Educar

235a – Tema: Nossos filhos e as drogas - nosso papo sobre

O filho chega em casa e vê o pai e a mãe brigando de novo .
Seria por sua causa? Entra, sobe para o quarto e aguarda o fim da confusão.
Vê a mãe chorando e o pai bebendo em outro canto da sala.

Se pergunta : - O que fiz desta vez ?

A mãe pega o comprimido anti-depressivo e toma um , talvez dois.
O pai pega o cigarro e repete a dose da bebida.

O garoto pega suas coisas e prefere ir para a casa de um amigo.
Vai saindo de fininho, quando alguém lhe pergunta .

- Onde pensa que vai ?

Vê a mãe com os olhos inchados e vermelhos, questionando sua saída .

- Na casa do João, procurar um pouco de paz...

- Paz ? Fiquei sabendo que o João anda usando drogas,

- Ah, é ! E vocês usam o quê ?



Caros colegas, esta história é uma história real contada por um jovem de Mocidade Espírita

Perguntei < O que leva um jovem a começar a utilizar drogas ?

Conflitos da adolescencia,
65% Para Aceitação,
5% problemas de auto-estima,
30%problemas familiares muito comuns nos dias atuais (violência doméstica, drogas lícitas, ausencia do papel do educador, liberdade excessiva, etc).

O mais complicado de todos e que até nós adultos sofremos a questão da cobrança social, considerando ser esta muito mais para o lado negativo do que pelo lado da conscientização e do positivo.

Eu , Paty , estou sofrendo muito por causa de uma bandeira que resolvi levantar em minha família, a de que não é preciso "beber" para que uma reunião familiar seja alegre e divertida.
Infelizmente isto estava se tornando um hábito em minha casa, as festas e encontros de final de semana eram regados a bebida sem limite.
Aquilo começou a me incomodar por demais, até por saber o tipo de forças inferiores que o ambiente atrai,pelo qual prezo muito.
Pedi muito ao meu esposo que parasse, explicando até pelo lado de nossos filhos que estavam convivendo com aquele péssimo exemplo que estavam dando.
O problema maior é que as pessoas que souberam dessa minha decisão estão me considerando uma "chata" , intransigente, e antiquada, quando tento explicar as minhas razões parece que as pessoas não tentam ver pelo lado bom, apenas sentem-se cobradas e até mudam a personalidade tornando-se agressivas e maledicentes para justificarem aquilo que acham que é legal.
É muito triste, muito mesmo...
E o pior chegaram a me recomendar o uso de anti-depressivos dizendo que me tornei uma pessoa enfadonha, que não sei mais me divertir ...

Estou no meio de um Tsunami, me defendendo como posso , e aí penso e os jovens nessa situação que já estão sofrendo os conflitos normais da fase como se defendem ?


Um grande abraço e fiquem com Deus.

Paty Bolonha

---
Nossa Paty! que situação... Deus te de forças para que possas persistir na tua luta e te proteja de maneira de maneira que os relacionamentos com as pessoas que amas não sejam prejudicados. Estás corretissima mas quem não está nesse estudo espírita tem muita dificuldade de entender este tipo de atitude, acha que viver bem é curtir sem consequências. Sei bem o que sentes, mas pede ajuda a teus protetores que com certeza eles vão te auxiliar. fica com Deus
Jaque
---
Paty querida! Sem bem o que vc está vivendo...também estou sofrendo algo parecido...só que no meu caso, envolve drogas, cigarro e alcool...e o que é pior....o usuário no caso é meu marido...descobri o uso de drogas recentemente, estou chocada, abatida, perdi o entusiasmo pela vida...estou decepcionada de verdade....Estou desde fevereiro tentando ajudá-lo mas não estou conseguindo...tenho certeza de que ele está sendo obssediado! já procurei ajuda especializada e espiritual....estou desesperada! Sinto que minhas forças estão se acabando....não sei mais como agir e nem o que fazer...ele começa um tratamento espiritual, depois para, tem suas recaídas e por aí vai....Estou tentando ser forte...mas tem dias que está dificil demais...

Que jesus nos ilumine sempre!

Bjus

Mi
---
Paty

Achei fantástico seu posicionamento!

Em minha casa minha mãe sempre o teve e até hj é assim, qdo temos aniversarios e comemorações qdo convidamos a familia ja avisamos, "não terá bebida alcoolica"
no inicio tiveram a mesma reação que vc, mas hj é diferente, minha mãe não permite a entrada de bebida alcoolica mas ela insistiu em sempre convidar e hj eles ja sabem que naum tem bebida, uma vez ou outra eles trazem um pouco pra brincar " pirraçando ela" mas sempre respeitam...

acho q será difícil mas depois de um tempo entenderão!

Força e luz pra vc e sua familia e pra essa decisão fantastica!
Glauber
---
Paty,

Sou mais um a parabenizá-la pela attitude!!! Sabe do carinho que tenho por você, apesar de estarmos nos falando pouco, ultimamente.

Situação semelhante vivemos eu e minha esposa, com relação a cigarro, por não termos nem um cinzeirinho sequer, aqui em casa… Amigos que fumam, e nos visitam, já sabem disso e descem pra fumar (moramos em apartamento). Mas, vocês acreditam que familiares que fumam não se importam com isso? Pegam um pires ou qualquer outro objeto que sirva pra colocar as cinzas… Quando perceberam que nós DETESTAMOS o fedor (tem gente que diz “cheiro”, não sei como), diminuíram bastante a freqüência das visitas…

Quanto à bebida, já usamos esta situação há muito tempo, praticamente, desde quando nos casamos, há mais de 14 anos. Quando vamos a um bar pra confraternizar, nivers, etc, era “traz o leitnho pra eles” sempre… Hoje, por nossa posição definida, nem comentam mais nada. Em um niver meu, há 2 ou 3 anos, convidamos vários amigos e familiares e, um deles, recém chegado ao nosso convívio, comentou depois que era um absurdo sair e não beber cerveja, whisky, etc… “Como é que pode se divertir assim???” “Que coisa mais sem graça…”. É o que sempre falo com minha esposa: qual a graça em você beber, beber, beber e não ter controle sobre você mesmo??? Além de ficar dando trabalho e preocupação pros outros que bebem menos… Isto mostra o quanto somos egoístas, inseguros e insensatos, ainda… Precisando de terceiras coisas para poder “se divertir”… Ninguém merece…

E, como não precisamos provar nada pra ninguém, nos divertimos muuuuuuuito com refris, sucos, chás e água… Até refrigerante estamos, aos poucos, abolindo, tornando nossas reuniões cada vez mais “tropical”, saudável, com muitas frutas, sanduíches, sucos, água de coco, etc…

Parabéns a todos que podem servir de exemplo a suas crianças e adolescents para que possamos viver num mundo melhor.

Beijos a todos e, em especial, a você, Paty.

Ito

---
parabenes a todos pela coragem...

Aqui em casa eu não consegui , mais ainda tenho a esperança de que um dia todos irão perceber que a bebida é apenas um vicio , e que a alegria se faz com hamonia e paz.

Obrigado à todos

Estela

---
Ótimas as colocações de vocês todos.

Aqui em casa evitamos ao máximo bebidas alcoólicas (eu mesma não bebo). Temos apenas uma garrafa de vinho ocasionalmente pq meu marido gosta, mas não é nem todo dia que bebe. Cerveja nunca temos e, quando damos algum almoço ou uma festa, fazemos sucos de frutas (nem refrigerante servimos) e nunca ninguém reclamou. No começo meu pai fazia brincadeira, mas quando explicamos que não queríamos ter em casa para não estimular a bebida, ele entendeu. Mas adora tomar o vinho que sempre temos aqui (acho menos prejudicial que ficar tomando latas e latas de cerveja, mesmo pq ele e meu marido tomam apenas um cálice).

Agora que estamos pra ser pais, as pessoas entendem ainda mais nossa posição. E Ito, também não temos cinzeiro em casa e sabe que nenhum fumante fuma aqui, por respeito (alguns, aqueles que não conseguem passar 2 minutos sem colocar um cigarro na boca, sequer vêem).

Abraços a todos, continuem participando!
Fúlvia

---
Oi Michele

Amiga querida não desista desta luta , é isto que a espiritualidade inferior deseja quando nos ataca dessa maneira .
Sabe que há duas semanas eu vinha me sentindo extremamente mal com o fato que relatei a vocês anteriormente, isto me fez diminuir a vontade de escrever minhas estórinhas, e até de participar aqui nos grupos de estudos, estava mal mesmo.
Uma noite estava sentada em minha cama pensando em como resolver o problema, senti um arrepio e alguma coisa me fez falar.

- Viu como eu consigo te segurar, é só te deixar triste , e nem preciso agir em você , é só fazer com que os que você ama façam coisas que você não goste. Não quero que fique falando sobre amorzinho entre as pessoas, está tirando os meus ...

Na mesma hora pensei em Deus , e meu protetor se apresentou me explicando o que estava acontecendo.
Gente, fiquei abismada e daí pra frente pensei em vigiar mais tudo o que possa atrair estes "irmãos inferiores" ao meu lar.
Conversei com meu marido, com meus filhos , e com os que frequentam a minha casa e tenho mais intimidade.
Fui taxada até de fanática por isso, mas não ligo, prefiro que me vejam como a "pastora" como me chamaram , do que deixar que ataquem a minha família e o meu lar.
Cheguei a conclusão que não devo desanimar e pelo contrário me fortalecer no amor e no bem, para tentar conscientizar a quem quer que seja a elevar o pensamento e ter atitudes corretas para não atrair estas energias.
Por isso sugiro a nossos colegas aqui do grupo a formarmos uma corrente de preces pela Michele e pelo seu marido e por todos que possam estar nesta situação, inclusive estes irmãos desencarnados ainda pequeninos em caráter moral, assim estaremos formando o escudo de proteção. Se pudermos evitar atitudes de agressividade, e discordancias muito melhor , é tudo o que os que se comprazem no mal querem de nós, que nos entreguemos e paremos de agir conforme o que estudamos no evangelho e na doutrina.
Pessoal vamos nos unir ! Vamos acreditar que podemos sim sermos mais fortes e resistirmos no bem , com a certeza que Deus é por nós !
Não importa o que dizem esta ou aquela religião, ou se cremos em verdades diferentes, o que importa é o que tiramos de bom para transformarmo-nos em pessoas melhores.


Um grande beijo

Paty Bolonha

---
Amigos,

Vocês não sabem como foi bom ouvir (ler) vocês. Pois vou fazer uma festa na minha casa dos 15 anos da minha sobrinha. E já falei que não quero bebida alcoolica, justamente por ser festa para jovens. O pai dela fez uma briga, por que ele bebe muito e sempre dá vexame e eu quero que a pobre não que passar por esta vergonha. E também porque hoje os jovens estão bebendo muito. E o pior tudo é que ele se diz "evangelico" e minha irmã não sai da barra do pastor.
Agora então e que eu não vou abrir mão do alcool. Só vai ter refri. O refri acho que ainda vai demorar um pouco porque eu ainda gosto muito, mas também vou tirar do meu cardápio vocês vão ver....rs.rs.

Mais uma vez

Brigadão

Mari
---
Daqui a pouco, no início da noite estarei em tratamento na Comunhão Espírita e terei o nome de todos em mente para melhorarmos nossos ambientes de convívio – familiar, trabalho, social, etc.

Paty, o trabalho é de formiguinha ou de beija-flor, como o daquela estorinha de um que está apagando um incêndio…

Michele, não esmoreça!!! Conte conosco aqui do grupo, apesar de sermos “virtuais” (rs..). O resultado de nossos esforços pode até parecer lento, mas ele virá. Estamos com caso semelhante na família, em que um familiar chegou ao ponto de sair de casa, à noite, e deixar sua filha de 5 anos, sozinha… Minha mãe, com 80 anos, recebeu uma ligação da polícia pois “havia uma menina gritando pela mãe, desesperadamente, pela janela” da kitnet onde mora (aluguel pago pela minha mãe, que está tentando ajudar a mãe, que é minha sobrinha, portanto, sua neta…). É uma longa estória que começou, para nós de Brasília, em 2004, pouco depois do desencarne do meu pai. Fomos buscá-las (ela, que é mãe solteira, e a filha) em São Paulo para ajudarmos com tratamento em clínicas. Durante estes 3 anos, muitas coisas aconteceram e a resposta tem se mostrado morose. Mas, seguindo a filosofia da minha mãe, em que todos somos lagartas para virarmos borboletas, estamos todos unidos para que esta metamorphose ocorra ainda nesta encarnação. A grande preocupação da minha mãe é que sua neta perca esta encarnação… Para nós, espíritas, isso realmente nos deixa entristecido. Mas não somos fortes o bastante se o outro não quer. Graças a Deus, é um caso isolado dentro de nós. Mas tem sido difícil… E minha mãe está dando um banho na gente, de esperança, de perseverance, de força, de tudo. É uma guerreira!!!

Peço que envie seu nome (complete) e de seu marido, para colocá-los em nosso grupo de irradiação, cujo trabalho ocorre todas as terças (hoje), entre 21:00 e 21:30.

Beijos a todos, lembrando que, a cada momento, estamos sendo testados em nossa fé. Sejamos fortes!

Ito

---

Conclusão