Educar

221a – TEMA: Preconceito - nosso papo

Acho o tema muito pertinente, aqui na juventude espírita de Vitória da Conquista na Bahia, fizemos um projeto "Lei de Sociedade - Aprendendo com a diversidade!", foi sensacional o resultado, os jovens abraçaram o projeto, e percebemos que antes de mais nada a mudança de consciência é muito mais um processo formador do que uma simples consciência, o novo homem reformado intimamente, precisa estar livre de preconceitos, precisamos está com nossas casa abertas às minorias...

E a as casas espíritas precisam desse novo pensar é importante para todos esse crescimento!!

Jesus andou em toda sua história ao lado dos excluídos sociais, é importante que tenhamos essa reflexão e compartilhemos ela com os frequenteadores de nossa casa!!

Glauber

---

Questões para estudo:

1 - O preconceito será que vem de outras vidas?

Creio que primeiro é preciso explicitar o que entendo por preconceito. Para mim, preconceito é o desrespeito e a não-aceitação quanto a individualidade do outro. É o esquecimento de que o outro, assim como nós, é um espírito que evolui seguindo seu próprio caminho. Esse esquecimento a meu ver se encontra ligado ao egoísmo e ao orgulho. Aquele que se julga melhor que o outro se vê no direito de inferioriza-lo. Portanto creio que é algo que vem de outras vidas, uma característica do espírito, e não apenas algo cultural.



2 - Será que grupos rivais podem se reencarnar em grupos opostos na atualidade e continuar se confrontando?

Creio que sim, pois podemos pensar aqui em afinidade e semelhança. Mas ao mesmo tempo pode ocorrer o contrário, e espíritos não afins, pertencentes a grupos diferentes (se bem que nenhum espírito esta preso a um grupo especifico), se encarnam em um mesmo grupo para aprenderem a conviver e a se amar.



3 - Do que depende para acabarmos com o preconceitos, apenas as reencarnações pode abrandar até acabar por completo?

Acredito que depende do amor, pois quando conseguirmos vivenciar os dois principais mandamentos ensinados por Cristo (amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo), o preconceito deixará de existir, assim como o egoísmo e o orgulho.



4 - Conviver com as diferenças dos demais, tipo encarar o problema de frente resolve um pouco ou apenas agrava o preconceito?

(tipo não gostar de negros e fazer um trabalho social num orfanato).

Depende da forma como encaramos o problema. Se o vemos apenas como uma obrigação a ser cumprida, esse encaramento só agrava a situação. Mas se nos dispusermos a uma reforma intima verdadeira o problema pode se resolver.



5 - O que vocês acham que no mundo está acontecendo devido a preconceitos?

As pessoas me parecem cada vez mais distantes umas das outras, os preconceitos tem se naturalizado, e conseqüentemente não estão sendo extinguidos, pois nem mesmo são percebidos e reconhecidos.



6 - Se o preconceito acabasse estes acontecimentos também acabariam?

Sim, somente se o egoísmo e o orgulho acabassem juntamente com o preconceito, e o distanciamento e o comportamento de inferiorizar o próximo que se tornou mecânico, tivessem um fim.



7 - O que podemos fazer hoje para começarmos o processo de eliminação dos nossos preconceitos?

Podemos tentar amar cada vez mais a Deus e ao próximo.

Andreza

---

1 - O preconceito será que vem de outras vidas?



R. O preconceito vem da "ignorância" humana .



2 - Será que grupos rivais podem se reencarnar em grupos opostos na atualidade e continuar se confrontando?



R. Podem, depende da evolução moral de cada um em continuar se confrontando ou não.



3 - Do que depende para acabarmos com o preconceitos, apenas as reencarnações pode abrandar até acabar por completo?



R. Depende do comprometimento moral e evolução intelectual do homem, independente de tempo mas do esforço em combater tais "mazelas".



4 - Conviver com as diferenças dos demais, tipo encarar o problema de frente resolve um pouco ou apenas agrava o preconceito?

(tipo não gostar de negros e fazer um trabalho social num orfanato).



R. Desde que o "preconceituoso" esteja disposto a mudar , é válido e pode ser muito eficaz, existem tratamentos psicologicos baseados na convivencia com aquilo que nos incomoda para que possamos tomar consciência , assim acredito que este tipo de convivencia pode abrandar e muito o preconceito.

Ontem ainda assisti um filme chamado "O Trapaceiro" que conta a estória de um rapaz que foi viver em meio a pessoas com deficiencia mental pensando em enganá-los com facilidade e tirar proveito financeiro, no final ele descobre Grandes Amigos , (não vou contar mais para quem quiser assistir não perder o entusiasmo, mas é muito interessante !)



5 - O que vocês acham que no mundo está acontecendo devido a preconceitos?



R. Confrontos, falta de amor, discriminação, violencia, porém não é de agora que isto acontece e não vai ser daqui para frente que vai terminar , o preconceito é fruto da ignorancia humana e sempre haverá homens em estágio inferior vítima deste sentimento-prisão. Faz parte do livre árbitrio.



6 - Se o preconceito acabasse estes acontecimentos também acabariam?



R. Haverá o dia em que todos viverão em plena harmonia, mas não aqui certamente ...e nem todos chegarão lá ao mesmo tempo.



7 - O que podemos fazer hoje para começarmos o processo de eliminação dos nossos preconceitos?



R. Conscientizarmo-nos que não somos melhores do que ninguém porque estamos em relação de igualdade, pertencemos todos a um mundo de provas e expiações onde ninguém foi absolvido ainda. Portanto todos "devedores", independente de cor, raça, credo, sexo, opção sexual, preferencias, beleza exterior, conhecimentos intelectuais, deficiencias etc.

Conhecendo-nos profundamente podemos ir eliminando nossos "defeitos" e aprendendo a respeitar o próximo e até a nós mesmos com gratidão, benevolencia, perdão e indulgencia.







"Muitas vezes o preconceito parte daquele que se acha injustiçado por ele".



Não raro vermos pessoas que se sentem vitimizadas pelo preconceito alheio levantarem o problema de forma a potencializá-lo diante da massa geral, fazendo disso motivo para se colocarem na posição de "atacados" e se aproveitarem desta condição.



Aqueles que se sentem atingidos por serem diferentes ou terem opiniões diferentes , é porque ele próprio se sente "diferente" em relação ao outro, pois se já tivesse ultrapassado a barreira da ignorancia moral pouco lhe importaria a opinião alheia a seu respeito.



Aquele que superou as próprias "diferenças" segue adiante, luta para se melhorar e não para querer melhorar o outro.

Esforça-se para livrar-se de seus "defeitos" e vê o outro como alguém em igualdade de condição.





Essa semana deparei-me com um caso de auto-preconceito.



A minha secretária é mulata, veio me contar que estava indo na escola da filha reclamar com a professora porque tinha colocado a menininha de (4anos) para dançar a quadrilha com um garotinho negro, e como a menina também é morena ficariam apagados no meio do outros branquinhos.

Conversei com ela para que não fizesse aquilo pois estaria sendo injusta com a filha e com o menino que nem estavam ligando para a preocupação dela.

Então me contou que quando ia tomar banho ficava horas se esfregando com uma bucha pois acha que por ser de cor é suja.

Vive falando que em vários lugares as pessoas olham diferente por ela ser de cor.

Aí lhe perguntei, será que isso acontecia mesmo ou será que ela é que se vê diferente, será que se ela se aceitasse e se visse igual a todo mundo ela sentiria essa "discriminação" ?



Abraços

Paty Bolonha

---

O preconceito é um conceito antecipado de algo que não conhecemos. Esta é a primeira definição no aurélio, uma das outras é a suspeita, intolerância, ódio irracional ou aversão a outras crenças, credos e religiões, etc.

Quando temos preconceito de algo, estamos nos colocando em qual posição? A de vítimas? A de acusadores?

O exemplo que a Paty colocou é muito comum de vermos. Aquele que se sente discriminado, normalmente é quem carrega consigo o preconceito dentro de si.

Conheço pessoas inúmeras com o mesmo problema, não só por conta de cor de pele, mas por religião, defeito físico, condição financeira, local onde mora, estilo de vestimenta... etc...

No meu ver é realmente algo que já vem de outras vidas, de alguma maneira a pessoa traz consigo para algum resgate.

Uma reeducação comportamental é uma das maneiras de acabarmos com os preconceitos existentes. Se os pais começassem a trabalhar o preconceito em sua raiz, desde o início, seria mais fácil erradicar esse verme que está adoecendo a nossa sociedade em geral.

Tantos fatos que vemos que são frutos do preconceito, morte de pessoas por causa de torcida de times diferente, por causa de condições sociais...

Para podermos eliminar algo dentro de nós, precisamos identificá-lo, conhecê-lo, saber como age dentro de nós. Depois deste reconhecimento, devemos entender e aceitar e trabalharmos na melhor maneira de eliminar o mau que nos incomoda e nos prejudica.



Cida - Setor de Benefícios


Conclusão