O Evangelho segundo o Espiritismo

004 – Sócrates e Platão, precursores da idéia cristã e do Espiritismo

-------------------------------------------------------------------
EESE004b - Introducao - Item IV
Tema: Socrates e Platao, precursores da idéia crista
e do Espiritismo
-------------------------------------------------------------------

A - Texto de Apoio:

* Do fato de haver Jesus conhecido a seita dos essenios, fora erroneo
concluir-se que a sua doutrina hauriu-a ele na dessa seita e que, se houvera
vivido noutro meio, teria professado outros principios. As grandes ideias
jamais irrompem de subito. As que assentam sobre a verdade sempre tem
precursores que lhes preparam parcialmente os caminhos.

* Socrates, como o Cristo, nada escreveu, ou, pelo menos, nenhum escrito
deixou. Como o Cristo, teve a morte dos criminosos, vitima do fanatismo, por
haver atacado as crencas que encontrara e colocado a virtude real acima da
hipocrisia e do simulacro das formas; por haver, numa palavra, combatido os
preconceitos religiosos.

* A doutrina de Socrates so´ temos conhecimento pelos escritos de seu
discipulo Platao.

* Resumo da doutrina de Socrates e de Platao:

I. O homem e uma alma encarnada.
II.A alma se transvia e perturba, quando se serve do corpo para considerar
qualquer objeto; tem vertigem, como se estivesse ebria, porque se prende a
coisas que estao, por sua natureza, sujeitas a mudancas; ao passo que,
quando contempla a sua propria essencia, dirige-se para o que e puro,
eterno, imortal, e, sendo ela desta natureza, permanece ai´ ligada, por
tanto tempo quanto passa.
III. Enquanto tivermos o nosso corpo e a alma se achar mergulhado nessa
corrupcao, nunca possuiremos o objeto dos nossos desejos: a verdade.
IV. A alma impura, nesse estado, se encontra oprimida e se ve^ de novo
arrastado para o mundo visivel, pelo horror do que e invisivel e imaterial.
V. Apos a nossa morte, o genio (daimon, demonio), que nos fora designado
durante a vida, leva-nos a um lugar onde se reunem todos os que tem de ser
conduzidas ao Hades, para serem julgados. As almas, depois de haverem estado
no Hades o tempo necessario, sao reconduzidas a esta vida em multiplos e
longos periodos.
VI. Os demonios ocupam o espaco que separa o ceu da Terra; constituem o laco
que une o Grande Todo a si mesmo. Nao entrando nunca a divindade em
comunicacao direta com o homem, e por intermedio dos demonios que os deuses
entram em comercio e se entretem com ele, quer durante a vigilia, quer
durante o sono.
Obs.: A palavra daimon designava tanto seres malfazejos quanto todos os
Espiritos, em geral, dentre os quais se destacavam os Espiritos superiores,
chamados deuses, e os menos elevados, ou demonios propriamente ditos, que
comunicavam diretamente com os homens.
VII. A preocupacao constante do filosofo (tal como o compreendiam Socrates e
Platao) e, a de tomar o maior cuidado com a alma, menos pelo que respeita a
esta vida, que nao dura mais que um instante, do que tendo em vista a
eternidade.
VIII. Se a alma e imaterial, tem de passar, apos essa vida, a um mundo
igualmente invisivel e imaterial, do mesmo modo que o corpo, decompondo-se,
volta a materia.
IX. Se a morte fosse a dissolucao completa do homem, muito ganhariam com a
morte os maus, pois se veriam livres, ao mesmo tempo, do corpo, da alma e
dos vicios. Aquele que guarnecer a alma, nao de ornatos estranhos, mas com
os que lhe sao proprios, so´ esse podera aguardar tranquilamente a hora da
sua partida para o outro mundo.
X. O corpo conserva bem impressos os vestigios dos cuidados de que foi
objeto e dos acidentes que sofreu. Da-se o mesmo com a alma.
XI. De duas uma: ou a morte e uma destruicao absoluta, ou e passagem da
alma para outro lugar. Se tudo tem de extinguir-se, a morte sera como uma
dessas raras noites que passamos sem sonho e sem nenhuma consciencia de nos
mesmos. Todavia, se a morte e apenas uma mudanca de morada, a passagem para
o lugar onde os mortos se tem de reunir, que felicidade a de encontrarmos
la aqueles a quem conhecemos!
XII.Nunca se deve retribuir com outra uma injustica, nem fazer mal a
ninguem, seja qual for o dano que nos hajam causado.
XIII. E pelos frutos que se conhece a arvore. Toda acao deve ser
qualificada pelo que produz: qualifica-la de ma, quando dela provenha mal;
de boa, quando de^ origem ao bem.
XIV. A riqueza e um grande perigo. Todo homem que ama a riqueza nao ama a
si mesmo, nem ao que e seu; ama a uma coisa que lhe e ainda mais estranha
do que o que lhe pertence.
XV. As mais belas preces e os mais belos sacrificios prazem menos a
Divindade do que uma alma virtuosa que faz esforcos por se lhe assemelhar.
XVI. Chamo homem vicioso a esse amante vulgar, que mais ama o corpo do que a
alma.
XVII. A virtude nao pode ser ensinada; vem por dom de Deus aos que a
possuem.
XVIII. E disposicao natural em todos nos a de nos apercebermos muito menos
dos nossos defeitos, do que dos de outrem.
XIX. Se os medicos sao malsucedidos, tratando da maior parte das molestias,
e que tratam do corpo, sem tratarem da alma.
XX. Todos os homens, a partir da infancia, muito mais fazem de mal, do que
de bem.
XXI. Ajuizado seras, nao supondo que sabes o que ignoras.

B - Questao para estudo e dialogo virtual:

1 - Sendo Jesus um espirito de tao grande envergadura, por que haveria de
enviar Socrates e Platao para serem seus precursores?

Conclusão

-------------------------------------------------------------------
EESE004b - Introducao - Item IV
Tema: Socrates e Platao, precursores da idéia crista
e do Espiritismo
-------------------------------------------------------------------

A - Conclusao:

Apesar de Socrates nada ter deixado escrito, podemos conhecer sua doutrina
atraves dos escritos de Platao. Se a analisarmos, verificamos que existem
diversos pontos em comum com os preceitos da Doutrina Espirita.

Conforma sabemos, as grandes ideias jamais irrompem de subito, portanto,
temo-los como os precursores dessa doutrina tao maravilhosa que e a
Doutrina Espirita.

B - Questao para estudo e dialogo virtual:

1 - Sendo Jesus um espirito de tao grande envergadura, por que haveria de
enviar Socrates e Platao para serem seus precursores?

Da mesma forma que temos que arar o terreno para receber a nova semente que
ira produzir frutos, as grandes ideias terao uma maior receptividade das
pessoas se houver precursores que lhe preparam o solo.

Jesus, portanto, se utilizou de precursores para que sua encarnacao na Terra
pudesse ser melhor compreendida entre os homens. Apesar de termos visto
tanta iniquidade, tanta falta de compaixao, sabemos que os primeiros
cristaos davam sua vida pelo ideal do Amor. Isto se deve, justamente, aos
coracoes ja preparados para receber a palavra do Cristo.