Educar

042_ – Tema: Família e Férias - estudo

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br
Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à Família e Educação no Lar

Olá, amigos da Sala Educar!!
Tudo em paz com vocês??
Esperamos que sim!!! :o))
Esta semana, voltamos aos estudos enviados pela coordenação da Sala, certo?
Bem, então, vamos aproveitar o período e falar sobre uma questão que envolve exatamente essa época do ano: as Férias.
Enquanto nossos filhos são pequenos, crianças ainda, normalmente as férias são passadas em família: ou vai todo mundo ao campo, ou vai todo à praia, ou vai todo mundo à casa dos avós, etc. Mas, à partir do momento que um ou todos os filhos começam à entrar na adolescência, a situação começa a mudar de figura, se não em todas, pelo menos em um bom número de famílias. Como o adolescente quer mostrar que já está criando independência dos pais, e quer afirmar seu papel no seu grupo de amizades, eles optam por passar as férias, ou pelo menos uma parte delas, com os amigos, sem os pais por perto. E aí começam as viagens sem a companhia dos pais, as temporadas na praia ou no campo sem a família. Se sabemos que isso tem um aspecto saudável, o do desenvolvimento da independência, da autonomia, sabemos também que existe um lado não tão saudável assim: há os riscos de acidentes, de envolvimentos com drogas ( desde o fumo e o álcool até drogas ilícitas ), assim como também iniciam-se, ou aumentam, as atividades sexuais, nem sempre com os cuidados e a responsabilidades necessárias, trazendo consigo os riscos de gravidezes indesejadas, de transmissão de DSTs, e por aí a fora.
É óbvio que esse fato, de nossos filhos começarem a passar férias sozinhos, é algo que acontece, e até tem necessidade de acontecer. Então, devemos nos preparar e prepararmos nosso filhos para tanto.
Vamos, então, discutir sobre isso essa semana?

Questões para estudo e diálogo virtual
1 - Como nos prepararmos para essas situações?
2 - Como prepararmos nossos filhos?
3 - Qual seria nosso comportamento ideal perante essa situação: fazermos com que nossos filhos passem suas férias conosco até atingirem a idade adulta, ou permitirmos que eles vivenciem sua férias um período conosco e um período somente com os amigos?

Bem, essas são as questões iniciais.
Lembramos que todos podem e devem enviar seus comentários, respostas e textos referentes ao assunto em questão.
Beijocas mineiras e abraços catarinenses
Equipe Educar - CVDEE
Lu e Ivair - coordenadores

Conclusão