O Livro dos Espíritos
022 – Origem e natureza dos espíritos
LE022-Estudo Sintetico do Livro dos Espiritos
LIVRO DOS ESPIRITOS- Allan Kardec. Do mundo espirita e do mundo dos Espiritos. Parte Segunda. Capitulo I. Dos Espiritos, perguntas 76 a 83.
Tema: Origem e natureza dos Espiritos.
Origem e natureza dos Espiritos
a) "Pode-se definir os Espiritos como os seres inteligentes da criacao, e que povoam o Universo, fora do mundo material."
b) "Os Espiritos sao obras de Deus, portanto denominados filhos de Deus. Ha' dois elementos gerais no Universo, o elemento inteligente e o elemento material. Os Espiritos sao a individualizacao do principio inteligente, como os corpos sao a individualizacao do principio material. A epoca e o modo porque essa formacao se operou e' que sao desconhecidos."
c) "A criacao dos Espiritos e' permanente. Quer dizer: Deus jamais deixou de criar."
d) "Dizer que os Espiritos sao imateriais nao e' bem o termo; incorporeo seria mais exato, pois sendo uma criacao, o Espirito ha' de ser alguma coisa."
Questoes:
1 - No Livro dos Espiritos temos duas respostas para a definicao de espiritos:
a) questao 23 - principio inteligente do universo
b) questao 76 - seres inteligentes da criacao.
Faca um parelelo entre as duas definicoes
2 - Desde quando Deus cria os espiritos ?
3 - Sendo criacao de Deus, os espiritos sao especie de materia ?
Conclusão
LE022-Estudo Sintetico do Livro dos Espiritos
LIVRO DOS ESPIRITOS- Allan Kardec. Do mundo espirita e do mundo dos Espiritos. Parte Segunda. Capitulo I. Dos Espiritos, perguntas 76 a 83.
Tema: Origem e natureza dos Espiritos.
Vamos a conclusao de nosso estudo:
1 - No Livro dos Espiritos temos duas respostas para a definicao de espiritos:
a) questao 23 - principio inteligente do universo
b) questao 76 - seres inteligentes da criacao.
Faca um parelelo entre as duas definicoes
O primeiro conceito (espírito como "princípio inteligente do universo")
se refere à criatura de Deus propriamente dita; é a "centelha" criada por
Ele; esse conceito é inconcebível e indefinível ainda em nossa realidade de
evolução. Nunca ninguém viu um espírito, de acordo com esse conceito. Quais
suas dimensões? (se é que as têm...)Não o sabemos...
Ja' em nota 'a Questao 76, na qual indaga que definicao se pode
dar de Espirito,
Kardec observa que "a palavra ESPIRITO e' empregada aqui para designar
as
individualidades dos seres extracorporeos e nao mais o elemento
inteligente do
Universo." E' nesta acepcao que passamos a estuda-lo.
Os Espiritos sao definidos na Codificacao como os seres inteligentes da
criacao que
povoam o Universo, fora do mundo material. (LE, 76). Entendem-se, assim,
por
Espiritos os seres extracorporeos, ou nao-encarnados, as
individualidades cosmicas,
que se encontram nos planos extrafisicos adequados ao seu estado
evolutivo-vibratorio.
2 - Desde quando Deus cria os espiritos ?
Os espiritos:
- tiveram um principio (nao sao eternos) mas nao terao fim (sao imortais);
- resultam da individualizacao do principio inteligente (assim como os seres organicos sao a individualizacao do principio material).
Do principio inteligente ja' se individualizaram muitos espiritos, outros estao se individualizando e outros ainda virao a se individualizar. Neste sentido, podemos dizer que a criacao de espiritos por Deus e' permanente; que Deus sempre os criou, continua criando e sempre os criara.
Podemos concluir, tambem, que os espiritos nao foram todos criados numa mesma epoca, individualizaram-se em tempos diferentes e contam, pois diferentes "idades".
Como tera' sido essa individualizacao? E em que epoca se deu
para cada um de nos? Isso o grau de evolucao em que nos encontramos ainda nao nos permite saber.
3 - Sendo criacao de Deus, os espiritos sao especie de materia ?
Os espíritos afirmaram que os espíritos são um tipo de matéria
("matéria quintessenciada"). E antes que pudéssemos acusar os espíritos de
"materialistas", lembremos um comentário de Emmanuel ("Emmanuel" ;
psicografia de Francisco C. Xavier; cap. XXXIII, item: "Espírito e
Matéria"):
"É lícito considerar-se espírito e matéria como estados diversos de uma
essência imatável, chegando-se dessa forma a estabelecer a unidade
substancial do Universo."