Evolução em Dois Mundos

039 – 2ª pte - XIX - Predisposições mórbidas

Predisposições mórbidas

- Como apreendermos a existência das predisposições mórbidas do corpo
espiritual?
- Não podemos olvidar que a imprudência e o ócio se responsabilizam por
múltiplas enfermidades, como sejam os desastres circulatórios provenientes
da gula, as infecções tomadas à carência de higiene, os desequilíbrios
nervosos nascidos da toxicomania e a exaustão decorrente de excessos
vários.



De modo geral, porém, a etiologia das moléstias perduráveis, que afligem o
corpo físico e o dilaceram, guardam no corpo espiritual as suas causas
profundas.



A recordação dessa ou daquela falta grave, mormente daquelas que jazem
recalcadas no espírito, sem que o desabafo e a corrigenda funcionem por
válvulas de alívio às chagas ocultas do arrependimento, cria na mente um
estado anômalo que podemos classificar de "zona de remorso", em torno da
qual a onda viva e contínua do pensamento passa a enovelar-se em circuito
fechado sobre si mesma, com reflexo permanente na parte do veículo
fisiopsicossomático ligada à lembrança das pessoas e circunstâncias
associadas ao erro de nossa autoria.



Estabelecida a idéia fixa sobre esse "nódulo de forças mentais
desequilibradas", é indispensável que acontecimentos reparadores se nos
contraponham ao modo enfermiço de ser, para que nos sintamos exonerados
desse ou daquele fardo íntimo, ou exatamente redimidos perante a Lei.



Essas enquistações de energias profundas, no imo de nossa alma,
expressando as chamadas dívidas cármicas, por se filiarem a causas
infelizes que nós mesmos plasmamos na senda do destino, são perfeitamente
transferíveis de uma existência para outra. Isso porque, se nos
comprometemos diante da Lei Divina em qualquer idade da nossa vida
responsável, é lógico venhamos a resgatar as nossas obrigações em qualquer
tempo, dentro das mesmas circunstâncias nas quais patrocinamos a ofensa em
prejuízo dos outros.



É assim que o remorso provoca distonias diversas em nossas forças
recônditas, desarticulando as sinergias do corpo espiritual, criando
predisposições mórbidas para essa ou aquela enfermidade, entendendo-se,
ainda, que essas desarmonias são, algumas vezes, singularmente agravadas
pelo assédio vindicativo dos seres a quem ferimos, quando imanizados a nós
em processos de obsessão. Todavia, ainda mesmo quando sejamos perdoados
pelas vítimas de nossa insânia, detemos conosco os resíduos mentais da
culpa, qual depósito de lodo no fundo de calma piscina, e que, um dia,
virão à tona de nossa existência, para a necessária expunção, à medida que
se nos acentue o devotamento à higiene moral.



- Como pode o débil mental comandar a renovação celular do seu corpo
físico?



- Não será lícito esquecer que, mesmo conturbada, a consciência está
presente nos débeis mentais ou nos doentes nervosos de toda espécie,
presidindo, ainda que de modo impreciso e imperfeito, o automatismo dos
processos orgânicos.



- Existem "parasitas ovóides" vampirizando desencarnados?



- Sim, nos processos degradantes da obsessão vindicativa, nos círculos
inferiores da Terra, são comuns semelhantes quadros, sempre dolorosos e
comoventes pela ignorância e paixão que os provocam.



- Como entenderemos o mecanismo de atuação da Justiça Superior nos casos
de endemias rurais, em que populações inteiras são assoladas
periodicamente pelas mesmas doenças?



- As endemias são quase sempre doenças que grassam numa coletividade ou
numa região, dependendo de causas simplesmente locais. Devemos, assim,
capitulá-las, não obstante os casos cármicos individuais que se agravam
por influência delas, no quadro das conquistas higiênicas que o homem é
naturalmente obrigado a realizar por si, como preço devido ao progresso
comum.



- No estado comatoso, onde se encontra o psicossoma do enfermo? Junto ao
corpo físico ou afastado dele?



- No estado de coma, o aprisionamento do corpo espiritual ao arcabouço
físico, ou a parcial liberação dele, depende da situação mental do
enfermo.



- Quais os principais métodos usados na Espiritualidade para o tratamento
das lesões do corpo espiritual?



- Na Espiritualidade, os servidores da Medicina penetram, com mais
segurança, na história do enfermo para estudar, com o êxito possível, os
mecanismos da doença que lhe são particulares.



Aí, os exames nos tecidos psicossomáticos com aparelhos de precisão,
correspondendo às inspeções instrumentais e laboratoriais em voga na
Terra, podem ser enriquecidos com a ficha cármica do paciente, a qual
determina quanto à reversibilidade ou irreversibilidade da moléstia, antes
de nova reencarnação, motivo por que numerosos doentes são tratáveis, mas
somente curáveis mediante longas ou curtas internações no campo físico, a
fim de que as causas profundas do mal sejam extirpadas da mente pelo
contacto direto com as lutas em que se configuraram.



Curial, portanto, é que o médico espiritual se utilize ainda, de certa
maneira, da medicação que vos é conhecida, no socorro aos desencarnados em
sofrimento, porque, mesmo no mundo, todo remédio da farmacopeia humana,
até certo ponto, é projeção de elementos quimioelétricos sobre as
agregações celulares, estimulando-lhes as funções ou corrigindo-as,
segundo as disposições do desequilíbrio em que a enfermidade se expresse.



Contudo, é imperioso reconhecer que na Esfera Superior o médico não se
ergue apenas com o pedestal da cultura acadêmica, qual ocorre
frequentemente entre os homens, mas sim também com as qualidades morais
que lhe confiram valor e ponderação, humildade e devotamento, visto que a
psicoterapia e o magnetismo, largamente usados no plano extrafísico,
exigem dele grandeza de caráter e pureza de coração.


Uberaba, 25/6/58.

QUE
STÕES PARA ESTUDO


1) Qual a origem das enfermidades crônicas?

2) De que modo os nossos equívocos atuam no organismo físico, ocasionando
enfermidades?

3) As doenças endêmicas podem ser consideradas cármicas?

4) De que modo a reencarnação é utilizada para curar lesões no corpo
espiritual?

5) Qual a importância das qualidades morais do médico nos tratamentos
realizados no plano espiritual?

Conclusão

XIX - Predisposições mórbidas (Conclusão)


QUESTÕES PROPOSTAS PARA ESTUDO

1) Qual a origem das enfermidades crônicas?

R - Em muitos casos, as enfermidades dessa natureza são conseqüências do
modo como o espírito se utiliza de seu organismo físico. Excessos no
tocante à alimentação, inobservância de cuidados de higiene, utilização de
tóxicos, vícios diversos, dentre outras formas de desregramentos, podem
degenerar, respectivamente, em distúrbios circulatórios, infecções,
desequilíbrios no sistema nervoso e exaustão de determinados órgãos.
Semelhantes comportamentos lesionam o perispírito, que é onde se encontram
as causas profundas dessas enfermidades.

Podem, ainda, as enfermidades crônicas terem origem no remorso provocado
por ofensa ao próximo, que desarticula a ação conjunta do perispírito,
criando, em conseqüência, a predisposição para um tipo de enfermidade que
leva à morte. Em alguns casos, esta circunstância é agravada pela ação
vingativa daqueles que é ofendido, através de processo obsessivo.
Entretanto, ainda que o ofendido perdoe, fica guardada na mente do ofensor
o resquício da culpa, que, cedo ou tarde, manifestar-se-á na existência
física para a necessária limpeza, à medida que busque se moralizar.


2) De que modo os nossos equívocos atuam no organismo físico, ocasionando
enfermidades?

R - A recordação dos nossos equívocos, quando permitimos que se cristalize
em nós, sem extravazá-la através da palavra ou sem que nos corrijamos,
cria na mente o que André Luiz denomina uma "zona de remorso", onde o
pensamento atua e se deixa envolver, fazendo se refletir na parte da
organização fisiopsicossomática (corpo e perispírito) ligada à lembrança
daqueles a quem atingimos ou às circunstâncias do erro. Mantendo a idéia
fixada nessas forças mentais em desequilíbrio, torna-se necessária a
reparação através de situações que nos confronte com esse estado
enfermiço, libertando-nos da condenação íntima e nos redimindo perante a
Lei.

Tal acúmulo de energias negativas profundas constituem as chamadas
"dívidas cármicas", assim denominadas por se originarem de nós mesmos,
podendo, inclusive, serem transferidas de uma existência para outra, pois
os resgates das obrigações assumidas podem se dar a qualquer tempo, nas
mesmas circunstâncias em que ofendemos o próximo.

3) As doenças endêmicas podem ser consideradas cármicas?

R - As enfermidades endêmicas, geralmente, manifestam-se numa coletividade
ou numa determinada região devido a causas circunstanciais. No entanto,
casos cármicos individuais podem ser agravados por influência dessas
enfermidades, ainda necessárias à conquistas higiênicas que impelem o
homem ao progresso comum.

4) De que modo a reencarnação é utilizada para curar lesões no corpo
espiritual?

R - No plano espiritual, os espíritos benfeitores podem penetrar na
história do enfermo a fim de avaliarem com segurança as particularidades
do mecanismos da doença, através de exames no perispírito do enfermo. Além
disso, é avaliada, também, a ficha cármica do enfermo, que determina,
ainda antes da reencarnação, a possibilidade ou não de cura. Muitos
enfermos tratados no plano espiritual apenas conseguem obter a cura
mediante a internação no corpo físico, cuja duração será mais ou menos
longa, conforme seja necessário à eliminação das causas profundas da
doença localizadas na mente do enfermo, através da luta pela cura.

5) Qual a importância das qualidades morais do médico nos tratamentos
realizados no plano espiritual?


R - Ao médico do plano espiritual, diferente do que ocorre no mundo
físico, não basta o conhecimento científico. Faz-se imprescindível
qualidades morais, notadamente humildade e devotamento, pois o tratamento
por meio do magnetismo, praticado no mundo extrafísico, requer do espírito
magnetizador grandeza quanto aos valores espirituais e pureza de coração.