Educar

024d – Tema: Relacionamento Familiar - Pais e Filhos - conclusão

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br
Sala Virtual de Estudos Educar
Estudos destinados à Família e Educação no Lar

Ois, Lindinhos e Lindinhas, esperamos que tudo em paz e luz com e pra vcs:))

O relacionamento familiar é algo mais complexo, embora devesse ser simples não é?
Sabemos que o grupo familiar se compõe de espíritos compromissados com o reequilíbrio, com a reparaçãp de faltas passadas, havendo tb aqueles ligados pelos laços afetivos já equilibrados entre si. Assim nosso grupo familiar retrata nossa própria evolução perante nós mesmos e perante nossos Espíritos irmãos.
Agora, entre o saber disso a nível de razão e o exercitar as reparações a nível do sentimento, equilibrando-os é algo que muitas vezes deixamos muito a desejar.
Entre os momentos bons, outros tantos que poderiamos ter conduzido as diferenças de forma diferente evitando brigas, discussões, afastamentos, etc.
Em todas as família, além dos códigos social coletivos, há códigos "individuais" de conduta, os quais devem ser baseados no respeito, a fim de que possam dar a estrutura de equilíbrio e harmonia a reinar no ambiente familiar.
E a base da harmonia familiar, pois, é a relação de respeito que se tem e mantém entre os membros da família.

1 - Qual a função dos pais com relação aos filhos (seus direitos e obrigações)?

Aos pais é dado a função de orientar, educar aos filhos , dando-lhe a estrutura necessária para o desenvolvimento do Espírito. Essa função compreende não só orientar e educar quantos aos direitos, mas também quanto aos deveres que nos permeia o mundo e tb a família.

2 - E dos filhos com relação aos pais?

A função dos filhos em relação aos pais é o se disponibilizarem a aprender com os acertos e com os erros(ou equivocos) dos pais

3 - Qual a melhor maneira de criar um relacionamento harmonioso entre pais e filhos?

Fazendo do ambiente familiar um reduto de diálogo, de troca, de aprendizado, de flexibilidade , tudo regado a amizade, respeito e amor.

Muita paz!
beijocas mineiras e abraços barriga verde com carinho
Equipe Educar - CVDEE
Lu e Ivair - coordenadores


Conclusão