Educar

074d – A Importância do Evangelho no Lar - textos 2

Cultive o Evangelho no Lar
Fátima Farias
Não importa o credo que você professe, mas realizar o Evangelho no Lar, pelo menos uma vez por semana, é imprescindível. Há quem diga que o lar que adquirir este hábito significa acender uma luz em interação com Deus. O que virá a seguir é uma transcrição do livro Educação dos Sentimentos, do gaúcho Jason de Camargo (ver site www.editoraage.com.br).
"A prece proferida de coração é uma emissão eletromagnética de elevada potência, por isso ela se reveste de significativa importância na defesa mento-espiritual do indivíduo e do próprio lar. Quando a família ora em conjunto no Evangelho, no lar, por exemplo, essas energias se transformam numa verdadeira muralha de proteção em torno do lar, beneficiando os membros da família e da própria comunidade próxima a esse lar.
As entidades infelizes chegam a sentir verdadeiros choques ao tentarem se intrometer nesses lares. Contudo, nem todas as famílias se aperceberam da magnitude desse trabalho ou, se o realizam, não o fazem com a seriedade, simplicidade e responsabilidade que ele requer. Assim que, não se compenetrando e nem tendo a persistência necessária, não conseguirão lograr todo o bem que ele produz.
Os pais que possuírem o hábito da prece procurem transferir esse precioso elemento de equilíbrio e proteção psíquica para os filhos. Se todos os lares da Terra tivessem o hábito da prece, se cultivassem as virtudes como paradigmas, por certo seriam bem mais equilibrados e felizes. Atualmente a própria medicina começa a se interessar pela prece e seus efeitos. Muitos psicoterapeutas dizem que os pacientes tratados com a química mais o auxílio da prece e do desenvolvimento da espiritualidade, atingirão elevados índices de cura. No caso de uma depressão, por exemplo, se tratada apenas com as medicações, obter-se-á um percentual de cura bem menor do que se houver um acompanhamento psicológico e espiritual.
Essa higiene espiritual do lar deverá ser buscada diariamente. Fazemos a higiene física todos os dias e nos esquecemos de realizar a psíquica. O fluxo de energias da prece deve ser reativado cotidianamente, porque não podemos esquecer o nível mental e espiritual, não só do orbe em que vivemos, mas também de nós próprios. Necessitamos da realimentação vibratória para manter o nosso psiquismo estabilizado e, muitas vezes, isso começa com a singeleza de uma prece.
O Evangelho, dizem os espíritos amigos, dá equilíbrio ao coração. Necessitamos, talvez, não apenas aprender seu conteúdo sob o prisma do intelecto, mas sim sob as luzes do sentimento. Abrindo o coração para o exame detalhado de seu ensino, absorveremos melhor sua essência dadivosa e obteremos o equilíbrio da nossa alma.
Aqueles que sofreram muito ou aqueles que ainda sofrem e que já pegaram o Evangelho Segundo o Espiritismo para nele saciarem a sua sede de paz sabem do que estou dizendo. Significa que poderemos ler o Evangelho de várias maneiras e sob várias óticas. Por exemplo, poderemos lê-lo com a intenção profilática que seu conteúdo espiritual encerra, ou então com o desejo de curar a enfermidade causadora das nossas dores, ou ainda apenas para saber o que ele contém. A grande paz, no entanto, só virá quando absorvermos sua essência em sua plenitude, isto é, aliando o intelecto e o coração na romagem da vivência moral".

(enviado pela Fúlvia Andrade)

----

Lição no lar
Aluney Elferr Albuquerque Silva
Lar, mola, semente, princípio basilar da experiência terrena, reduto aconchegante para transformações de vidas.
Mesmo que se façam grandes conquistas externamente, se o lar encontra-se transviado do entendimento, da compreensão, do mutuo auxílio, pouquíssimas conquistas serão duradouras e reais.
O lar é a matriz, onde se encontram espíritos relacionados entre si, para com o véu do esquecimento, poderem se amar, sem amarras, sem medos, poderem se conhecer e aproveitar oportunidades benfazeja em outras ocasiões desperdiçadas.
Analisemos, agora, um homem bem estruturado, e feliz, seguramente veremos um lar, ao menos compreensível ou robusto em entrosamento, por detrás dele, lhe dando suporte.
A família é para o homem o pivô de maior importância, e Deus em sua Sabedoria Maior, conduz o homem a ser um indivíduo totalmente gregário, necessitando do relacionamento primeiramente intra-pessoal, e posteriormente o interpessoal, no primeiro vemos a necessidade de um auto-conhecimento e no segundo o entrosamento com os outros homens. E é no lar que temos os primeiros treinos para que estas duas necessidades possam auferir embasamento tal, que nos transforme num ser seguro de si mesmo.
Visualizando a importância do Lar, agora incluamos a necessidade da Oração em família. Buscando sempre no Mestre os exemplos básicos, para um convívio harmônico e tranqüilo.
Iniciada a oração no Lar, possibilitamos presenças envolvidas com o Amor e a transformação da humanidade, que incentivam estas realizações nos corações debaixo do mesmo teto.
Reunamos, filhos, filhas, esposo, esposa, enfim, todos aqueles que conosco convivem, a fim de em torno de uma mesa, podermos comentar fraternalmente sobre as orientações contidas no evangelho do Cristo.
Oração e estudo do evangelho, manifestações desprovidas de qualquer complexidade ou dificuldade, deverão ser simplesmente simples, visando apenas o entrosamento da família alí reunida com a mensagem fiel do Cristo. Não necessitamos nos exceder em tempo para não cair na monotonia e também no desinteresse.
Enquanto isso, os irmãos invisíveis tratam de infiltrar nos corações muita Paz e serenidade, tratam de fazer uma verdadeira transfusão energética das forças mais puras até nós, concomitantemente trazem irmãos outros, que nos são afins ou não, para que também eles, mesmo estando no plano espiritual, possam ouvir as considerações ali semeadas e refletir, pondo as orientações em torno de suas próprias vidas.
Não façamos imposições, para aqueles que ainda não compartilham de nossas idéias, ao contrário disso, oremos também por eles, se existe imposição, não existe fraternidade. Tentemos uma argumentação embasada, ao invés do simples convite, façamos um convite convincente, mostrando acima de tudo, a necessidade de relacionar-se com as orientações que o Cristo nos legou.
Rotineiramente escutamos alguém falar "se oras em tua casa, teus vizinhos também são beneficiados", frase quase sempre incompreendida, todavia, verdadeira, além dos familiares reunidos e dos irmãos já em outro plano de existência, trazidos pelos benfeitores espirituais, também alcança-se os vizinhos ou as pessoas que circundam aquele lugar, pois o ambiente envolvido pela paz, começa agora a irradiar amor, fraternidade, saúde, aumentado ainda mais nossa responsabilidade perante esta realização que não pode mais tardar para começar em nossos lares.
"A prece é um ato de adoração. Orar a Deus é pensar nele; é aproximar-se dele; é por-se em comunicação com ele. A três coisas podemos propor-nos por meio da prece: louvar, pedir, agradecer", já nos dizem os Espíritos em O Livro dos Espíritos Quest. 659.
A prece é um poderoso instrumento contra os desânimos, fracassos temporais, ódio retido nos corações, através dela, podemos inter-relacionar nosso pensamento com outros irmãos que nos ensejam paz. A começar pelo amigo mais intimo que temos, nosso Anjo Guardião, que nos faz companhia nos momentos mais deficientes e felizes de nossas vidas. A ele nos ligamos imediatamente no momento de nossas reflexões e preces.
No momento em que o desânimo bata a tua porta te convidando a suspender tais atividades redentoras em teu lar, pensas na Época do Cristo, pensa nos primeiros Cristãos e suas dificuldades em suas reuniões, e aure em ti mesmo e em teu amigo espiritual as forças necessárias para não desanimar, cultivas este hábito de Evangelizar e Orar em família, com os teus, para que as sombras das trevas não penetrem em teu Lar. Fortificando assim, os corações dos pequeninos e transformando-os em Homens de Bem do amanhã.

(enviado pela Fúlvia Andrade)
---
Evangelho no Lar
"Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." — Jesus. (MATEUS, 18:20.)
O Evangelho no Lar é a reunião dos familiares de boa vontade neste propósito para estudar o Evangelho do Cristo, para melhor vencerem as dificuldade do caminho, uma vez que se apóiam mutuamente no mesmo entendimento desta doce doutrina que tem um objetivo só para todos: assimilar os ensinamentos de Jesus e pô-los em prática para alcançar a perfeição.
À medida que as criaturas vão se reunindo, ampliando o número dos participantes dentro do lar para o estudo do Evangelho, numa demonstração de fé nas lições do Mestre Jesus, vai aumentando a compreensão entre si, vão sentindo a inconfundível proteção Espiritual, vão conquistando paz interior.
O Culto do Evangelho no Lar abre as portas para aquelas pessoas que tem suas atividades de trabalho em horários que coincidem com os horários que as comunidades religiosas realizam. Beneficia até mesmo as de pouca afinidade com tais maneiras de proceder, preferindo o seu Lar para ser um sincero e verdadeiro templo onde temos como altar os nossos corações conforme o ensino de Jesus.
Evangelho no Lar, adote esta prática.
Criar semelhante serviço, pois, no domicílio de nossas almas, é simples dever, porquanto, pela palavra que ensina e ajuda, aprenderemos a abrir as portas do coração para que, na intimidade de nós mesmos, possamos sentir a Divina Presença de Jesus. (...)
Evangelho em Família
"Surgem flores de luminoso cristal transparente em festões multiplicados e em torno do grupo de corações humanos, sentados em volta da mesa singela, ora transformada em coruscante via-láctea, os Espíritos confraternizam.
O céu desce à Terra e os apelos dos homens se elevam às alturas.
Silêncio e paz!
A família ora!
À medida que o pensamento humano se fixa na busca dos ouvidos divinos, matiza-se o ser, irisado por incomum fulgor, e, quando fala, no balbuciar das palavras, as construções mentais se corporificam através dos seus lábios, em sutis exteriorizações cambiantes, que impregnam o já saturado local, transformado em palácio de sonho.
Instalado no culto evangélico do lar, as expressões humanas produzem alegrias e os fluidos superiores vitalizam. Intercâmbio de amor, as lições de sabedoria cristã e espírita predispõem à coragem, à vida, penetrando os seres que se reconfortam no convívio da esperança.
Sobre a água exposta, em evocação ao esponsalício de Caná, forças etéreas em vibrações de difícil definição, impregnam o líquido, que modifica a constituição, ora alterada pelos fluidos do Mundo Espiritual.
Orando, a família se levanta e ergue com o seu esforço a Humanidade cambaleante.
A benção da caridade esplende no socorro aos desencarnados e na assistência, pela prece intercessória, aos transeuntes da rota carnal.
O cenáculo da fraternidade pura, ressurge, e à hora de prece final, em magia de superior beleza, o Senhor se faz presente, Hóspede Divino no lar dos corações, a todos abençoando.
A pouco e pouco, quando o sono físico toma os corpos da família em repouso, após concluída a festa evangélica, o cortejo de Obreiros da Vida, de retorno, levam-os às Regiões de Paz, onde se preparam para os cometimentos do porvir.
...E as estrelas, piscando, sorriem luzes acima, na noite tranqüila."
Amélia Rodrigues
Psicografia de Divaldo Pereira Franco
<http://2regiao.etc.br/ume-sl/evangelho.htm>
(Enviado pela Rosane)

Conclusão