Educar

215_ – TEMA: Família Espírita e o Natal - estudo e conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar


TEMA: Família Espírita e o Natal
Período: 18/11 à 25/11

No próximo sábado dia 25/11, estaremos a exatamente um mês da maior data religiosa do mundo, o Natal.
Todos nós sabemos que em 25 de dezembro é comemorado o nascimento de Jesus, mas poucos se lembram de comemorar evidentemente o nascimento do Mestre.
Colocar a culpa no consumismo é fácil, sendo que temos a religiosidade dentro de nós e a facultamos muito pouco.
A verdade é que o consumismo veio preencher uma lacuna já deixada meio que de lado.
As pessoas tem mudado o seu comportamento adotando novas práticas que nem sempre desejam conciliar com as práticas antigas.
Com isso tudo quero dizer que o verdadeiro Natal, que simboliza o nascimento de Jesus, está sendo deixado de lado, não devido ao consumismo da época, mas pela opção das próprias pessoas em dar mais valor aos supérfluos da matéria.
Claro que nós temos nossas preferências e por estarmos encarnados adoramos de forma natural as coisas que o homem inventa.
Não sou contra o consumismo material, mas acho que estamos deixando valores importantes para trás. Estamos valorizando coisas que pouco influenciarão na vida pós-morte.
Ainda é "citado" o famoso Espírito Natalino, onde nesta época do ano juntamos várias palavras como: humildade, caridade, fraternidade, etc... e apelidamos de Espírito Natalino.
Portanto é status nesta época do ano as pessoas contribuírem, presentearem além do que já fazem durante o ano todo. Para assim mostrar aos demais que estão sob o contágio do Espírito Natalino. Sendo realmente uma pena a tentativa de juntar a festa religiosa com os costumes pagãos.
Obviamente que nós Espíritas se doamos nesta época como em todas as outras, onde o Movimento Espírita requer voluntários para acalentar e alegrar corações que já não agüentam mais serem tratados diferente pelos demais.
O papel social dos Centros Espíritas é de suma importância em diversas regiões deste país, onde às vezes é a única fonte de aconchego verdadeiro aos excluídos.
Temos nossas metas que se não cumprirmos iremos renovar para o ano que vem, mas é duro ser crítico consigo mesmo ao ter ao mesmo tempo em mente tantas pessoas que não tem nem onde se abrigar para repousar de um dia exaustivo.
Temos lá nossa família que pode não se a que nós sonhamos em ter, mas pelo menos conhecemos os membros da nossa família e quantos já não se lembram mais dos seus.
Estamos vivendo uma era onde gastamos mais tempo almejando os que já alcançaram patamares elevados, e pouco tempo observado e se solidarizando com os que ainda estão abaixo de nós (classificação de ordem financeira).
Nós Espíritas temos que relembrar pontos importantes de nossa doutrina, onde estamos aqui de passagem e quase sempre para algum tipo de resgate onde abusar de certas coisas pode nos comprometer. Paulo de Tarso disse: "Tudo me é válido, mas nem tudo me é lícito".
Trabalhar a espiritualidade e viver o Espírito Natalino, não é apenas largar o consumismo, é acima de tudo respeitar o momento natalino e ter consciência de que Jesus onde estiver, estará recebendo todas as nossas vibrações de amor para com Ele.
Acho que é falta de respeito, chegar numa festa de aniversário sem presente e só interessado nas comidas e nas bebidas da festa.

Questões para estudo:
1 - O que vocês fazem neste período para trazer a família de vocês para a comemoração do nascimento de Jesus?
2 - Como conciliar o papai Noel com Jesus nas crianças?
3 - É papel exclusivo do Centro conscientizar as crianças e os jovens sobre este período?
4 - O papel social que o Centro desenvolve ajuda a nos alertar para a real situação de muitos necessitados?


Quem tiver algum relato "dentro do tema" ou algo mais a acrescentar além das "questões para estudo", que fiquem a vontade para aqui descrever.

Equipe Educar - CVDEE
Ivair, Márcio, Rosane, Lu e Fúlvia
Equipe Educar: http://www.cvdee.org.br/contato.asp

Conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Temas destinados à Família e à Educação no Lar


CONCLUSÃO: Família Espírita e o Natal
Período: 18/11 à 25/11

Desculpas pelo atraso na postagem deste tema. Tive alguns trabalhos para concluir antes do semestre acabar e pesou um pouco, mas estou aqui para concluir este tema.

Este é e sempre foi um tema meio que polêmico mas unânime, onde todos concordam que o nascimento de Jesus é mais importante do que a celebração de presentes.
O que o Demerval colocou sobre Papai Noel foi muito importante, onde citou o bom velhinho como a alegria para os corações dos necessitados.
Acho lindo o que os Centros fazem, levando esperança a todos desabrigados que buscam na noite de Natal um alento, uma esperança, um pequeno momento de alegria que seja. Na noite de Natal dar esperança aos necessitados é preciso ser forte para conseguir, pois a emoção e o choro chega rapidamente. Enquanto nós e nossos familiares estão em casa comemorando o Natal, muitos de nossos companheiros de doutrina está nas ruas ou até mesmo nos centros dando um momento de alegria ao convalescidos.
Mesmo em nossas casas no dia 24 para o dia 25, devemos trabalhar nossos familiares, chamando a atenção para esta data tão importante.
Neste período de Natal é um ótimo período para reavaliarmos as nossas ações neste ano que está se acabando, ou seja fazer um balanço do negativo e do positivo criado por nós.
O planeta Terra nesta época do ano está na sua maior capacidade de energia negativa, é um esfera positiva muito forte e jamais vista no resto do ano, a não ser que algum acontecimento una os povos em solidariedade.
Aproveitemos este momento para selecionarmos as nossas sementes para o próximo ano, com menos erros e mais acertos.

Obrigado ao pessoal que ajudou no desenvolvimento deste tema durante a semana.