Educar

039c – Tema: Família e Comemorações de Final de Ano - nossa conversa sobre 03

Olá Paulo, Você tem toda razão a tudo que disse, afinal de contas temos as nossas opiniões nas quais temos o direito de expor. Só lhe pergunto uma coisa: Será que se não tivermos cuidado em dizer que ao consumir o tabaco e a bebida alcoólica com moderação, não é um incentivo ás crianças e adolescente a consumí-la? Para você que sabe se controlar tranquilamente, isso seria um ótimo conselho, mas e para as pessoas qeu possuem indícios orgânicos de dependência acoólica e químicos, como fora comprovado científicamente? Elas não possuem este senso de limite que os avisa quando parar, e é aí que o perigo mora, pois de uma pessoa psiquicamente moderada, pode não ser organicamente. Tudo começa em um gole social, em papos jogados fora, mas quando a dependência entre em jogo ela perde a educação e parte para a satisfação momentânea, no gole de imediato, e sabemos que essas pessoas não se satisfazem num gole, elas até fazem de tudo para se drogarem, matam, roubam, estupram etc. O que acha?

Muita paz,

Helga
---
Helga,

Posso dar o meu testemunho pessoal: tenho 4 filhos, sendo 3 mulheres e 1 homem. A mais velha já está com 27 anos e a mais nova com 9 anos. Eu não fumo, mas em festas, no fim de semana, bebo com moderação. Procurei transmitir para eles a noção de moderação e de responsabilidade. As duas mais velhas (27 e 19 anos) praticamente não fazem uso de bebidas alcoólicas. O menino, com 16 anos, mostrou, à algum tempo, uma certa tendência ao consumo imoderado de bebida. Detectamos o problema e procurei conversar com ele a este respeito, indicando as consequencias sem meias palavras. Veja bem, eu creio qeu ele está entre estas pessoas com tendência a sofrer da doença do alcoolismo. Por isto acho, até, que foi positivo ele ver que existem pessoas como seu próprio pai e mãe, capazes de beber com moderação mas que outras não são assim. O resultado é que, pelo menos até agora, ele tem se mantido afastado da bebida ou se a tem usado deve ser com moderação pois não temos detectado indícios de embriaguês.
É fato observado que filhos de pais muito virtuosos, frequentemente mostram comportamentos oposto. A pressão do comportamento exemplar afasta os filhos. Lembre-se que filhos de casais espiritualmente evoluidos podem ser (e com muita probabilidade serão) espíritos necessitando de recuperação. O excesso de virtude destes pais pode causar o efeito oposto ao desejado, pois estes filhos sentindo-se incapazes de acompanhar o exemplo, descambam para o vício.
É claro que o melhor é não termos vícios, porém, se os tivermos, devemos mante-los sob controle e conversarmos francamente sobre eles com nossos filhos. Além disso, não esqueça que, no mundo moderno, o comportamento dos pais é apenas um componente na formação dos filhos. A televisão, o cinema, a escola etc. são muito preponderantes e não podemos simplemente afasta-los de tudo isso, não é?

Cordialmente,

Paulo
---
Cara Eulalia
Sem querer colocar panos quentes, com relação a bebida, concordo com tudo que você e o Márcio disseram, só acho um pouco pesado,chamar os Espíritas que bebem de desonestos, não acho que a palavra seja esta. É claro que não concordo com a pessoa que bebe até cair. Beber para comemorar sem encher a cara, uma pessoa que se dedica para o centro, família, não é um apessoa desonesta e sim uma pessoa imperfeita que ainda não conseguiu deixar este vício, mas agora concordando, deveria começar a tentar mudar, deixando pelo menos de beber nas festas natalinas, porque falo isso, meu marido, é uma pessoa presente no centro, um trabalhador como ninguém, desde do material até o espiritual, um ótimo pai de família e trabalha que nem um condenado no serviço dele, porém, gosta de tomar um acervejinha nos finais de semana, quando não tem nenhuma atividade no centro, porque às vezes temos quase todos os finais de semana ocupados. SERÁ ELE UM DESONESTO, acho que não, já conversamos bastante e ele acha que é uma forma de relaxar, não vou ficar discutindo com ele nem criando polêmicas dentro de casa. Ele viaja muito a serviço e às vezes faz duas viagens de avião por dia, para chegar na hora no centro. Acho que ele ainda é imperfeito e está tentando mudar, vou continuar ajudando e falando sempre, mas usando sempre o bom senso, aos poucos quem sabe não consigo.

Beijos
Mari
---
Concordo com a Marinalda,

Não podemos cair no erro da hipocrisia e criticar aquele irmão que, como nós, ainda está em processo de evolução e, já está conseguindo vencer o vício da bebida mas bebe de vez em quando. Ele não é desonesto. Será que nós não somos muito piores e mais desonestos com nossos pensamentos e atitudes?

Igor.
---
Oi Paulo, Você está certíssimo!!!
Temos que tomar muito cuidado com o que passamos de educação aos nossos filhos, afinal eles não recebem conceitos somente dos pais, há as televisões, os rádios, outdoors e um monte de outras diversas comunicações que atrapalham no discernimento de idéias de todos os adolescentes...chamativas de bebidas e cigarros maravilhosos, que nos deix am com sensações maravilhos e daí quem não tem muita base de criação e educação, família, acaba cainda na tentação. Infelizmente.
Beijos fraternos,
Helga
---
oi amiga....inicialmente meu e-mail saiu truncado mesmo, por que era 5 horas da manha... ainda estava soninho, mas não usei palavras figuradas não amiga, fiz no sentido literal do termo, INFELIZMENTE, vez por outra sabemos de espiritas que estâo praticando desonestidade e são desonestos mesmo, faz parte de suas imperfeições.... e para aqui amiga !:)... não chamei ninguem que consume alccol de desonesto, mas chamo com todas as letras, quem sóbrio e sem um pingo de bebida pratica alguma lesão sobre e contra outrem...beber em excesso amiga é outro tipo de vicio, desonestidade é vicio moral que de certa forma todos nos o temos em grandes ou pequenas proporções... a pessoa que é dependente do alcool amiga, não é desonesta e sim portadora de uma dependencia fisica e psicologica, mas sou sincera , prefiro não tecer comentário sobre imperfeições alheias e sim olhar para minhas mesmas que são de bom tamanho (enormes!!!!!!)
Carinhoso abraço e lindo dia pra ti,
Eulaide
---

Conclusão