vitoria é garantida.bjs.
Vilma
---
Oi Vilma, tudo bem querida ?

Olha eu penso que você está dando sim a sua contribuição desde o momento que você permitiu-se estar aqui conosco, estamos todos aprendendo juntos não é ? E isso é de grande valia para o crescimento de todos nós neste mundão de Nosso Deus .
Eu também gostaria de conhecê-la , onde você está no Brasil ?
Mesmo que por enquanto nos conheçamos só virtualmente , é muito bom sabermos que temos tantos amigos espalhados por aí não é ?
Eu estudo um pouquinho, mas penso muito mais, sou assim meio intensa sabe, acho que sou muito abençoada por tantas experiencias que já vivi e por isso sempre que posso gosto de dividir com as pessoas essa confiança de que Deus não nos abandona nunca.
As vezes sou mal interpretada até , mas nem ligo sigo plantando minhas sementes , seja nas rochas, no espinheiro ou em solo fértil. (rsrsrs).
Crer em Deus e sentí-lo é muito mais que maravilhoso, é resultado em nossas vidas e por isso temos que ser firmes na fé e no propósito de transformação moral, de sermos melhores do que ontem e amanhã muito melhores do que hoje.
Com este esforço vamos aprendendo a burilar o que temos de defeitos e deixar pra trás aquilo que ainda nos incomoda.

Um beijo

Paty Bolonha
---
Oi Paty, gurias

Sabe que eu tenho também JESUS como meu amigão, todos em minha casa o tem, meu filhinho de 3 anos conversa com ele o tempo todo mostra oque faz, agradece as refeições, o sol a chuva o bichinho e assim vai...Acho que passei isso para ele e o irmão de 12 anos.
Quando tenho alguma dificuldade também converso com ele e já senti também muitas vezes como se me pegassem no colo aquele afago gostoso e a certeza que tudo fica bem com Jesus ali bem pertinho de mim...
Querida Paty se isso é obsessão, quero ser obsediada assim sempre, mas não acredito que algo que faz tão bem e traz tanta paz e tranquilidade possa ser!
Eu procuro fazer com que os outros se sintam assim também com JESUS bem pertinho! Porque eu não saberia viver de outra forma sem o meu amigão por perto, como disse o Gustavo hoje:
-Olha Jesus tá chovendo pras platinhas, bigado tá e vamo binca dos meus cainhos juntos no meu cato!!
E lá foi ele mostrando todos os carrinhos pra Jesus seu amigão também, eu adoro ver isto, e ainda ele diz assim; Jesus se precisar ajudar alguém pode ir que eu fico aqui cuido dos carrinhos!
Nunca jamais vou querer que ele pense em Jesus de maneira diferente!
Adorei as músicas!Fiquem com JESUS nosso amigão bem pertinho!
Um abração!
Dionara (Geimael)
---
Oi Dionara, oi amigos

Que lindo o seu filhinho agir assim ! Os meus também falam em Jesus como um amigo que participa da família assiduamente.
De manhã quando levo meus filhos para a aula, costumo ir conversando com Jesus e incentivando eles a dizerem Booom Dia bem alto para Deus, para Jesus e para os Amigos benfeitores,
Depois agradecemos pelo dia de sol, ou de chuva, e até o friozinho.
Vamos olhando a natureza e agradecendo por cada árvore, cada flor que encontramos,
As vezes damos tchau e bom dia para as pessoas que passam por nós.
Alguns dão risada, outros cumprimentam , enfim certamente alguns pensam que somos doidinhos da silva.
Cantamos também.
Até chegar ao destino final estamos em festa com Deus e com todos os irmãos do além.

É bem legal porque depois eles me falam que o dia foi ótimo , que tiveram bons resultados, que tiveramum dia feliz, etc. Vejo que associam muito este nosso comportamento matinal ao que acontece depois.

Fizeram uma amizade tão forte com nosso Amigão que na refeição mesmo quando estou ausente eles dão as mãos e agradecem , e depois na hora de dormir nos reunimos no quarto de algum deles e damos boa noite com a benção do anjo da guarda , de Deus e de Jesus.

Acho que todos nós deviamos nos unir em uma campanha de promulgar este Jesus amigo que compartilha o nosso lar, que está presente a todo momento, que nos ouve, e que nos mostra que está conosco desde que queiramos sentí-lo, desde o irmãozinho que bate a nossa porta em busca de pão, até a natureza que se apresenta esplêndida a nós todas as manhãs.

UM beijo
Paty Bolonha
---
Convivo com o meu marido há quase 4 anos e pra mim é uma bênção.
Ele estava estudando Teologia e era obreiro na Igreja que frequentava. Depois de sua desilusão com a sua ex-mulher, ele acabou por abandonar a Igreja e voltou às suas raízes Umbandísticas, mas nunca deixou de ser cristão por isso.
Eu na minha burrice egoística, achei que por estar estudando o espiritismo tinha muito o que lhe ensinar quando nos conhecemos, mas Graças a Deus quebrei a minha cara.
Ele tem uma paixão, uma fé tão bonita que ele fala de Jesus como se ele Jesus estivesse materializado ao seu lado. A intimidade que ele tem com o Mestre começou a me deixar intrigada uma época. E nos momentos em que eu vacilava ele sempre me dizia: Tenha fé...
E eu ficava pensando: Mas tenho fé...
O que eu custei a entender é que na verdade, quando conhecemos, confiamos, amamos, sabemos que nosso Amigo não nos desampara, não nos deixa na mãos nunca...
Com o exemplo do meu marido aprendi que Jesus é nosso amigo fiel e está ao nosso lado sempre que pensamos Nele... e realmente não precisamos pedir, Ele sempre está a postos para nos ajudar.

Comparando as estórias, percebo mais uma vez que o exemplo transforma muito mais do que as palavras. Vocês mães que ensinam aos seus filhos o amor, que ensinam o contato com o Mestre e com o Pai transformam muito mais com os exemplos do que com as palavras...

Bjs a todos!

Cida - Setor de Benefícios
---
Olá, pessoal!

Geralmente eu participo passivamente das discussões.

Paty
Justamente ontem eu estava confabulando em estado profundo de oração ou meditação. E, questionei aos bons espíritos, mentores até que pela lógica da evolução cheguei aos grandes iluminados, como Jesus. Temos de tratá-lo como um mito? Tão inacessível?
Sinto-me fascinada por ele, de fato. Com todo o respeito e admiração, podemos procurar modelos mais aprimorados de nos exteriorizamos, sem cair em pieguismos.
Acho importante que possamos caminhar juntos com essa evolução, nos desprendendo do peso do passado.
Um abraço muito carinhoso.

Sandra L
---
Paty, ca estou eu novamente, continuo sendo sua admiradora.
Realmente é um tema muito lindo.
Este ano para mim, a saúde tem sido um pouco confusa, mas se tudo esta acontecendo é por que mereço.
Deus, Jesus são meus companheiros inseparáveis, estou sempre conversando com Eles, nos momentos difícies, nos momentos bons, nas alegrias, nas tristeza. Há uns dois meses atrás passei por um problema de saúde, e Eles não me abandonaram em momento algum, foram Eles que me mantiveram de pé, trabalhando, porque fiquei de um jeito que não queria ver ninguem, nem minha família, e quando o resultado do exame que fiz chegou, até os médicos não acreditaram, foi Deus que me ajudou.
Eu um tenho caderno, que quando estou chateada ou com algum problema, escrevo nele como se o caderno foi Deus ou Jesus e ali escrevo como se estivesse falando com Eles, choro, desabafo, depois fico bem e uma coisa tenho certeza ninguém vai ficar sabendo o que conversei, porque Eles guardam sem contar para ninguém.

Beijos,
Noemia
---
Bom dia mossa.

Gostei do que voce relatou.

Eu tambem falo muito com ele;

Um abraço

Diogo

Conclusão