Obreiros da Vida Eterna

009 – Louvor e Gratidão

Apesar de não terem conseguido retirar nenhum espirito daquele ambiente de sofrimentos, o grupo, dirigido por irmã Zenóbia, seguira em silencio mas confortados e satisfeitos. Depois de algum tempo, a dirigente agradeceu a Deus a alegria do trabalho e por terem deixado plantado sementes de luz que mais tarde brotariam em seus espíritos mediante reflexão.

Neste capítulo encontramos o grupo numa reunião de louvor e gratidão a Deus pelas oportunidades de trabalho que estão desempenhando, recebendo de espíritos iluminados luz e energia para a continuação da luta em favor dos menos evoluídos e aí, depois da prece de dirigente, vamos participar da conscientização de Gotuzo para sua próxima reencarnação, através da mediunidade de Luciana.

Texto:

(...)
Transcorridos alguns minutos, Zenóbia, agradeceu, sensibilizada, interpretando o sentimento geral..
.....após longos instantes de expectativa mais intensa, Luciana tomou a palavra e dirigiu-se à Diretora, neste termos:
__ Neste momento, vejo na tela das bênçãos respeitável ancião, cercado de luz verde-prateada. Estende-lhe a destra, abençoando-a e me recomenda dizer-lhe tratar-se de Bernardino.
.............
Assegura o iluminado visitante - tornou a clarividente prestimosa - que as vibrações ambientais inclinam-se, agora, para as esferas inferiores e não conseguirá fazer-se visível a todos, não obstante o seu desejo.
...........
Terminada a exteriorização da sublime energia, portadora de bem estar, e findos alguns minutos de novo silêncio, Luciana voltou a comunicar-se com a diretora:
__ Irmã, ilumina-se a tela novamente. Desta vez, temos a visita de uma bem-aventurada celeste. Oh! sua fisionomia deslumbra! Tem no colo soberbo ramalhete de lírios nevados a exalar inebriante perfume.
...... Impressionada por sua vez, Luciana prosseguiu:
__ A mensageira traja veludosa túnica, talhada em delicado tecido semelhante a escumilha de neve, e parece em oração de agradecimento...
__ Agora, fita-nos, bondosa - continuou, retomando a palavra -, e atira-nos as flores que traz consigo, revelando inexplicável carinho! Diz alguma coisa... Oh! sim, com permissão dos nossos Maiores, deseja comunicar-se com o irmão Gotuzo e solicita-nos cooperação!
........
A irmã Zenóbia, naturalmente experimentada nas atividades de intercâmbio, interveio, acrescentando:
Sim, Luciana, tanto quanto estiver em suas possibilidades, ceda o seu veículo de manifestação...
........
A enfermeira, com a possibilidade de quem enxergava mais que nós, observou comovidamente:
__ Identifica-se como Letícia, declara que desencarnou há trinta e dois anos e assevera que foi mãe do companheiro referido.
.................
Neste instante a fisionomia de Luciana transformou-se ....Com voz altamente modificada, começou a exprimir-se a emissária por seu intermédio:
__ Irmãos, seja convosco a paz do Cordeiro Divino! ...., com permissão de nossos Orientadores, venho ao encontro de alguém que nos é muito caro, buscando despertar-lhe a consciência para horizontes mais altos da vida.
...........
Em seguida, dirigindo-se, em particular, ao colega que lhe recebia a visita, expressou-se com acentuada inflexão de ternura:
__ Gotuzo, meu filho, serei breve....Ouça desapaixonadamente, a palavras de sua mãe e velha amiga. Desprenda-se das idéias antigas para compreender melhor. As concepções inferiores de nosso "eu" também se cristalizam, impedindo a penetração da luz em nosso campo interno.Escute filho meu! Como pode menosprezar a santa oportunidade de elevação? O Mestre aproveita as qualidades utilizáveis do discípulo, em determinado setor do aprendizado, adiando, por misericórdia, a melhoria e o aprimoramento de certas zonas obscuras da personalidade. Por vezes o aprendiz retarda-se meses, anos, séculos.... Jesus não é senhor da violência e nunca impõe drásticas à obra evolutiva. É cultivador do trabalho, da esperança. Aguardará sempre, compassivo e bondoso, nossas decisões de colaborar no apostolado redentor, suportará nossas faltas muitas vezes; entretanto, em nosso próprio interesse, deveremos atentar, vigilantes, para os seus ensinamentos, com a sincera disposição de aplicá-los. Sem dúvida, não nos fulminará com raios destruidores pela nossa demora em desculpar alguém; no entanto, recomendou perdoemos setenta vezes sete vezes; naturalmente, não nos perseguirá pela nossa dificuldade em simpatizar com irmãos atualmente menos felizes que nós. Esforçou-se, contudo, para que nos amemos uns aos outros.Não virá em pessoa obrigar-nos a assumir determinada atitude evangélica, mas traçou todas as disposições necessárias ao estabelecimento de roteiros para a prática do bem....
Seu esforço médico, nesta casa, é, de fato apreciável. Companheiros dignos seguem-no com amizade e admiração. Multiplicam-se os valores que o cercam ; amontoa você preciosidades e bênçãos, na parte das aquisições afetivas, porém... e o seu próprio destino? Seus amigos, não obstante a luz que lhes brilha no caráter santificado, não podem substituí-lo nas realizações que o esperam. Suas manifestações de natureza exterior instruem e confortam. Seus pensamentos mais íntimos, entretanto, dilaceram o coração. Como conduzirá doentes à cura, se prossegue magoado com aqueles que o feriram aparentemente? Como dará lições de bom ânimo aos tristes, se se demora tanto tempo na ilusão do desalento? Ó filho amado, ninguém serve à obra do Pai com a mente toldada pelo vinho amargoso das paixões! Abra o entendimento à passagem das bênçãos divinas! Não guarde vermes destruidores no jardim da esperança . . . Estragariam as mais belas flores, aniquilando a promessa dos frutos . . .
É razoável que você demore neste asilo de amor, colaborando na cura de desequilibrados mentais, longe dos círculos mais densos. Contudo não pretende ganhar o mais além? Admite, satisfeito, o cárcere do estacionamento? Não desejará libertar-se para libertar, efetivamente, os prisioneiros da ignorância? Não demandará o plano superior para ser mais útil aos que intentam galgar a escada reveladora da luz imortal?

..................................
Enquanto me dispunha a visitá-lo solicitei o comparecimento de alguém dos círculos mais densos, para colher a certeza de suas disposições.
.......................
Alguém confabulará conosco, dentro de minutos breves. ......Espere.
Surpreendendo-nos a todos, poucos segundos após, duas senhoras penetraram o rescindo......
Reconheceu Gotuzo, de longe, e, evidenciando incontestável deficiência de disciplina emotiva, estendeu-lhe os os braços, descontrolada e inquieta, bradando:
__ Gotuzo! Gotuzo! que felicidade, este reencontro!
..................
Depois de acariciá-la com meiguice materna, a venerável amiga dirigiu-se ao nosso companheiro, acentuando:
__ Meu filho, não queria você abraçar-me e beijar-me? Acredita que a esposa terrestre mereça menos que eu?
........Retire dos olhos a venda do egoísmo que lhe vem interceptando a visão e interprete com naturalidade as exigências da vida terrestre.
..........
__ Ajude-a para que você possa ser ajudado. Não recuse a lição, porque o futuro virá aclará-la inteiramente.
Magnetizado, talvez, pela carinhosa advertência materna, Gotuzo abriu o s braços e recolheu-a, solicito, na atitude de irmão compadecido e desvelado.
..........................
Tal como criança vencida, nosso irmão assegurou:
__ Marília, nunca resgatarei minha dívida para com seu devotamento. Regresse, confiante, enquanto preparo minha própria volta. Brevemente, com o auxílio de Deus e de nossa abençoada mãe, estaremos, de novo, reunidos na Terra! Peça energias para mim, em suas orações de serva incompreendida. Está você em vias de terminar dolorosa prova de resgate, ao passo que vou recomeçá-la. Sou eu, portanto, agora, quem suplica auxílio e proteção.... Espere-me! Não desfaleça! ....
Ambos choravam enternecedoramente.
Em seguida, Letícia restituiu a nora aos braços amigos da orientadora que a reconduziu de volta ao corpo físico...
A ex-genitora de Gotuzo recomendou-lhe que retomasse o primitivo lugar e, recompondo o ambiente, solicitou o concurso de Zenóbia para a futura realização filial.
............
Leticia agradeceu e partiu, deixando-nos precioso eflúvio de paz e encantamento.



QUESTÕES PARA O ESTUDO:


1 - Qual o objetivo da seguinte orientação da irmã Letíca, mãe de Gotuzo: "Desprenda-se das idéias antigas para compreender melhor. As concepções inferiores de nosso "eu" também se cristalizam, impedindo a penetração da luz em nosso campo interno" ?


2 - Qual seria o caminho que temos que percorrer para nossa elevação? E qual é a misericórdia que recebemos do Pai para galgarmos nossa evolução?


3 - O nosso aprendizado na espiritualidade, ajudando e trabalhando para o bem é o suficiente para nossa evolução espiritual?


4 -Amigos, selecionei os textos abaixo, que estão acima sublinhados, para tecermos comentários sobre estes ensinamentos de André Luiz, que são um alerta, para nosso desenvolvimento espiritual, principalmente nos nossos trabalhos mediunicos:

a) "Multiplicam-se os valores que o cercam ; amontoa você preciosidades e bênçãos, na parte das aquisições afetivas, porém... e o seu próprio destino?


b) "Suas manifestações de natureza exterior instruem e confortam. Seus pensamentos mais íntimos, entretanto, dilaceram o coração."


c) "Como conduzirá doentes à cura, se prossegue magoado com aqueles que o feriram aparentemente? Como dará lições de bom ânimo aos tristes, se se demora tanto tempo na ilusão do desalento?


d) "Ó filho amado, ninguém serve à obra do Pai com a mente toldada pelo vinho amargoso das paixões! Abra o entendimento à passagem das bênçãos divinas! Não guarde vermes destruidores no jardim da esperança . . . Estragariam as mais belas flores, aniquilando a promessa dos frutos . . ."



e) "Ajude-a para que você possa ser ajudado."


BIBLIOGRAFIA:

1 - Livro dos Espíritos: Qs. de 166 a 171 e de 330 a 342

2 - O Evangelho Segundo o Espiritismo: Cap.IV e Cap. XXVI - 10

3 - Livro dos Médius: Cap. III - 28

Conclusão


1 - Qual o objetivo da seguinte orientação da irmã Letíca, mãe de Gotuzo:
"Desprenda-se das idéias antigas para compreender melhor. As concepções
inferiores de nosso "eu" também se cristalizam, impedindo a penetração da
luz em nosso campo interno" ?


comentário: O próprio Jesus, em conversa com Nicodemos já nos alertava que é
necessário renascer para que a redenção possa se verificar.

Tal se dá não apenas pela reencarnação, ou pelo corpo físico novo, mas
principalmente pela mente nova.

Sabemos que o espírito é a soma das suas vidas pregressas; mas enquanto
estivermos arraigados às concepções, sentimentos, principalmente aqueles
equivocados, que entram em combate com os requisitos necessários para
crescer, evoluir; impedidos estaremos de trilharmos caminhos menos
tortuosos, menos errantes que nos tragam efetiva e realmente progresso
espiritual


2 - Qual seria o caminho que temos que percorrer para nossa elevação? E qual
é a misericórdia que recebemos do Pai para galgarmos nossa evolução?


Comentário: O progresso é o agente do engrandecimento que tudo e todos
experimentamos, sob o impositivo das leis sábias da evolução.

Assim é que, sem a reencarnação, que objetiva o melhoramento de todos nós,
onde haveria Justiça? Temos, pois, na reencarnação a melhor demonstração da
Justiça Divina, nos facultando a oportunidade de ressarcimento de erros,
equívocos cometidos no pretérito.

Destarte, o Pai Infinito em bondade e amor, nos proporciona a oportunidade
de, racionalmente, depurarmos nosso espírito, aperfeiçoando-o através do
convite para as realizações e para os avanços jubilosos que a todos nós
aguarda.

E devemos, pois, procurar conhecermos a nós mesmos e nos superarmos; pois a
cada dia nos surgem novas oportunidades para fazermos e refazermos ,
esquecendo todo mal, toda ignorância e irmos aprendendo a legitimar o bem, e
adquirir amor.


3 - O nosso aprendizado na espiritualidade, ajudando e trabalhando para o
bem é o suficiente para nossa evolução espiritual?


Comentário: Conforme os Espíritos nos informam em o LE, mesmo que um
espírito se considere feliz na sua condição mediana , cedo ou tarde terá que
prosseguir na meta de elevação, que é o destino de todos nós.

Assim é que nossa evolução espiritual se dá sempre através das várias
existências e para que essa transformação/elevação ocorra necessário ainda é
a prova na vida corporal.


4 -Amigos, selecionei os textos abaixo, que estão acima sublinhados, para
tecermos comentários sobre estes ensinamentos de André Luiz, que são um
alerta, para nosso desenvolvimento espiritual, principalmente nos nossos
trabalhos mediunicos:


a) "Multiplicam-se os valores que o cercam ; amontoa você preciosidades e
bênçãos, na parte das aquisições afetivas, porém... e o seu próprio destino?


b) "Suas manifestações de natureza exterior instruem e confortam. Seus
pensamentos mais íntimos, entretanto, dilaceram o coração."


c) "Como conduzirá doentes à cura, se prossegue magoado com aqueles que o
feriram aparentemente? Como dará lições de bom ânimo aos tristes, se se
demora tanto tempo na ilusão do desalento?


"Ó filho amado, ninguém serve à obra do Pai com a mente toldada pelo vinho
amargoso das paixões! Abra o entendimento à passagem das bênçãos divinas!
Não guarde vermes destruidores no jardim da esperança . . . Estragariam as
mais belas flores, aniquilando a promessa dos frutos . . ."


e) "Ajude-a para que você possa ser ajudado."


Comentário: Todas as alíneas se complementam e referem-se a um objetivo :
que seria o verdadeiro entrelaçar entre amor, caridade e felicidade não só
praticadas diante de saber-se a continuidade da vida e da causa de ajuste e
reajuste para crescimento; mas sim pelo sentir verdadeiramente os atos que
se pratica, alcançando a verdadeira compreensão da vida espiritual.

Ainda, estamos, porém, no estágio mediano de evolução, dando os primeiros
passos à real compreensão do ser, do Espírito que somos.

Assim é que devemos e podemos ir buscando através do conhecimento de nós
mesmos e decorrente disso a busca da promoção do praticar amor,
compreensão, tolerância, caridade; na busca do estimular o bem dentro de nós
mesmos e ao redor de nós e através do fazer, do doar principalmente de forma
moral, pois é esta que exige do nosso Espírito melhores condições para que,
com sua prática, vá se realizando/operando a nossa própria elevação
interior, e a partir daí irmos deixando imperar em nós a verdadeira e real
transformação do deixar habitar em nós a essência, a centelha Divina, que
trazemos dentro de nós.


"O amor e a caridade são o complemento da lei de justiça, pois amar o
próximo é fazer-lhe todo o bem que nos seja possível e que desejaramos nos
fosse feito. Tal o sentido destas palavras de Jesus : "Amai-vos uns aos
outros como irmãos. "(LE -item 886)


"O amor é de essência divina e todos vós, do primeiro ao último, tendes, no
fundo do coração, a centelha desse fogo sagrado. É fato, que já haveis
podido comprovar muitas vezes, este: o homem, por mais abjeto, vil e
criminoso que seja, vota a um ente ou a um objeto qualquer viva e ardente
afeição, à prova de tudo quanto tendesse a diminuí-la e que alcança, não
raro, sublimes proporções."(ESSE - Cap. XI - item 9)


"Mesmo quando eu falasse todas as línguas dos homens e a língua dos próprios
anjos, se eu não tiver caridade(amor) serei como o bronze que soa ou um
címbalo que retine;

ainda quando tivesse o dom da profecia, que penetrasse todos os mistérios, e
tivesse perfeita ciência de todas as coisas; ainda quando tivesse toda a fé
possível, até ao ponto de transportar montanhas, se não tiver
caridade(amor), nada sou;

E , quando houvesse distribuído os meus bens para alimentar os pobres e
houvesse entregado meu corpo para ser queimado, se não tivesse
caridade(amor), tudo isso de nada me serviria;

A caridade(amor) é paciente; é branda e benfazeja;

a caridade(amor) não é invejosa; não é temerária, nem precipitada; não se
enche de orgulho; não é desdenhosa, não cuida de seus interesses; não se
agasta, nem se azeda com coisa alguma;

não suspeita mal, não se rejubila com a injustiça,

mas se rejubila com a verdade; tudo suporta, tudo crê, tudo espera, tudo
sofre.

Agora, estas três virtudes: a Fé, a Esperança e a Caridade(amor) permanecem;
mas, dentre elas, a mais excelente é a Caridade(amor)."(Paulo. In: Primeira
Carta aos Coríntios, versículos 1 a 7 e 13 do Capítulo XIII)