O Livro dos Espíritos
172 – Natureza das penas e gozos futuros (1a.part e)
a) Nada têm de carnal as penas e gozos da alma depois da morte.
b) O homem faz uma idéia bastante grosseira da vida futura.
c) A felicidade dos bons espíritos consiste em conhecerem todas as coisas.
d) A satisfação causada pelas necessidades materiais é apenas um gozo animal, que o homem passa nos estágios mais grosseiros de sua evolução.
e) Os puros não vivem uma vida de contemplação; dão emprego útil à inteligência que aprenderam.
f) Os espíritos inferiroes desejam todos os gozos, sem poder obtê-los, ai está sua tortura.
QUESTÕES PARA ESTUDO E PARTICIPAÇÃO:
1 - Por que a alma depois da morte não pode experimentar gozos materiais? E por que os gozos experimentados depois da morte são mais "vivos" do que os experimentados enquanto encarnado?
2 - Qual é a felicidade dos bons espíritos?
3 - Levando em conta os vários níveis de evolução dos espíritos, podemos dizer que só os puros espíritos são felizes? Comente
4 - A ausência das necessidades materiais é uma das causas da felicidade dos espíritos superirores. Porém a realização dessas necessidades é uma das fontes de "felicidade" dos homens. Relacione e comente essas afirmações.
5 - "Não creais, todavia, que os Espíritos bem-aventurados estejam em conteplação por toda a eternidade." O que os espíritos quiseram dizer com essa frase? E o que os espíritos bem-aventurados fazem então?
6 - Fale sobre os sofrimentos dos espíritos inferiores. Esse sofrimentos são reais? E quais são as suas verdadeiras causas?
Conclusão
1 - Por que a alma depois da morte não pode experimentar gozos materiais? E por que os gozos experimentados depois da morte são mais "vivos" do que os experimentados enquanto encarnado?
A alma sem o corpo não pode experimentar sensações materias, porque a alma não é matéria. Porque o espírito liberto do corpo é mais impressionável.
2 - Qual é a felicidade dos bons espíritos?
Sua felicidade consiste em conhecerem todas as coisas, em não possuírem os vícios morais. Além disso, são unidos por um amor sublime que é fonte de suprema felicidade.
3 - Levando em conta os vários níveis de evolução dos espíritos, podemos dizer que só os puros espíritos são felizes? Comente
A felicidade de um espírito é proporcional ao seu nível de evolução. Existe entre os graus de evolução uma infinidade de espíritos que possuem felicidade relativa ao seu estado moral, entretanto a felicidade suprema é exclusiva dos bons espíritos.
Os espíritos que já possuem certo adiantamento moral entendem as provas por que passam hoje e sabem que a felcidade futura depende de seu trabalho de reforma íntima, isso já é uma felicidade.
4 - A ausência das necessidades materiais é uma das causas da felicidade dos espíritos superirores. Porém a realização dessas necessidades é uma das fontes de "felicidade" dos homens. Relacione e comente essas afirmações.
Essa "felicidade" que o homem consegue com a realização de gozos materiais é fugaz, não é verdadeira. Devido ao estado ainda muito material do homem ele se tortura quando não consegue realizar esses gozos materiais e isso é motivo de infelicidade para ele. Mas chegará o dia onde ele já entenderá a verdadeira importância das coisas e saberá identificar entre a realização de um gozo material e a real felicidade.
Os Espíritos Superiores entendem que a realização de gozos materiais não tem valor perto de coisas como o amor, a fareternidade, a caridade, a amizade, o perdão....
5 - "Não creais, todavia, que os Espíritos bem-aventurados estejam em conteplação por toda a eternidade." O que os espíritos quiseram dizer com essa frase? E o que os espíritos bem-aventurados fazem então?
Eles nos mostram que a contemplação seria uma bem-aventurança monótona e estúpida, pois qual seria a finalidade de tudo que aprenderam ao longo de sua evolução senão para trabalhar e ajudar o próximo.
6 - Fale sobre os sofrimentos dos espíritos inferiores. Esse sofrimentos são reais? E quais são as suas verdadeiras causas?
Sofrem por invejarem o que lehes falta para serem felizes, verem a felicidade e não poderem alcançá-la, ciúme, raiva, remorsos... Esses sofriementos parecem reais mas não são. São causados pela sua inferioridade moral que os impede de perceber que o futuro e a felicidade dependem apenas de sua transformação íntima.