Educar

059a – Tema: Relacionamen to Afetivo Familiar com Dependentes Químicos - conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à Família e à Educação no Lar


Conclusão: "Relacionamento Afetivo Familiar com Dependentes Químicos"

Olá irmãos e irmãs como vocês estão? Espero que estejam bem.
Que Jesus ilumine nossos caminhos.

Pedimos desculpas pelo atraso do tema, e contamos com a compreensão de vocês.

Este tema foi bastante debatido e com muitas participações que nos ajudaram a levantar várias questões dentro do mesmo tema.
Agradecemos a participação de todos que nos ajudaram a desenvolver o tema no decorrer da semana.
Temos a certeza de que aprendemos muito com este tema.

A dependência química na família é uma questão muito difícil e só quem já passou e passa por isso sabe como é a luta diária quanto a este tipo de vício que requer muito apoio da família.
A dependência em si pode ter muitas ligações com reencarnações passadas onde a família atual teve o encargo de ajudar a este espírito a se reajustar e expurgar os vícios de outras reencarnações.
Trazemos de outras encarnações predisposições de executar tais atos assim acontece na dependência química onde o dependente veio predisposto a cometer tais infrações, mas por falta de força para lutar contra ou por influência do meio, o predisposto pode vir a praticar tais cometimentos do passado. Um pai pode sim influenciar um filho a ser dependente químico, mas a predisposição na verdade possibilitou que aquela pessoa caísse no vício.
Um das maiores lutas em casos de dependência química é a cura, este processo depende de vários outros, como o dependente reconhecer que é dependente e que precisa de ajuda, mas esse processo é difícil porque um dependente sob o vício reconhecer que é dependente é um longo caminho.
A cura da dependência não se dá só no Centro Espírita com a desobsessão, porque se o dependente não se livrar do vício outros espíritos obsessores podem vir a obsedia-lo. A desobsessão é muito importante, mas não é a grande solução, porque depende de um tratamento médico para se livrar organicamente de tais vícios, já o dependente freqüentando o Centro, pode ir sendo doutrinado e começando assim a sua reforma íntima e fortalecendo vínculos de amor com si próprio e abandonando a idéia de vez de dependência. A mudança na consciência é um fator determinante para que consciente o ex-dependente possa se manter livres de tais vícios. A medicação usada pela medicina terrena, é com certeza eficaz e importante pois ajuda a equilibrar o corpo físico, os medicamentos usados no tratamento não causam o mal ao paciente porque estão sendo aplicado na dosagem certa.
A dependência química deve ser tratada na questão espiritual, na questão física com acompanhamento médico e com muito amor e compreensão da família, pois é o caminho a ser percorrido pelo dependente que deseja ficar totalmente curado.


Uma boa semana pra vocês,
beijocas catarinenses, mineiras, cariocas e capixabas com carinho no coração.
Equipe Educar CVDEE - eqpeducar@cvdee.org.br
Coordenadores: Ivair e Lu
Colaboradores: Rosane e Márcio



Conclusão