Educar

081b – Tema: Qual a melhor escola para o meu filho ? - Nosso papo 2

From: "Kika"

Olá 🙂 Desculpe se eu não responder exatamente as perguntas, mas eu estava discutindo um assunto semelhante a este com um amigo e queria compartilhar aqui nossa reflexão.
Sem nem chegar à um ideal de escola estavamos apenas falando que as
escolas estão muito preocupadas em instruir, mas não mais em educar. Não temos certeza, mas que eu saiba hoje em dia as escolas não tem mais matérias como Educação MOral e Cívica ou OSPB, como tinha na minha época (e olhe q sou novinha, 24 amos 🙂 ).
Ou seja, vc ve cada vez mais o aumento da violência e falta de educação nas escolas, muitas vezes porque nela nem mais os principios basicos de educação, convivencia e moral aceitos por toda nossa sociedade são repassados nas escolas.
às vezes vejo na tv projetos pra se colocar disciplinas de educação no
transito, cidadania, coisas assim. Espero q eu esteja errada, como não tenho filhos nem proximidade com ninguém q tenha crianças na escola primária posso estar desinformada (espero eu), mas ainda há muito pra ser trabalhado e espero q possamos de alguma maneira contribuir. Se não somos profesores, que pelo menos como pais sejamos participativos na escola dos filhos, que acompanhemos de perto e se possivel formemos conselhos de pais para poder intererir diretamente
no q a escola faz.
Não podemos esquecer q a educação é responsabilidade direta dos pais. A escola é onde as crianças vão passar um grande espaço de tempo. Os pais precisam educar em casa, mas a escola deve completar este trabalho.
Um beijo a todos, Kika.
**************
From: Alberto Carvalho Peret

Amigos,
Eduacação é um assunto muito sério pra ficar a cargo de qualquer escola por mais competente que seja. O processo educativo compreende várias características que transcendem a informação. Trata-se da formação moral dos indivíduos. Da formação de cidadãos que saibam se questionar, se autocriticar com honestidade. Cidadãos que procuram interpretar seu papel na sociedade. A melhor escola não é a que proporciona a maior quantidade de informações. É a que, sintonizada com a família, porporciona ao indivíduo a oportunidade de uso das informações para crescimento moral da comunidade onde vive. Desta forma, a família é o ponto de apoio fundamental da educação e não a escola. Se algo vai mal na educação de nossos filhos, muito há de nossa responsabilidade. É claro que haverá de certo participação da escola pois muitas até atrapalham o processo educativo mas, nossa vigilância e acompanhamento é o melhor processo educativo.
A melhor escola deve ser a que caracteriza as disciplinas segundo os seus conteúdos sem censuras:
1) as de formação intelectual como história(que permita
concluir as raízes de nossos problemas atuais), português (literatura), geografia (geografia econômica e política), filosofia (que deveria existir em todo o segundo grau), artes (como a manifestação mais genuína da liberdade; relacionada aos momentos históricos da humanidade).
2) as instrumentais como o protuguês básico, matemática,
fisica quimica etc. Infelizmente, são raríssimas. O processo politico que atravessamos destrui muitas das que se conduziam desta forma. Sobraram algumas, claro privadas e de mensalidades muito altas. De qualquer forma, creio que uma escola que se comporte desta forma, demonstra que não é necesário qualquer tipo de ensino transversal como Educação Ambiental, Educação moral, Moral e Cívica, Educação Sexual, etc. Tudo seria concluído por cada indivíduo segundo o senso crítico desenvolvido em cada um com os elementos fornecidos pelas disciplinas nas ecolas e pela conduta moral no seio da família.
A Educação precisa ser portanto INTEGRAL. Precisa vislumbrar a formação do indivíduo como um ser crítico que procure se conhecer pra que possa ser um cidadão verdadeiro.

Um abraço a todos
Alberto Peret
********
From: Belise Kmentt Cavada

Oi pessoal!!!

Qdo se falou em educacao aqui, lembrei de um seminario q assisti sobre evangelizacao nesse final de semana, no qual estudamos, alem de outras coisas, o comentario de Kardec na pergunta 917 do livro dos espiritos. Acho q isso resume o objetivo principal da escola com ideal espirita!

"Contudo, ela [a cura dos males morais] só se obterá se o mal [o egoísmo] for atacado em sua raiz, isto é, pela educação, não por essa educação que tende a fazer homens instruídos, mas pela que tende a fazer homens de bem. A educação, convenientemente entendida, constitui a chave do progresso moral. Quando se conhecer a arte de manejar os caracteres, como se conhece a de manejar as inteligências, conseguir-se-á corrigi-los, do mesmo modo que se aprumam plantas novas. Essa arte, porém, exige muito tato, muita experiência e profunda observação. É grave erro pensar-se que, para exercê-la com proveito baste o conhecimento da Ciência.

(...)

Faça-se com o moral o que se faz com a inteligência e ver-se-á que, se há naturezas refratárias, muito maior do que se julga é o número das que apenas reclamam boa cultura, para produzir bons frutos.

(...)

Quando compreender bem que no egoísmo reside uma dessas causas, a que gera o orgulho, a ambição, a cupidez, a inveja, o ódio, o ciúme,
que a cada momento o magoam, a que perturba todas as relações sociais, provoca as dissensões, aniquila a confiança, a que o obriga a se manter constantemente na defensiva contra o seu vizinho, enfim a que do amigo faz inimigo, ele compreenderá também que esse vício é incompatível com a sua felicidade e, podemos mesmo acrescentar, com a sua própria segurança.

(...)

O egoísmo é a fonte de todos os vícios, como a caridade o é de todas as virtudes. Destruir um e desenvolver a outra, tal deve ser o alvo de todos os esforços do homem, se quiser assegurar a sua felicidade neste mundo, tanto quanto no futuro."

Bem, espero ter acrescentado um pouco mais ao grupo!

Beijos a todos!

Que Jesus ilumine voces!

Belise.
************
From: lesa

oi
eu tenho 17 anos, acabei de concluir o ensino médio e agora vou começar a faculdade. acho que não posso analisar a escola e a educação sob o ponto de vista dos pais, mas posso partilhar de alguns pontos para que atentei nesse meu último ano do ensino básico.
falo em relação ao ensino na minha região ( volta redonda - RJ)


1) O que devemos levar em consideração na escolha da escola onde nossos filhos irão estudar ???
Acho que é muito importante o conteúdo formal da educação, principalmente para a vida profissional, mas é necessário avaliar o ambiente e a forma como é tratada a educação moral, que tem sido deixada de lado na maioria das instituições.

2) O que podemos chamar de "Ensino de Qualidade" ?
Ensino de qualidade tem sido definido como a capacidade de fazer o aluno aprender (ou decorar) os conteúdos básicos que serão cobrados do aluno em sua vida profissional. Quando se trata de escolas particulares, então, o ensino médio se transforma em um grande curso pré-vestibular. Falta nas escolas uma preocupação em formar de cidadãos. Acham que as crianças devem vir educadas de casa (é claro que devem, mas se não isso não acontece, algo deve ser feito, não é mesmo?). Acredito que uma educação de qualidade deve equilibrar os aspectos intelectuais, morais e sociais do aluno.

3) Você acha importante que a educação formal esteja aliada à educação
moral nas escolas ou elas devem ser assuntos distintos ?
Creio que devam ser aliados, pois estão interligados. Afinal, o
profissional e o homem culto precisam de uma educação moral para serem
seres sociaveis, bem como o homem de bem precisa de uma educação formal para entender melhor o mundo a sua volta e poder fazer mais por ele. hoje existe uma divisão de papéis - educação moral na família e educação formal na escola. considero essa divisão ineficiente, pois existem famílias completamente despreparadas para fornecer uma educação moral de qualidade. Essa educação poderia ser melhor se complementada pela escola, com pedagogos, filósofos e psicólogos, atuando também junto à família.

4) Quais as principais diferenças entre se estudar em uma escola
particular e em uma escola pública ?
estudei a vida inteira em escola particular. aqui em volta redonda, a
principal diferença é realmente em relação ao conteúdo e infra-estrutura. um aluno da rede pública tem muito menos chances em relação a concursos, etc...e vivencia menos o que aprende, pois tem menos acesso a laboratóros, bibliotecas. acho que a grande desvantagem do aluno de escola particular é o convívio social restrito a pessoas de mesma condição social, com as mesmas idéias, o que o deixa um pouco despreparado para um convívio em outros ambientes, muitas vezes acentuando preconceitos.

Conclusão