Missionários da Luz

019 – Passe

Trechos do texto:
"Em todas as reuniões do grupo, junto ao qual funciona Alexandre, com atribuições de orientador, vários são os serviços que se desdobram sob a responsabilidade dos companheiros desencarnados.(...) Um desses serviços era o de passes magnéticos, ministrados aos frequentadores da casa.
O trabalho era atendido por seis entidades envoltas em túnicas muito alvas, como enfermeiros vigilantes. Falavam raramente e operavam com intensidade....
(...)
_ Aqueles nossos amigos são técnicos em auxílio magnético que comparecem aqui para a dispensação de passes de socorro. Trata-se dum departamento delicado de nossas tarefas, que exige muito critério e responsabilidade.
_ Esses trabalhadores - interroguei - apresentam requisitos especiais?
_ Sim - explicou o mentor amigo -, na execução da tarefa que lhes está subordinada, não basta a boa vontade, como acontece em outros setores de nossa atuação. Precisam revelar determinadas qualidades de ordem superior e certos conhecimentos especializados. O servidor do bem, mesmo desencarnado, não pode satisfazer em semelhante serviço, se ainda não conseguiu manter um padrão superior de elevação mental contínua, condição indispensável à exteriorização das faculdades radiantes. O missionário do auxílio magnético, na Crosta ou aqui em nossa esfera, necessita ter grande domínio sobre si mesmo, espontâneo equilíbrio de sentimentos, acendrado amor aos semelhantes, alta compreensão da vida, fé vigorosa e profunda confiança no Poder Divino.
Cumpre-me acentuar, todavia, que semelhantes requisitos, em nosso plano, constituem exigências a que não se pode fugir, quando, na esfera carnal, a boa vontade sincera, em muitos casos, pode suprir essa ou aquela deficiência, o que se justifica, em virtude da assistência prestada pelos benfeitores de nossos círculos de ação ao servidor humano, ainda incompleto no terreno das qualidades desejáveis.
(...)
_ Os amigos encarnados - perguntei -, de modo geral, poderiam colaborar em semelhantes atividades de auxílio magnético?
_ Todos, com maior ou menor intensidade, poderão prestar concurso fraterno nesse sentido - respondeu o orientador -, porquanto revelada a disposição fiel de cooperar a serviço do próximo, por esse ou aquele trabalhador, as autoridades de nosso meio designam entidades sábias e benevolentes que orientam, indiretamente, o neófito, utilizando-lhe a boa vontade e enriquecendo-lhe o próprio valor. São muito raros, porém, os que demonstram a vocação de servir espontaneamente. Muitos, não obstante bondosos e sinceros nas suas convicções, aguardam a mediunidade curadora, como se ela fosse um acontecimento miraculoso em suas vidas e não um serviço do bem, que pede do candidato o esforço laborioso do começo. Claro que, referindo-nos aos irmãos encarnados, não podemos exigir a cooperação de ninguém, no setor de nossos trabalhos normais; entretanto, se algum deles vem ao nosso encontro, solicitando admissão às tarefas de auxílio, logicamente receberá nossa melhor orientação, no campo da espiritualidade.
_ Ainda mesmo que o operário humano revele valores muito reduzidos , pode ser mobilizado? _ interroguei curioso.
_ perfeitamente - aduziu Alexandre, atencioso. _ Desde que o interesse dele nas aquisições sagradas do bem seja mantido acima de qualquer preocupação transitória, deve esperar incessante progresso das faculdades radiantes, não só pelo próprio esforço, senão também pelo concurso de Mais Alto, de que se faz merecedor.
(...)
_ Quando na crista envolvidos pelos fluidos mais densos, como poderemos desenvolver a capacidade radiante, depois da edificação de nossa boa vontade real, a serviço do próximo?
(...)
_ conseguida a qualidade básica, o candidato ao serviço precisa considerar a necessidade de sua elevação urgente, para que as suas obras se elevem no mesmo ritmo. Falaremos tão -só das conquistas mais simples e imediatas que deve fazer, dentro de si mesmo. Antes de tudo, é necessário equilibrar o campo das emoções. Não é possível fornecer forças construtivas a alguém, ainda mesmo na condição de instrumento útil, se fazemos sistemático desperdício das irradiações vitais. Um sistema nervoso esgotado, oprimido, é um canal que não responde pelas interrupções havidas. A mágoa excessiva, a paixão desvairada, a inquietude obsidente, constituem barreiras que impedem a passagem das energias auxiliadoras. Por outro lado, é preciso examinar também as necessidades fisiológicas, a par dos requisitos de ordem pesiquíca. A fiscalização dos elementos destinados aos armazéns celulares é indispensável, por parte do próprio interessado em atender as tarefas do bem. O excesso de alimentação produz odores fétidos, através dos proos, bem como das saída dos pulmões e do estômago, prejudicando as faculdades radiantes, porquanto provoca dejeções anormais e desarmonais de vulto no aparelho gastrintestinal, interessando a intimidade das células. O álcool e outras substâncias tóxicas operam distúrbios nos centros nervosos, modificando certas funções psíquicas e anulando os melhores esforços na transmissão de elemento regeneradores e salutares.
(...)
_ Levada a efeito a construção da boa vontade sincera, o trabalhador leal compreende a necessidade do desenvolvimento das qualidades a que nos referimos, porquanto, em contacto incessante com os benfeitores desencarnados, que se valem dele na missão de amparo aos semelhantes, recebe indiretas sugestões de aperfeiçoamento que o erguem a posições mais elevadas.
(...)
_ Consideremos, todavia, que surja a necessidade imediata de socorrer alguém, no círculo dos encarnados, e examinemos a hipótese da imprescindíbilidade dum instrumento humano. Imaginemos que não exista, de pronto, em derredor de nossa tarefa, o órgão completo e adequado à influenciação das potências superiores. Existirá, certamente, porém, ao nosso lado, um companheiro em condições comuns que, mergulhado na ignorância, ainda não percebe os perigos a que espõe o próprio corpo, mas que se deixará aproveitar pelo nosso esforço espiritual em benefício de outrem. Será crível que não possa ser aproveitado?
(...)
_ Seria demasiado rigor. Em todo lugar onde haja merecimento nos que sofrem e boa vontade nos que auxiliam, podemos ministrar o benefício espiritual com relativa eficiência. Todos os enfermos podem procurar saúde; todos os desviados, quando desejam, retornam ao equilíbrio. Se a prática do bem estivesse circusncrita aos Espíritos completamente bons, seria impossível a redenção humana. Qualquer cota de boa vontade e espírito de serviço recebe de nossa parte a melhor atenção.
(...)
_ Quando nos referimos às qualidade necessárias aos servidores desse campo de auxílio, a ninguém desejamos desencorajar, mas orientar as aspirações do trabalhador para que a sua tarefa cresça em valores positivos e eternos.
(...)
_ Vejamos esta irmã... observe-lhe o coração e, principalemnte, a válvula mitral. Detive-me... descobri a exist6encia de tenuíssima nuvem negra, que cobria grande extensão da zona indicada, interessando ainda a válvula aórtica e lançando filamentos quase imperceptíveis sobre o nódulo sino-auricular....
_ Assim como o corpo físico pode ingerir alimentos venenosos que lhe intoxicam os tecidos, também o organismo perispiritual pode absorver elementos de degradação que lhe correm os centros de força, com reflexos sobre as células materiais. Se a mente da criatura encarnada ainda não atingiu a disciplina das emoções, se alimenta paixões que a desarmonizam com a realidade, pode, a qualquer momento, intoxicar-se com as emissões mentais daqueles com quem convive e que se encontrem no memso estado de desequilibrio...
(...)
Sempre sob minha observação, Anacleto assumiu nova atitude, dando-me a entender que ia favorecer suas expansões irradiantes e, em seguida, começou a atuar por imposição. Colocou a mão direita sobre o epigastro da paciente, na zona inferior do eterno e, com surpresa, notei que a destra, assim disposta, emitia sublimes jatos de luz que se dirigiam ao coração da senhora enferma, observando-se nitidamente que os raios de luminosa vitalidade eram impulsionados pela força inteligente e consciente do emissor. Assediada
pelos princípio magnéticos, postos em ação, a reduzida porção de matéria negra, que envolvia a válvula mitral, deslocou-se vagarosamente e, como se fora atraída pela vigorosa vontade de Anacleto, veio aos tecidos da superfícies, espraiando-se sob a mão irradiante , ao longo da epiderme. Foi entao que o magnetizador espiritual iniciou o servico mais ativo do passe, alijando a maligna influência. Fez o contacto duplo sobre o epigastro, erguendo ambas as mãos e descendo-as , logo após, morosamente, através dos
quadris até aos joelhos, repetindo o contacto na região mencionada e prosseguindo nas mesmas operações por diversas vezes. Em poucos instantes, o organismo da enferma voltou à normalidade.
(...)
O novo companheiro dirigiu-se a diferente setor.
(...)
_ Este irmão, portador dum temperamento muito vivo, está cheio dos valores positivos da personalidade humana. tem atravessado inúmeras experiências em lutas passadas e aprendeu a dominar as coisas e as situações com invejável energi.a Agora, porém, está aprendendo a dominar a si mesmo, a conquistar-se para a iluminação interior. Em semelhante tarefa contudo, experimenta choques de vulto, porquanto, dentro de sua individualidade dominadora, ;e compelido a destruir várias concepções que se lhe figuravam preciosas e sagradas. Nesse emprenho, os próprios ensinamentos do Cristo, que lhe serve de modelo à renovação, doem-lhe no ntimo como marteladas, em certas circunstâncias. Este homem, no entanto, é sincero e deseja, de fato reformar-se. mas sofre intensamente, porque é obrigado a ausentar-se de seu campo exclusivo, a caminho do vasto território da compreensão geral.(...) A permanência de matéria tóxica, indefinidamente, na intimidade deste órgão de importância vital, determinaria movimentos destruidores para os glóbulos
vermelhos do sangue, complicaria as ações combinadas da digestão e pertubaria , de modo fatal, o metabolismo das proteínas.
(...)
Anacleto continuou de pé e aplicou-lhe um passe longitudinal sobre a cabeça, partindo do contacto simples e descendo a mão, vagarosamente, até à região do fígado, que o auxiliador tocava com a extremidade dos dedos irradiantes, repetindo-se a operação por alguns minutos. Surpreendido, observei que anuvem , de escura, se fizera opaca, desfazendo-se, pouco a pouco, sob o influxo vigoroso do magnetizador em missão de auxílio.
O fígado voltou à normalidade. Mais alguns minutos e nos encontramos diante de uma senhora grávida, em sérias condições de enfraquecimento.
_ (...) profunda anemia invade-lhe o organismo.(...)
_ observe as manchas escuras que cercam a organização fetal.
(...)
_ Se as manchas atravessarem o líquido, provocarão dolorosos processos patológicos em toda a zona do epiblastro. E o fim da luta será o aborto inevitável.
(...)
Logo após, muito cuidadosamente, atuou por imposição das mãos sobre a cabeça da enferma, como se quisesse aliviar-lhe a mente, Em seguida, aplicou passes rotatórios na região uterina, Vi que as manchas microscópicas se reuniam, congregando-se numa só, formando pequeno corpo escuro. Sob o influxo magnético do auxiliador, a reduzida bola fluídico-pardacenta transferiu-se para o interior da bexiga urinária.
(...)
_ Não convém dilatar a colaboração magnética para retirar a matéria tóxica de uma vez. Lançada no excretor de urina, será alijada facilmente, dispensando a carga de outras operações.
(...)
_ Agora, é preciso socorrer a organização fetal. A alimentação da genitora, por força de circunstâncias que independe de sua vontade, tem sido insuficiente. Anacleto retirou do vaso certa porção de substância luminosa projetando-a nas vilosidades uterinas, enriquecendo o sangue materno destinado a fornecer oxigênio ao embrião.
(...)
_ Não podemos abandonar nossos irmãos na carne, ao sabor das circunstâncias mormente quando procuram a cooperação precisa através da prece. A oração, elevando o nível mental da criatura confiante e crente no Divino Poder, favorece o intercâmbio entre as duas esferas e facilita nossa tarefa de auxílio fraternal(...)
(...)
_ Um dia, com preenderá o homem comum a importância do pensamento. Por agora, é muito difícil reverlhar-lhe o sublime poder da mente.
(...)
_ Estimaria receber sua orientação num caso de "décima vez". Trata-se do nosso conhecido, que apresenta graves pertubações no baço.
(...)
_ Lastimável! - exclamou o chefe do auxílio, depois de longa perquirição -
Entretanto, apenas podemos aliviá-lo. Agora, após dez vezes de socorro completo, é preciso deixálo entregue a si mesmo, até que adote nova resolução.
(...)
_ Poderá ofercer-lhe melhoras, mas não deve alijar a carga de forças destruidoras que o nosso rebelde amigo acumulou para si mesmo. Nossa missão é a de amparar os que erraram, e não de fortalecer os erros.
(...)
_ Nosso esforço é também educativo e não podemos desconsiderar a dor que instrui e ajuda a transformar o homem para o bem. (...) Há pessoas que procuram o sofrimento, a perturbação, o desequilíbrio, e é razoável qiue sejam punidas pelas consequências de seus próprios atos. Quando encontramos enfermos dessa condição, salvamo-los dos fluídos deletérios em que se envolvem por deliberação própria, por dez vezes consecutivas, a título de benemerência espiritual. Todavia se as dez oportunidades voam sem proveito para os interessados, temos instruções superiores para entregá-los à sua própria obra, a fim de que aprendam consigo mesmos. Poderemos aliviá-los, mas nunca libertá-los.
(...)
_ ... A sós com a sua experiência forte, aprenderá lições novas e ganhará muitos valores. Mais tarde, receberá, de novo, o socorro completo.
(...)
_ Qual a medida de tempo estipulada para os casos dessa natureza?
(...)
_ Varia de acordo com os motivos. O efeito obedece à causa.
(...)"


Questões para estudo:

1) Basta a boa vontade para executar o trabalho de passe? Por que?
2) Quais os requisitos elencados no capítulo para o trabalhador de auxílio magnético?
3) Esses requisitos são necessários para o obreiro encarnado? Por que?
4) Quais as influências de alimentos, tóxicos, emissões mentais para o trabalhador? E para o paciente?
5) Qual a utilidade do passe?
6) No capítulo André Luiz nos relata alguns tipos de passes diferenciados. Jesus apenas o praticava através de imposição de mãos.São essas diferenças realmente necessárias?
7) André Luiz relata o caso das "dez vezes". O que podemos entender do tempo estipulado para o socorro espirtual magnetizador?
8) André Luiz fala em magnetização realizada por Anacleto. Como podemos entender a utilização do magnetismo no passe?
9) Como entendermos a reforma íntima como peça integrante para o resultado do passe aplicado?

Alguma bibliografia:
ESE - O Evangelho Segundo o Espiritismo ( pe: cap. 26 , item 10)
LM - Livro dos Médiuns (pe: Cap. 14 - item 175/176 ; cap 16 item 189)
LE - Livro dos Espíritos (pe: Introdução , item 08 ; cap 9, item 459)
A Gênese
O Céu e o Inferno
Revista Espírita - set 1865 - Da Mediunidade Curadora
- Jul 1867 - A Lei e os Médiuns

Conclusão

Nesse capítulo, André Luiz nos relata suas observações e os ensinamentos dos orientadores espirituais sobre o passe, numa sessão mediúnica em que foram atendidos encarnados e desencarnados presentes. É uma matéria das mais importantes para o Espiritismo e, também, das mais complexas. Muito ainda se tem para ser elucidado.
Através dos ensinamentos transmitidos pelos instrutores ao Autor, estudamos o que é o passe, suas finalidades, como ele atua sobre os necessitados e como devem se portar os médiuns em serviço e os beneficiários. Vamos à conclusão do estudo.

Questões propostas para estudo e debate:

1) Basta a boa vontade para executar o trabalho de passe? Por que?
Colocação posta durante o estudo: < A boa vontade é pedra fundamental de toda obra. O bom trabalhador, realmente interessado em sua obra, deve se especializar, no caso, melhorar-se, segundo os preceitos cristãos da boa vontade. >
Comentário: Ensina Alexandre, o sempre presente orientador de André Luiz, que, diferente de outras tarefas, a atuação no trabalho de passe exige mais do que a boa vontade do trabalhador. O trabalhador nessa tarefa precisa revelar determinadas qualidades de ordem superior e certos conhecimentos especializados. Mas é claro que a boa vontade é requisito obrigatório em qualquer tipo de tarefa que se pretenda executar em favor de outrem.

2) Quais os requisitos elencados no capítulo para o trabalhador de auxílio magnético?
Colocação posta durante o estudo: < Disciplina, equilíbrio, amor fraterno, experiência e fé são requisitos para o trabalhador de auxílio magnético. >
Comentário: Nesse tipo de trabalho, o servidor do bem deve manter um padrão superior de elevação mental, ter grande domínio sobre si mesmo, equilíbrio de sentimentos, amor aos semelhantes, alta compreensão da vida, fé vigorosa e profunda confiança no Poder Divino. Esses são os requisitos enumerados por Alexandre como indispensáveis à execução do trabalho de passe. Esclarece, ainda, o benfeitor, que esses atributos são absolutamente indispensáveis aos trabalhadores do plano espiritual.

3) Esses requisitos são necessários para o obreiro encarnado? Por que?
Colocação posta durante o estudo: < Para o obreiro encarnado, esses requisitos também seriam ideais. Todavia, os espíritos superiores, cientes de nossas limitações, não exigem tanto. > Comentário: O trabalhador encarnado na Terra, planeta de provas e de expiações, ainda se encontra a caminho da evolução e em condições bastante imperfeitas. Não se pode, por isso mesmo, exigir que o obreiro possua todas aquelas qualidades elencadas, características de espíritos num nível evolutivo acima da maior parte dos encarnados no Planeta. Nesse caso, ensina o instrutor, a boa vontade sincera, em muitos casos, pode suprir uma ou outra deficiência.

4) Quais as influências de alimentos, tóxicos, emissões mentais para o trabalhador? E para o paciente?
Comentário: Ninguém pode doar aquilo que não tem. Sendo o passe uma transfusão de energia, é necessário que o doador esteja em condições satisfatórias, física e emocionalmente, para que a energia doada seja satisfatória. Ainda que o benfeitor espiritual
doe uma energia saudável, servindo o médium de receptor e transmissor dessa energia, ela será contaminada ao passar por ele, se ele estiver em desequilíbrio ou intoxicado pela ingestão de alimentação inconveniente, fumo ou tóxico. Deve, portanto, o obreiro, principalmente nos dias de trabalho, praticar uma alimentação mais leve possível e abster-se do uso de fumo ou qualquer outro elemento tóxico.
Da mesma forma acontece com o paciente. Para que a energia recebida se mantenha saudável em seu organismo, há que se adotar os mesmos cuidados recomendáveis ao médium, tanto no campo físico como no espiritual.

5) Qual a utilidade do passe?
Colocação posta durante o estudo: < O passe tem por utilidade a dissipação de fluidos deletérios que atacam o perispírito e, em última análise, o corpo. >
Comentário: Podemos resumir a utilidade do passe, até onde nos é dado conhecer, como sendo: renovação da quota de fluido vital do paciente, podendo, em muitos casos, prolongar a vida do corpo físico (passes de cura); através do magnetismo, substitui células envenenadas por outras sãs; limpa o organismo da ação deletéria causada por maus atos e pensamentos ou mesmo pela alimentação inadequada; atua no perispírito, neutralizando a ação de fluidos negativos; fortalece a pessoa na fé, renovando-lhe as forças para prosseguir na caminhada evolutiva, dentre outros benefícios.

6) No capítulo, André Luiz nos relata alguns tipos de passes diferenciados. Jesus apenas o praticava através da imposição de mãos. São essas diferenças realmente necessárias?
Colocação posta durante o estudo: < Jesus usava a técnica do sopro também. A técnica do sopro exige um estômago perfeito, uma boca santa e pensamentos só voltados para o bem. >
Comentário: Para o trabalhador encarnado, entendemos que basta a imposição de mãos, conforme Jesus ensinou. Os Espíritos cooperadores no trabalho, como desencarnados, têm condições de examinar o organismo do paciente por dentro, coisa que, para nós, encarnados, é impossível. De acordo com o exame é que adotavam esse ou aquele tipo de passe. Por isso, não temos condições de entender as diferentes formas de passe que os Espíritos cooperadores ministraram na sessão a que compareceu André Luiz. Para nós, basta a imposição de mãos e os Espíritos se encarregarão do resto.

7) André Luiz relata o caso das "dez vezes". O que podemos entender do tempo estipulado para o socorro espiritual magnetizador?
Colocação posta durante o estudo: < O passe é mais um acréscimo da misericórdia de Jesus para nos ajudar em nossa caminhada de ascensão, sem contudo olvidar a necessidade primária da reforma íntima. >
Comentário: Trata-se do caso de um homem que, apesar da fé demonstrada ao procurar o socorro espiritual, ainda não houvera iniciado o trabalho de reforma íntima. O instrutor Anacleto esclareceu que o mesmo ainda era portador de um temperamento dado a freqüentes discussões apaixonadas, capaz de encolerizar-se e aos outros. Por isso mesmo, era portador de intensas vibrações destruidoras. Apesar dos esforços dos benfeitores, recusava-se a se modificar.
Nesses casos, esclarece o instrutor, o plano espiritual, após algumas sessões, que no caso foram estipuladas em número de dez, concede uma melhora que proporciona ao paciente um alívio da carga de forças deletérias, a título de benemerência espiritual. Note-se que o prazo estipulado varia de acordo com cada situação e com a necessidade. Depois disso, é necessário deixar o paciente com sua própria experiência, da qual aprenderá lições novas e ganhará valores, num processo educativo através da dor.

8) André Luiz fala em magnetização realizada por Anacleto. Como podemos entender a utilização do magnetismo no passe?
Comentário: O magnetismo é o poder que o magnetizador tem de atuar sobre a matéria, na razão direta da força de sua vontade. O passe é uma transfusão de energia psíquica. É uma ação magnética através de fluidos que os Espíritos derramam sobre o paciente, diretamente ou por intermédio de um médium, dependendo do tipo de passe necessário. O magnetismo, podemos assim dizer, é gênero, de que o passe é espécie. Sendo o nosso corpo físico um repositório de energia, estamos sempre emanando e absorvendo energias. O passe é, portanto, a transmissão dessa energia magnética dos espíritos para o paciente, por intermédio do médium
ou por eles diretamente. É, pois, um magnetismo espiritual.

9) Como entendermos a reforma íntima como peça integrante para o resultado do passe aplicado?
Colocação posta durante o estudo: < Sem uma reforma íntima, o passe será ineficaz, pois sabemos que as doenças físicas têm relação íntima com o espírito. A eficácia do passe não depende somente do passista, mas também de quem o recebe. >
Comentário: Devemos entender como a revisão que devemos proceder em nossos atos e pensamentos, analisando se estamos agindo e pensando de conformidade com as leis naturais do Criador. Como somos, ainda, espíritos muito imperfeitos, certamente que não. Daí a necessidade de nos reformarmos. Não é só para os espíritos e os médiuns que é necessário o equilíbrio físico e espiritual no momento do passe. Quem o recebe também deve estar assim preparado. Do contrário, seria colocar vinho novo em odres velhos.