O Livro dos Médiuns

331 – SEGUNDA PARTE - Cap. XXXI - Dissertações espíritas - X

Reflexão

1) Ser médium, então, é...

2) Como reconhecer o chamamento do bom espírito designado para nos orientar?

3) O que move este espírito a nos orientar quando nem mesmo o ouvimos?


Conclusão

CONCLUSÃO

1)... ser o intermediário (ouvinte, audiente, falante, intuitivo) entre o mundo físico e o espiritual – aquele que recebe a mensagem e a traduz, conforme seu entendimento; essa tradução pode se fazer por mensagens ou pensamentos e ações.

2) Em geral, é o pensamento que primeiro nos ocorre como uma sugestão que nos deixa livres, entretanto, para agir.

3) O amor e por sua livre escolha, entretanto,...

“Um guia espiritual poderá cooperar sempre em vossos trabalhos, seja auxiliando-vos nas dificuldades, de maneira indireta, ou confortando-vos na dor, estimulando-vos para a edificação moral, imprescindível à iluminação de cada um; entretanto, não deveis tomar as suas expressões fraternas por promessa formal, no terreno das realizações do mundo, porquanto essas realizações dependem do vosso esforço próprio e se acham entrosadas no mecanismo das provações indispensáveis ao vosso aperfeiçoamento.

Muitas das nossas queixas são consideradas verdadeiras preces dignas de toda a carinhosa atenção dos amigos desencarnados.

A maioria, porém, não passa de lamentação estéril, a que o homem se acostumou como a um vício qualquer, porque, se tendes nas mãos o remédio eficaz com o Evangelho de Jesus e com os consoladores esclarecimentos da doutrina dos Espíritos, a repetição de certas queixas traduz má-vontade na aplicação legítima do conhecimento espiritista a vós mesmos” (Emmanuel, O Consolador)