Educar

103a – Tema: Qual a relação de nossos flhos com a internet : incentivamos a buscar conteúdos positivos ou os deixamos livres? - nosso papo

De que forma é a relação que procuramos fazer que nossos filhos tenham com ela?
R: A Internet é uma grande ferramenta mundial que sua vastidão aumenta a cada dia, mas é preciso que nossos filhos saibam perceber o real valor da rede, assim com base nos 140 milhões de brasileiros que não tem acesso a rede ainda. Com isso, quem a tem em casa deve dar valor e assim procurar dar uso a ela numa forma mais importante para estudar, pesquisar, e até mesmo porque não bater papo (fazer amigos).

Tem que haver limites? quais e por que?
R: O limite de todo usuário de Internet é com relação a vírus e invasões, onde o limite fica em não usar a rede para invadir computadores alheios, nem enviar vírus propositalmente, isso é crime e mais dia menos dia, pode ser preso. Ou seja são bandidos reais que que usam desta irrealidade parcial para furtar, e isso é a mesma coisa do que roubar um comércio, ou um cidadão qualquer a mão armada. Existe um outro ponto que requer cuidado são dos bate papos, onde muitas pessoas estão desaparecidas por conta de marcarem encontro com amigos virtuais, mas que na verdade estão ali com más intenções. É preciso cuidado para não contarmos a nossa vida toda diante de uma tela, onde não sabemos de fato quem a lê e o que pode fazer com todas essas informações. Nesse ponto de bate papo, os jovens teimam em afirmar que todos são amigos, mas nós educadores sabemos que de fato isso não é regra pra todo mundo.

Incentivamos a buscar conteúdos positivos?
R: Na Internet tem ótimos temas para serem pesquisados e com isso depende muito de cada um, onde a seriedade e importância do tema vai de acordo com a intenção da pessoa. Há muita coisa educativa, religiosa, ou seja de boa moral, que de fato possa ajudar de forma positiva na educação de uma criança ou jovem, mas tudo isso é conforme também a nossa predisposição em colaborar e incentivar.

Como inserir a internet no contexto familiar? Ha problemas nessa inserção? quais e por que?
R: Vejo muitos familiares que se encontram pela rede devido as distâncias, e também vejo uma integração muito grande de toda uma família para que pais e filhos dividam o tempo de acesso entre si, onde cada um tem seus e-mails e suas senhas de diversos aplicativos. Dividir o mesmo micro para toda a família é uma forma de tornar o acesso mais educativo, pois um vê o que o outro acessa e pode também passar a se interessar. Lembrando que os pais sempre devem dar bons exemplos aos filhos, até mesmo para poder ter "moral" suficiente depois para cobrar alguma atitude errada.

Abraços capixabas e recheados de humildade e paz.

Márcio de Mensisa
---
Olá pessoal !!!!!!!!!!! Que saudades, estava afastada da sala por motivos de trabalho, mas já estou de volta, com a corda toda.
Adorei o tema desta semana.... vamos às questões.

De que forma é a relação que procuramos fazer que nossos filhos tenham com ela?
Concordo com o que o Márcio colocou... a internet é vasta, tem mil aplicabilidades, mas temos que nos concientizar e também os nossos filhos o bom uso desta ferramenta, que tanto pode nos auxiliar quanto nos atrapalhar (e muito...)...

Tem que haver limites? quais e por que?
Como em tudo, no momento em que educamos, os limites devem ser colocados. Como o Márcio colocou a respeito de invasões, os chamados piratas da internet, estão ai, aos montes, prejudicando inúmeras pessoas... nossas crianças e jovens começam muito cedo a ter contato com este mundo virtual e se encantam ao perceber que são capazes de movimentar o inimaginável. São inteligentes e aprendem tudo com muita facilidade. Nós como pais e educadores, temos que mostrá-los a importância respeitar os limites, mesmo que seja no mundo virtual.
Também existe alguns sites (como os pornográficos) que são perniciosos, os pedófilos que entram em salas de bate papo infanto juvenis para aliciar nossas crianças e jovens... fica difícil um controle efetivo, mas podemos através do diálogo mostrar o que correto e o que é errado acessar na internet.

Incentivamos a buscar conteúdos positivos?
Bom, pelo menos deveríamos... como disse antes, na internet temos muito lixo, mas é certo que temos muitos sites excelentes, que somam à nossa cultura. Até mesmo no laser, minhas filhas acessam um site com jogos infantis que são bem legais.

Como inserir a internet no contexto familiar? Ha problemas nessa inserção? quais e por que?
Vou citar o exemplo lá de casa. Todos acessam a internet com frequência, seja eu e meu marido no trabalho, como minhas filhas na escola. Cada qual usa a internet de acordo com sua necessidade. Eu a uso por motivos de trabalho e para o estudo do CVDEE.
Procuro mostrar as minhas filhas que elas devem bem aproveitar esta tecnologia de forma proveitosa, e não a se tornarem "viciadas" em internet... e isso quase aconteceu. Elas saem da escola e vem para o meu trabalho... ficam aqui comigo por uns 40 minutos até dar a hora da minha saída, e a primeira coisa que elas fazem é ir para a sala de bate papo... só que já estava se tornando um obssessão. Conversei com elas e as meninas já estão menos ansiosas.

Bem é isso !!!!!!!!!!!!
Beijos mil no coração de todos !!!!!!!!!!!!
Rosane.
---
Eis, Lindinhos e Lindinhas, tudo azul azul com vcs?;-))
Bom te ver de volta à ativa Lindinha Rô :-))
Só fazendo um marketing dentro do tema :-)) A gente está com trabalhos para as crianças tb poderem ter acesso à Doutrina Espírita pela internet :-))
* Espiritismo para crianças: www.cvdee.org.br/sitedagente (é um site simples, porque todos nós somos voluntários no trabalho, mas é feito com muito carinho para as crianças com jogos, gifs, doutrina espírita, músicas, histórias, e outros, tudo voltado para a criança )
* #Espiritismo_kids : bate-papo on line por escrito com as crianças, todo sábado de 19h ``as 20h, na rede brasnet de IRc, quem não tem o programa de IRc pode entrar pelo webchat do site www.irc-espiritismo.org.br
* espiritismo.net Kids : bate-papo on line por voz com as crianças, todo domingo de 10:30 às 12:00, no sistema paltalk (é preciso baixar o programa ( de preferência ter microfone para que as crianças possam falar tb) no site www.paltalk.com ), categoria spanish & portuguese.
* Sala virtual infantil Gente: estudos via e-mail para e com as crianças, só vale inscrições de gente linda entre 07 e 13 anos , as inscrições devem ser feitas pelo www.cvdee.org.br/sitedagente

Fica aí a sugestão para incentivo da criançada ao bom uso da internet :-))
dia cor e amor procês
beijocas mineiras com carinho no coração
---
Olá! Aqui quem tecla é um gaúcho... Poderia me dizer se a questão do tema abordado
seria relacionado com limites? Ou então com o uso desse recurso? Enfim qual seria o
enfoque desejado?
Obrigado,
Oscar

---
Eis, Gente Linda do coracao, tudo na paz? 🙂
Ei, OScar, legal te ver por aqui! 🙂 Seja bem-vindo 🙂
O enfoque inicial dado foi o seguinte:

Qual a relação de nossos flhos com a internet : incentivamos a buscar
conteúdos positivos ou os deixamos livres?

De que forma é a relacao que procuramos fazer que nossos filhos tenham com
ela?

Tem que haver limites? quais e por que?

Incentivamos a buscar conteudos positivos?

Como inserir a internet no contexto familiar? Ha problemas nessa insercao?
quais e por que?

Boom, essas foram as questoes iniciais, lembrando que vc pode participar
respondendo a elas, fazendo seus comentarios, trazendo textos elucidativos
sobre o assunto, formular novas questoes, colocar suas duvidas, enfim, pode
participar , desde que dentro do assunto, do jeito que preferir, ok? 🙂

Um dia cor e amor procês todos
beijocas mineiras, cariocas, capixabas e catarinenses

Equipe Educar - CVDEE
eqpeducar@cvdee.org.br
---
Obrigado pela atenção!

Acredito que com a internet assim como nos demais meios de comunicação deve haver
discernimento, "filtro " para as informações recebidas e enviadas, uma vez que
precisamos usar o nosso livre-arbítrio da melhor forma possível.
O que não pode haver é a demagogia, como o pai que proíbe o filho de ver uma cena
mais sensual e vai assistir noutro lugar a mesma cena...
Tal qual aquele que pede pro filho não fumar com um cigarro na boca...
Limites são e serão sempre necessários, infelismente se não possuímos este em
relação a própria TV quem dirá a internet...
Gostaria de lembrar que orientar tem-se mostrado muito melhor que simplesmnete
proibir.
Esclarecer e evoluir... Eis nossa meta...
Abraços
Oscar
---
Eis, Gente Linda do coração, tudo joiiinha? :-))
Tem nada que agradecer Oscar 🙂
Vc coloca algumas questões importantes :
o exemplo - não adianta nada pedir ou aconselhar ou orientar a esse forma ou
àquela, se a gente "escondido" faz justamente aquilo que orientamos;
o limite - o termos conosco tb, não adianta impor limites, se a gente não o
tem
a responsabilidade - relativa ao orientar e educar e não smplesmente o não
pelo não
E isso vale para tudo e inclusive a questão da internet
Dia cor e amor pra vcs
beijocas mineiras com carnho no coraçao
---
Respostas.

A relação de nossos filhos com a Internet é necessária, pois através dela, temos mais uma habilidade que precisamos para nos comunicar com o mundo e enriquecer o nossos processo de aprendizagem.
Qualquer que seja a idade dos nossos filhos, temos que decidir quais são os aspectos da vida de um filho que queremos influenciar. Mesmo que nossos filhos sejam responsaveis nossas responsabilidades não param por ai. Sempre teremos que estar atentos, pois estamos cuidando de espíritos ainda com imperfeições. Então, temos que persuadir-los na busca de conteúdos positivos, para que eles venham a ter discernimento próprio do que é bom e do que é ruim na Internet.
Devemos sim inserir a Internete no contexto familiar com diálogo no sentido de esclarecer e compartilhar pedindo sugestões e sempre supervisionando e tomando liberdade de intervir quando necessário.

Beijos.
Lêda
---
OOis, tudo joiinha com vcs, Lindinhos e Lindinhas ?;-)
Leda, legal sua colocação, pois expressa a educação.
noite felicidade
beijocas mineiras com carinho no coração



Conclusão